Instrumentista (cravista).
Formada em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada no Conservatório Real de Haia (Holanda), sob a orientação de Jacques Ogg. Professora de cravo e informática para a música.
Instrumentista da área erudita (com destaque para a música de câmara) e algumas incursões na área popular, é considerada uma das principais cravistas brasileiras.
Iniciou sua carreira com a fundação do Quadro Cervantes.
Lançou, em 1989, o LP “Rozana Lanzelotte”.
Em 1991, apresentou-se, ao lado de Mauro Senise e David Chew, no show “De Bach a Pixinguinha”.
Três anos depois, interpretou em Houston (Texas, EUA) a “Sonata”, de Osvaldo Lacerda, na qual o compositor faz referências ao Nordeste do Brasil.
Inovadora na percepção da afinidade harmônica e rítmica do cravo com a música brasileira, vem estimulando compositores do nosso país no sentido de uma produção direcionada para a linguagem clavicenística.
Na década de 1990, lançou os CDs “J.S. Bach” (1995) e “O cravo brasileiro” (1998), no qual se destacam obras de Ernesto Nazareth como “Odeon” e “Batuque”, entre outras. O disco foi escolhido pelo jornal “O Globo” como um dos cinco melhores do ano.
Em 2002, gravou o CD “Haydn – Le sette ultime parole del nostro redentore in croce”. Nesse mesmo ano, executou, ao lado do Quarteto Amazônia, “As sete últimas palavras de Cristo”, de Joseph Haydn, no Outeiro da Glória, na abertura da décima edição do projeto “Rio Arte Música nas Igrejas”, idealizado pela cravista.
Comanda pesquisas na pós-graduação da Faculdade de Música da Uni-Rio, onde trabalha com um sistema de informações musicais para informatização de acervos.
Rosana idealizou o Portal Música Brasilis, disponibilizando partituras, áudio e vídeo de composições de músicos brasileiros do período colonial ao contemporâneo. O portal foi montado a partir do Projeto Musica Brasilis com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES), Entre as centenas de obras catalogadas e disponibilizadas está toda a produção de Ernest Nazareth.
Após quatro anos de pesquisas sobre D. Pedro e suas obras musicais lançou, em 2023, o livro “Já Raiou a Liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”. O trabalho foi disponibilizado no formato impresso e e-book. O livro foi complementado pelo álbum “O amor brasileiro”, com obras para pianoforte de D. Pedro e de seu mestre Sigismund Neukomm, compositor austríaco que residiu no Brasil entre 1816 e 1821. As peças de Sigisund compostas para D. Leopoldina e D. Pedro nunca haviam sido gravadas. A obra foi lançada no Brasil na semana do aniversário do Imperador, em outubro de 2023, com três Recitais: Palácio São Clemente/RJ (11/10 às 19hs), Auditório do Museu Carlos Gomes – Campinas/SP (13/10 às 20hs) e Auditório do Museu do Ipiranga/SP (14/10 às 16hs). O projeto foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da EMS, apoio financeiro da Sirius e Pleni, e realização do Instituto Musica Brasilis, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com Rosana Lanzelotte e Myrna Herzog
Com João de Souza Carvalho
Com Ricardo Kanji
Com Caito Marcondes e Luis Leite
Com Antonio Meneses e Alberto Kanji
Com Pedro Antonio Avondana
Com Roberto Macedo