4.002
©
Nome Artístico
Ronaldo Werneck
Nome verdadeiro
Ronaldo Werneck Silva
Data de nascimento
23/10/1943
Local de nascimento
Cataguases, MG
Dados biográficos

Poeta, letrista, cronista, videomaker, crítico e jornalista.

Estudou jornalismo na FACHA/RJ (Faculdades Intergradas Hélio Alonso), no Rio de Janeiro, onde se formou no ano de 1981.

Na cidade do Rio de Janeiro residiu por mais de 30 anos.

Membro efetivo do Pen Clube do Brasil.

Como jornalista e crítico literário colaborou em vários jornais e revistas cariocas, entre eles Jornal do Brasil, Pasquim, Diário de Notícias, Última Hora, Revista Vozes, Revista Poesia Sempre e Revista História, ambas da Biblioteca Nacional.

Atuou como editor de suplementos literários em várias publicações periódica e diárias.

Ensaísta, tradutor e crítico de literatura, cinema e artes plásticas, com textos e artigos publicados em diversos veículos da mídia impressa.

Como produtor cultural foi um dos realizadores de duas edições -1969/1970 – do “Festivais Audiovisuais de Cataguases – Música e Poesia”.

Entre os anos de 1971 e 2005 publicou os livros “A feiticeira” (De Jules Michelet – tradução, Edição Bruguera, 1971 – 2ª ed, Círculo do Livro, 1975); “Contos de Hoffmann” (De E. T. A. Hoffmann – tradução,Editora Cedibra, 1972); “Selva Selvaggia – Um cine-poema de Ronaldo Werneck” (Poemação Produções, 1976);”Pomba Poema” (Poemação Produções/Prefeitura Municipal de Cataguases, 1977); “Cataguases é Cachoeira” (Funarte/Prefeitura Municipal de Cataguases, 1997); “Minas em mim é o mar esse trem azul – Poemas” (Poemação Produções/Cia Força e Luz Cataguazes -Leopoldina -Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, 1999) e “Ronaldo Werneck Revisita Selvaggia – Poemas” (Íbis Libris/ Poemação Produções/Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, 2005).

Em 2006 publicou o livro de poemas “Noite americana – Doris: Day by night”, pela Editora Íbis Libris e Poemação Produções. O volume contou com texto de apresentação do poeta Geraldo Carneiro, do qual destacamos o trecho:

 

“É extraordinário como esta poesia que se deseja descarnada, despojada dos ornamentos-clichês, detona a emoção precisa de cada momento vivido nos cabarés de Copacabana. Que, ao final da viagem, se transforma numa Coney island of the mind ou, se me permitem uma tradução datada e circunstancial, no Tivoli Parque da imaginação.”

 

No ano de 2008 atuou com o coordenador da exposição “Os Mineiros do Pasquim” e publicou o livro de poemas “Minerar O Branco” e no ano posterior, em 2009, o livro-ensaio “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – Humberto MAURO revisto POR Ronaldo WERNECK”. Neste mesmo ano de 2009, publicou o livro de crônicas “Há Controvérsias 1” e um seguindo volume no ano de 2011, intitulado “Há controvérsias 2”, além de editar, também em 2009, dois filmes sobre a trajetória do cineasta Humberto Mauro: “SOLdade” e “Mauro Move O Mundo”.

Em 2012 publicou “Cataminas pomba & outros rios”. No ano seguinte, em 2013, organizou a edição especial sobre Cataguases para o “Suplemento Literário Minas Gerais”.

Em 2014 lançou o livro de poemas “O mar de outrora & outros poemas de agora”, também exposto e lançado em vários espaços do “Circuito OFF FLIP 2015”, em Parati.

Dados artísticos

A partir da década de 1990 passou a assinar a coluna “Há controvérsias”, publicada em vários blogs e no Jornal O Liberal, de Cabo Verde.

Como letrista lançou, no ano de 2001, o CD “Dentro & Fora da Melodia – Que Papo é Esse Poeta? – Canções, poemas e parlações”, espetáculo gravado ao vivo no anfiteatro Ivan Müller Botelho, do Museu da Eletricidade, em Cataguases. No recital lítero-musical, apresentado em parceria com Patrícia Alonso, contou com a participação dos intérpretes e músicos Maria Juliana (teclados e direção musical), Olney Figueiredo (bateria e vocal), Tim Lodron (baixo) e Maria Júlia (vocalista), além das participações especiais de Afonso Vieira (percussão e berimbau) e Edinho Gonçalves (voz e violão). No CD foram recitados trechos de poemas de diversos autores (Mário Faustino, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes, entre outros), e de sua autoria. Também foram intepretadas composições de sua autoria em parceria com Andréa Dutra, Carlinhos Vergueiro e Afonso Vieira, além de trechos de composições de Tom Jobim, Baden Powell, Carlos Lyra, Chico Buarque, Vadico, Noel Rosa, Zé Kéti, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O disco contou com texto de apresentação do poeta Afonso Romano de SantAnna, do qual destacamos o seguinte trecho:

 

“… Este CD é mais que um talk-show, pois além da fala, tem a música, e somando as duas cosias passa a ser uma aula ou conferência bem informada e espirituosa. Ronaldo – letrista e poeta – cruza seu discurso com a melodia e o texto de poetas e compositores de sua predileção e daí brota uma visão instigante da cultura brasileira.”

 

Em 2005 coproduziu, com a cantora Daniela Aragão, o CD “Face A – Sueli Costa – Face A – Cacaso”, sobre a obra e parceria da pianista e compositora Sueli Costa e com o poeta-letrista Antônio Carlos Ferreira de Brito – Cacaso.

Discografias
2001 Poemação Produções CD Dentro & Fora da Melodia - Que Papo é Esse Poeta? - Canções, poemas e parlações
2001 Selo Poemação Produções CD Dentro & Fora da Melodia - Que Papo é Esse Poeta? - Canções, poemas e parlações
Obras
Corpo ausente (c/ Andréa Dutra)
Ser&grafia; (c/ Carlinhos Vergueiro)
Vermelho cais (c/ Afonso Vieira)
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

HOLLANDA, Heloísa Buarque e PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Literatura Comentada – poesia jovem anos 70. Rio de Janeiro: Editora Abril Cultural, 1982.