0.000
©
Nome Artístico
Sacha
Nome verdadeiro
Solomon Rubin
Data de nascimento
6/5/1912
Local de nascimento
Viena, Áustria
Data de morte
8/8/1982
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Pianista. Estudou música no Conservatório de Viena. Em 1937, transferiu-se para o Oriente Médio onde permaneceu por dez anos. Em 1947, inaugurou na Turquia sua primeira boate: o “Sacha’s Studio”. Em 1948, foi para a Inglaterra, e no mesmo ano, veio para o Brasil. Em 1956, naturalizou-se cidadão brasileiro. Foi homenageado pelo Município de São Paulo com seu nome sendo dado a uma rua.

Dados artísticos

Começou a atuar profissionalmente em Berlim na década de 1920. Chegando ao Brasil em 1948, trabalhou primeiramente na boate May Ling. Em 1952, gravou seu primeiro disco, pela Continental, com acompanhamento de Loius e Sua Orquestra da Boate Vogue interpretando os foxes “Shine On Harvest Moon/ Moonlight Bay/Love Ya”, os três de Norton, De Rose, Tobias, Wenrich e Maddem, e “Guys And Dolls”, de Frank Loesser. Em 1953, gravou o bolero “Luna Rossa”, de A. Avian e V. de Crescenzo, e o fox trot “Anema e Core”, de Salvatore D’Esposito e Tito Manlio. Em 1954, com o conjuto nomeado de Sacha e Seu Ritmo gravou o fox trote “Num Pequeno Café(in Einen Kleinen Café In Hernais)”, de Hermann Leopoldi e Peter Merz, e o bolero “Tamborim (tambourini)”, de Al Romero. Por essa época, atuou na boate Vogue de onde saiu em 1956 para abrir sua própria boate, a Sacha’s.

E 1958, lançou, pela Continental. Seu primeiro LP “Sacha no Sacha’s” no qual interpretou dois pot-pourris, o primeiro com diversas músicas de sucesso “Ses Mains”, de J. Bateill, “You’re Sensational”, “It’s De-Lovely”, e  “It’s All Right With Me”, de Cole Porter, “Anema e Core”, de Salvatore D’Esposito e Tito Manlio, , “Beija-me”, de Roberto Martins e Mário Rossi, “Invitation”, de Paul Francis Webster e Bronislaw Kaper, “Valsa de Uma Cidade”, de Ismael Netto e Antônio Maria, “Old Devil Moon”, de Burton Lane e Edgar Yipsel Harburg, e “Starlight”, de Otto Cesana, e, no segundo, um Pot-pourri ”Seleção de My Fair Lady’ com as músicas “I’ve Got Accustomed To Her Face”, de F. Loewe, “On The Street Where You Live”, de Frederick Loewe e Alan Jay Lerner, e “I Could Have Danced All Night”, de Alan Jay Lerner e Frederick Loewe, além das músicas “Se Acaso Você Chegasse”, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins, “Around The World”, de Victor Young e Harold Adamson, “Parceria”, de Ismael Netto e Antônio Maria, “You Made Me Feel So Young”, de Josef Myrow e Mack Gordon, e “Cabelos Brancos”, de Herivelto Martins e Marino Pinto.

Em 1960, ingressou na RCA Victor e lançou o LP “Seven to seven with Sacha – Sacha e Seu Conjunto” interpretando “Til Tomorrow”, de Jerry Bock e Sheldon Harnick, “The Very Thought Of You”, de Ray Noble, “Too Marvelous For Words”, de Richard Whiting e Johnny Mercer, “Ace In The Hole”, de Cole Porter, “A Felicidade”, “Eu Sei Que Vou Te Amar” e “O Nosso Amor”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “Samba de Orfeu”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, “Manhattan”, de Richard Rodgers e Lorenz Hart, “ch Waer’so Gern Einmal Verliebt”, de F. Kreisler, “Close To You”, de Hoffman, Jay Livingston e Lampl, “Roses Of Picardy”, de H. Wood e F. E. Weatherly, “Frag’ Nigth Warum Ich Gehe”, de R. Stolz, “Red Roses For A Blue Lady”, de Sid Tepper e Roy Brodszky, “In Einem Kleinem Caffee In Hernals”, de H. Leopoldi, “Tua”, de Walter ”Gualtiero” Malgoni e Bruno Pallesi, “Carina”, de Alberto Testa e Corrado Lojacono, “Indiscretion”, de Alessandro Cicognini, Sammy Cahn e Paul Weston, “Dancing On The Ceiling”, de Richard Rodgers e Lorenz Hart, “Best Of Everything”, de Sammy Cahn e Alfred Newman, “Take To Me”, de Snyder, Kahn e Vallee, “Chuvas de Verão”, de Fernando Lobo, “Brigas Nunca Mais”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “O Orvalho Vem Caindo”, de Noel Rosa e Kid Pepe, “A Room With A View”, de Al Stillman, Noel Coward e Einar Swan, “Just In Time”, de Betty Comden, Adolph Green e Jule Styne, “Please”, de Leo Robin e Ralph Rainger, e “The Last Time “, de Sammy Cahn e Jimmy Van Heusen. Nesse disco seu conjunto era integrado pelos músicos Maurílio, (Piston), Cipó (Saxofone), Dom Um Romão (Bateria), Luis Marinho (Contrabaixo), Gilberto (Pandeiro), Rubens (Agogô), e Barão (Percussão).

