0.000
Nome Artístico
Ryta de Cássia
Nome verdadeiro
Rita de Cassia Peixoto
Data de nascimento
19/12/1954
Local de nascimento
Niterói, RJ
Data de morte
25/4/2006
Local de morte
Niterói, RJ
Dados biográficos

Cantora.
Iniciou a  vida profissional aos 14 anos cantando em festivais estudantis. Nesta época, fez algumas gravações para TV e em discos, incentivada pelo maestro Guio de Moraes.
Trabalhou durante algum tempo cantando na noite em boates e bares cariocas.
Inicialmente assinava Rita Peixoto.

Dados artísticos

Na década de 1980 integrou o Coral Pró-Arte do Rio de Janeiro, participando também de vários outros grupos vocais.
Gravou com diferentes artistas da MPB, entre eles Milton Nascimento, Tim Maia e Jorge Benjor.
No ano de 1993 lançou o CD “Rita Peixoto & Carlos Fuchs”, ao lado do pianista, compositor e arranjador Carlos Fuchs, no qual interpretou as faixas “O dono da bola” (Rodrigo Maranhão), “Choro blue” (Rodrigo Capello e Antônio Saraiva), “Mira” (Carlos Fuchs), “Ouro” (Antônio Saraiva), “Não fala de Maria” (Chico Buarque), “Dominus” (Luís Capucho e Marcos Sacramento), “Jesus” (Paulo Baiano e Marcos Sacramento), “Super-mulher” (Carlos Fuchs e Matilda Kóvak), “Europa” (Carlos Fuchs e Marcos Sacramento), “Três em um” (Carlos Fuchs) e “Vagabundo”, de Antônio Saraiva. No ano seguinte passou a fazer parte do grupo Arranco de Varsóvia.
Em 1997, integrando o grupo Arranco de Varsóvia, gravou om CD “Quem é de sambar”, pela Dubas/Wea. No ano seguinte, com o mesmo grupo lançou o disco  e “Samba de Cartola”, pela mesma gravadora, em 1998. Os dois trabalhos com o grupo foram indicados para o “Prêmio Sharp de Música”, na categoria de “Melhor Grupo de Samba”, em 1997 e 1998, respectivamente. Ainda fazendo parte do grupo participou de vários CDs de artistas da MPB: “Cantoria”, de Hermínio Bello de Carvalho, “Grande Tempo”, de Fátima Guedes, “Agô! Pixinguinha 100 anos”, de Pixinguinha, organizado por Hermínio Bello de Carvalho, “Aldir Blanc 50 anos”, de Aldir Blanc, e “Simpatia 15 carnavais”, do bloco carnavalesco Simpatia é quase amor, do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano de 1998 lançou o CD, “Na minha cara”, também com Carlos Fuchs. O disco mereceu elogios da crítica europeia, sendo inclusive incluído na lista dos melhores discos da MPB dos últimos 40 anos, segundo a revista EFE EME da Espanha e Argentina, especializada em música. Os dois CDs foram distribuídos na Europa pela Distribuidora Tangará, com sede em Barcelona. Ainda em 1998  viajou para Portugal (Lisboa) com o grupo Arranco de Varsóvia, participando da “Noite brasileira”, da “Expo-98”.
Nas participações que fez em carreira solo, destacaram-se o CD “Solbumbá”, de Rodrigo Lessa, e CD “Marubá”, de Dil Fonseca.
A partir do ano 2000 passou a assinar Ryta de Cássia.
Em 2002 lançou o CD “Bicho doméstico”, disco no qual incluiu “Deus há de ser” (Pedro Luís), “Todo dia” (Rodrigo Maranhão), “Canção pra Oxum” (Dil Fonseca), “Minha cara” (Kali C), “Ciranda do mundo” (Edu Krieger), “Coração” (Sinval Silva), “Novidade” (Rodrigo Maranhão), “Osso” (Rodrigo Maranhão), “Sinal de humanidade” (Suely Mesquita e Mathilda Kóvak) e a faixa-título “Bicho doméstico”, de Luís Capucho.

Discografias
2002 Independente CD Bicho doméstico
1998 Independente CD Na minha cara

(c/ Carlos Fuchs)

1998 Dubas/Wea CD Samba de Cartola

(c/ o Grupo Arranco de Varsóvia)

1997 Dubas/Wea CD Quem é de sambar

(c/ o Grupo Arranco de Varsóvia)

1993 Independente CD Rita Peixoto & Carlos Fuchs
Shows
Show Bicho doméstico. Teatro Rival Br, RJ.
Show Na Minha Cara. (Com os convidados Rodrigo Maranhão, Mathilda Kóvak e Marcos Sacramento) Sala Funarte/Sidney Miller, RJ,
Show Na Minha Cara. Sesc da Vila Mariana, SP,
Show Rita Peixoto & Carlos Fuchs. Teatro Paiol. Curitiba,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.