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Nome Artístico
Sadi Cabral
Nome verdadeiro
Sadi Sousa Leite Cabral
Data de nascimento
10/9/1906
Local de nascimento
Maceió, AL
Data de morte
23/11/1986
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Letrista. Ator.

Veio para o Rio de Janeiro ainda pequeno. Em 1923, ingressou na Escola Dramática Municipal, onde iniciou sua carreira no teatro. Em seus 50 anos de carreira artística, trabalhou principalmente como ator em dezenas de peças de teatro, telenovelas e no cinema.

Dados artísticos

Foi como letrista que deixou sua contribuição para a música popular brasileira. Seu grande parceiro foi Custódio Mesquita. Começou na vida artística pelo teatro. Trabalhou na Companhia de Lucila Pérez e depois nas de Leopoldo Fróes, Abigail Maia e outras. Em 1930, passou a trabalhar em rádio, primeiro no Programa Casé. Foi um dos primeiros atores brasileiros a adotar o método do teatrólogo russo Constantin Stanislavski (1863-1938).

Em 1938, escreveu uma opereta em parceria com Custódio Mesquita: “A Bandeirante”, encenada em outubro do mesmo ano, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, RS. Em 1940, escreveu letras para composições de Custódio Mesquita, que se tornaram grandes sucessos na voz de Sílvio Caldas: “Mulher” e “Velho realejo”. A primeira é um fox, de letra inspirada, aproveitado como tema em seriado de mesmo nome, produzido pela TV Globo quase 50 anos depois de composto, pelo cantor Emílio Santiago. Em 1941, compôs, também em parceria de Custódio Mesquita, valsas como “Pião” e “Bonequinha”, gravada por Carlos Galhardo na RCA Victor. Em 1943, Carmen Costa gravou a valsa “Velho realejo”, em ritmo de samba. Esta valsa foi regravada dois anos depois pelo grupo Anjos do Inferno. Em 1946, teve o choro “Ciúmes”, poarceria com David Raw, gravado por Rubens Peniche.

Obras
Bonequinha (c/ Custódio Mesquita)
Cachorro vagabundo (c/ David Raw)
Ciúmes (c/ David Raw)
Mulher (c/ Custódio Mesquita)
Pião (c/ Custódio Mesquita)
Quando florescer o manacá (c/ Custódio Mesquita)
Sapoti (c/ David Raw)
Velho realejo (c/ Custódio Mesquita)
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.