Em 1965, ingressou na gravadora: London/Odeon e lançou o LP “Drink After Midnight – Sacha’s piano” interpretando com orquestrações do  Maestro Cipó as músicas “All The Way”, de Jimmy Van Heusen e Sammy Cahn, “Who’s Sorry Now”, de Ted Snyder, Bert Karmer e Harry Ruby, “Yesterdays”, de Jerome Kern e Otto Harbach, ”      You Do Something To Me”, de Cole Porter, “Indian Summer”, de Victor Herbert e Al Dubin, “How Deep Is The Ocean”, de Irving Berlin, “They Can’t Take That Away From Me”, de George Gershwin e Ira Gershwin, ”         I’ll Never Smile Again”, de Ruth Lowe, “The Song Is You”, de Jerome Kern e Oscar Hammerstein II, “All The Things You Are”, de Jerome Kern e Oscar Hammerstein II, “I Only Have Eyes For You”, de Harry Warren e Al Dubin, e “Always”, de Irving Berlin.

Em 1966, gravou o LP “Smooth and gay – Sacha’s Piano and Orchestra” com as músicas “Implorar”, de Kid Pepe, Germano Augusto e João Gaspar, “Agora É Cinza”, de Alcebíades Barcelos “Bide” e Armando Marçal “Marçal”, “Ai Que Saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mário Lago, “Favela”, de Hekel Tavares e Joracy Camargo, “Se Você Jurar”, de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves, “Se Acaso Você Chegasse”, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins, ”     Chuva”, de Durval Ferreira e Pedro Camargo, “Minha Namorada”, de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, “Inútil Paisagem”, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, “Samba do Avião”, de Tom Jobim, ”        Primavera”, de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, e “Garota Moderna”, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia. Em 1967, lançou o LP “No Balaio” gravado ao vivo com diversos sucessos internacionais tais como “Manhattan”, de Richard Rodgers e Lorenz Hart, “You’re My Everything”, de Harry Warren, Mort Dixon e Joe Young, e “This Is My Song”, de Charles Chaplin, entre outras, além de “Apelo”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, “Quem Te Viu, Quem Te Vê”, de Chico Buarque, e “Amor de Carnaval”, de Zé Keti.

Em 1969, lançou “No Balaio – Vol. 2” com um pot pourri de sucessos como “Num Sorriso Teu”, de Carlito e J. Santos, “Charminho”, de Carlito e Romeo Nunes, “Desencontro”, de Chico Buarque, “Bahia de Todos Os Deuses”, de Bala e Manoel Rosa,  Samba-Enredo do Salgueiro de 1969, e “Sei Lá Mangueira”, de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, além de sucessos internacionais.

Em 1970, lançou “No Balaio – Vol. 3” com as músicas “Samba do Avião”, de Tom Jobim, “Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida”, de Paulinho da Viola, “Gente Humilde”, de Garoto, Vinicius de Moraes e Chico Buarque, “Razão Pra Não Chorar”, de Catulo de Paula, e “Coqueiro Verde”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre outras. Atuou muitos anos como pianista na noite carioca e lançou discos pela Continental e pela London/Odeon.

Discografias
1970 London/Odeon LP No Balaio - Vol. 3
1969 London/Odeon LP No Balaio - Vol. 2
1967 London/Odeon LP No Balaio
1966 London/Odeon LP Smooth and gay - Sacha's Piano and Orchestra
1965 London/Odeon LP Drink After Midnight - Sacha's piano
1960 RCA Victor Seven to seven with Sacha - Sacha e Seu Conjunto
1958 Continental LP Sacha no Sacha's
1954 Continental 78 Num Pequeno Café(in Einen Kleinen Café In Hernais)/Tamborim (tambourini)
1953 Continental 78 Luna Rossa/Anema e Core
1952 Continental 78 Shine On Harvest Moon / Moonlight Bay / Love Ya/Guys And Dolls