0.000
Nome Artístico
Roby
Nome verdadeiro
Antonio da Mota Barbosa
Local de nascimento
Monte Belo, MG
Dados biográficos

Nasceu em Minas Gerais, mas foi levado ainda bebê pelos pais para o Paraná, sendo registrado na cidade de São José dos Pinhais. 

Mais velho, mudou-se para Londrina (PR) e chegou a trabalhar em uma lavoura de café, depois em montagem de torres elétricas, coleta de algodão e servente de pedreiro, entre outros trabalhos.

Dados artísticos

Começou a manifestar a vontade de cantar aos sete anos de idade. Formou a primeira dupla sertaneja com seu irmão, e ficaram juntos até seus 11 anos de idade. 

Na Rádio Difusora de Londrina (PR), em um programa de auditório, passou a procurar por um parceiro para montar uma dupla sertaneja. 

Ao fazer um teste na rádio, e demonstrar seu falsete, chamou a atenção dos apresentadores da rádio. 

Passou então a formar dupla com Carapó, ex-parceiro de José Rico, da dupla Milionário e José Rico. 

Na sequência, mudou-se para São Carlos, interior do estado de São Paulo, onde passou a cantar sozinho na noite. 

Em São Paulo, após um almoço com Tião Carreiro & Pardinho e o empresário Prado Júnior, foi apresentado ao diretor da gravadora Lenque do Brasil. 

Chegou a dormir na gravadora até encontrar um parceiro musical. 

Na mesma época, conheceu Robson numa gravadora, onde este cantava, na época, no estilo de Sidney Magal. 

Nos anos 1980, gravaram o primeiro disco, produzido por JK Filho, que os lançou. Filho era produtor na época de nomes como Matogrosso e Matias, Belmonte e Amarai e Duo Ciriema. 

A dupla Roby e Robson alcançou repercussão com músicas como “Segredo de amor”, de Carrerito e Durval, e “Chuva na serra”, de Carlos Cezar e Jose Fortuna, que lhes rendeu a primeira colocação no Festival Arizona da Rede Record, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). 

Por conta do sucesso nacional, a dupla chegou a apresentar o programa “Brasil rural”, na Rede Bandeirantes, aos Domingos, ao lado de Nalva Aguiar e Biá, da dupla Biá e Nino Franco.

Intitulando-se como “Os reis do Falsete”, Roby e Robson lançaram o LP “Quem da mais”, produzido por Dino Franco e Maestro Martinez, que fez sucesso com a faixa “Mulher sensual”, composição de Carrerito e Rony. O álbum recebeu o Disco de Ouro. 

Na sequência, os dois desentenderam-se, e Robson passou a formar dupla Bob e Robson, com seu irmão.

Roby acidentou-se e ficou um tempo parado, voltando a atuar depois em dupla, com o mesmo nome, mas com outro parceiro.

Na segunda formação da dupla Roby e Robson, comanda da por Roby, foram produzidos na gravadora RGE por nomes como Maestro Martinez e Pinócchio, e, na gravadora ACIT, por José Paulo Soares, e pelo próprio Roby. 

Registraram sucessos, como “Circo da vida”, “Kelli”, “O sonho acabou”, “Dose dupla”, “Quatro vidas em uma só”, “Quarto de hotel”, “Condenado por amor”, e “Gosto de bombom”. 

Ao total, entre as duas formações da dupla, integrada por Roby, foram 13 discos de carreira.