5.002
Nome Artístico
Rose Maia
Nome verdadeiro
Rosemary Vieira Maia
Data de nascimento
4/6/1963
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.
Estudou canto no Conservatório Brasileiro de Música.

Dados artísticos

Iniciou a carreira fazendo jingles para uma emissora de rádio de Teresópolis.

Participou de vários festivais, entre eles, “Festival Donos da Noite”, no qual conquistou o primeiro lugar.

Participou dos shows comemorativos dos 90 anos de Cartola.

Trabalhou durante quatro anos com o maestro Edson Soliva em várias casas noturnas. Apresentou-se no circuito de shows do Rio de Janeiro: Mistura Fina, Teatro Rival, Centro Cultural Carioca. Dividiu o palco com Adelmo Casé e Tunai (Teatro Suassuna), Vander Lee (Dandi Brasil), Jorge Vercilo e Marcelo Miranda (Ballroom), Adil Tiscatti e Di Mostacatto, no Teatro Rival.

No ano de 2003 lançou o CD “Rose.Maia” com capa e programação visual de Gringo Cardia. No disco interpretou composições própria: “O sal e o mar” (c/ Reizilan dos Santos), “Por um triz” (c/ Marcio Mello) e “Mistureba”, em parceria com Reizilan dos Santos. Também foram incluídas “Meu segredo” (Reizilan dos Santos e Fernando Corrêa), “Silêncio” (Alexandre Rocha e Tobé Barbosa), “Ao seu redor” (Carlos Sabóia) e ainda “Asas” e “Rosas e risos”, ambas de Reizilan dos Santos e Marcos Quintanilha.

No ano de 2005  fez show em parceria com o cantor Rogério Midley, no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro, no qual receberam como convidado especial Marko Andrade. Apresentou-se com o show “Se me chamar eu vou”, no Arcada Bistrô, em Boa Viagem, na cidade de Recife.

Em 2010 fez participação especial no show “Tributo a Cartola”, de Reizilan, no Centro de Referência da Música Carioca, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Participou, ao lado de Beth Carvalho, Nelson Sargento, Euclides Amaral e Eliane Faria, do CD “Desde criança sou Mangueira”, de Reizilan, no qual interpretou em dueto com o anfitrião a faixa “Mar à vsita”, de Reizilan, Márcio Mello e Sergio Natureza. Neste mesmo ano, de 2010, lançou o primeiro DVD (gravado em show no ano anterior no Centro Cultural Carioca) intitulado “Encontro de bambas”, no qual interpretou cinco composições inéditas de Cartola e Reizilan: “Serviço de roça”, “Cruel e fingido”, “Motivos de força maior”, “Flor da minha mocidade” e “Não faça isso”. Também foram incluídas as faixas “Rapaz folgado” (Noel Rosa), “Triste cuíca” (Hervê Cordovil e Noel Rosa), “Cansei de pedir” (Noel Rosa), “Como é que eu posso” (Noel Rosa e Cartola), “Qual foi o mal que eu te fiz” (Cartola e Noel Rosa), “Com que roupa” (Noel Rosa) e “As folhas que caíram”, de Cartola. O DVD foi lançado em show no Centro Cultural Carioca, no centro do Rio de Janeiro.

No ano de 2019 apresentou o show “Encontro de bambas”, no Espaço Cultural BNDES, pelo projeto “Quintas No BNDES”, no Rio de Janeiro, no qual interpretou inéditas de Cartola, em parcerias póstumas com o neto Reizilan Cartola Neto, entre as quais “Motivos de força maior”, “Flor da minha mocidade”, “Serviço de roça” e “Não faça isso”. No espetáculo teve acompanhamento de uma banda integrada por Reizilan Cartola Neto (violão de sete cordas e arranjos); Cássio Acioli (bateria e pandeiro); Dodô Morais (teclados) e Luiz Venturini (cavaquinho).

Em 2021, junto ao cantor e violonista Rezilan Cartola Neto, fez apresentação no Bar Boteko, no bairro do Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Discografias
2010 (participação) Selo Mancha Produções CD Desde criança sou Mangueira
2010 Independente CD Encontro de bambas
2003 Independente CD Rose.Maia
Obras
Mistureba (c/ Reizilan)
Não faça isso (c/ Cartola e Reizilan)
O sal e o mar (c/ Reizilan)
Poesia, cerveja e amor (c/ Reizilan)
Por amor a você (c/ Reizilan)
Por um triz (c/ Marcio Mello)
Tinha que ser (c/ Reizilan)
Tua paisagem (c/ Reizilan)
Shows
Rose Maia e Rogério Midley convidam Marko Andrade. Centro Cultural Carioca. RJ,
Se me chamar eu vou. Arcada Bistrô. Recife.
(2009) Encontro de bambas. Centro Cultural Carioca, RJ.
(2010) Reizilan e Rose Maia "Desde criança sou Mangueira" e "Encontro de Bambas" - Lançamentos. Centro Cultural Carioca, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.