2.001
Nome Artístico
Riko Dorileo
Nome verdadeiro
Ricardo Gratidiano Dorileo
Data de nascimento
26/1/1953
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Violonista.

Morou em Lisboa durante nove anos.

No ano de 2006 assumiu como assessor de Noca da Portela, Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

No ano de 1983 participou do projeto “Mostra Seis e Meia Lubrax”, que gerou o LP ao vivo gravado na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. No disco interpretou de sua autoria em parceria com o poeta Paulo Emílio o choro “Fruto de imaginação”.

Em 1986 Reinaldo gravou “Tempo de paz” de sua autoria em parceria com Henrique Damião. No mesmo ano, no LP “Fruto e raiz”, Alcione incluiu “Ai paixão” (c/ Marquinhos China). No ano seguinte, Reinaldo interpretou “Aquela imagem” (c/ Marquinhos China), que deu título ao disco do cantor. A faixa ainda contou com a participação especial da cantora Ana Clara.

Foi convidado para fazer uma temporada de um mês em Lisboa e acabou ficando por nove anos, tempo no qual gravou três discos.

No ano de 1989, Roberto Serrão interpretou, no LP “Bloco carnavalesco simpatia é quase amor – 5 anos de samba em Ipanema”, o samba-enredo “Leila Diniz, amor é liberdade”, (c/ Roberto Serrão, Noca da Portela, Sereno e Roberto Medronho). No ano seguinte, a cantora Lenny Augusta gravou “Amor verdadeiro” (c/ Noca da Portela).

Em 1992, o grupo Sensação pela gravadora Five Star, gravou de sua autoria “Malas prontas” (c/ Toninho Nascimento e Noca da Portela).

Em 1996, no CD “Manda me chamar”, de Noca da Portela e Roberto Serrão, foi incluída “Menina”, de sua autoria em parceria com Noca da Portela e Toninho Nascimento.

Em 2003 sua composição “Libertação”, em parceria com Noca da Portela, foi classificada em 3º lugar no “Festival Fábrica do Samba”, apresentado no Maracanazinho, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, ao lado de Walter Alfaiate, foi um dos convidados de Eliane Faria no projeto “Encontros notáveis”, apresentando no Teatro do Sesi da Graça Aranha, no Rio de Janeiro.

Em 2004, participou do disco “Samba, saúde & simpatia”, de Noca da Portela e Roberto Medronho, no qual interpretou de sua autoria “De braços com a folia” (c/ Roberto Serrão e Roberto Medronho) e “Leila, amor e liberdade” (c/ Noca da Portela, Roberto Medronho, Sereno e Roberto Serrão). No disco ainda foi incluída de sua autoria “Minerva assanhada” (c/ Noca da Portela, Roberto Medronho e Flávio de Oliveira), interpretada por Dudu Nobre. Ainda em 2004, apresentou com Noca da Portela um programa de samba na Rádio Viva Rio, do Rio de Janeiro.

Em 2005, ao lado de de outros convidados como Walter Alfaiate, Noca da Portela, Luiz Carlos da Vila, Toninho Gerais, Darcy da Mangueira e Roberto Serrão, foi um dos convidados de Chico Salles no “Projeto sambando no forró”, apresentado no Espaço Armazém Enseada, no Rio de Janeiro. Apresentou-se regularmente, ao lado de Pecê Ribeiro, entre outros, na roda de samba que comandou no Bar Mangue Seco, no Centro do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano lançou no Teatro Rival BR o CD “Afinidades”, disco no qual incluiu diversas composições antigas e novas. Neste mesmo ano o parceiro Marquinhos China em dueto com Luiz Carlos da Vila regravaram “Aquela imagem” no CD “Raça brasileira 20 anos”.

Constam entre seus vários parceiros Casquinha, Zé Kétti, Marquinhos China, Argemiro da Portela, Noca da Portela e o poeta e letrista Paulo Emílio, com quem tem algumas composições inéditas. De seus intérpretes destacam-se João Nogueira e Luiz Carlos da Vila.

Discografias
2005 Independente CD Afinidades
2004 Independente CD Samba, saúde & simpatia

(participação)

1983 FUNARJ LP Mostra Seis e Meia Lubrax

(vários)

Obras
Ai paixão (c/ Marquinhos China)
Amor verdadeiro (c/ Noca da Portela)
Aquela imagem (c/ Marquinhos China)
De braços com a folia (c/ Roberto Serrão e Roberto Medronho)
Fruto de imaginação (c/ Paulo Emílio)
Leila Diniz, amor é liberdade (c/ Noca da Portela, Roberto Serrão, Sereno e Roberto Medronho)
Libertação (c/ Noca da Portela)
Malas prontas (c/ Toninho Nascimento e Noca da Portela)
Menina (c/ Noca da Portela e Toninho Nascimento)
Minerva assanhada (c/ Noca da Portela, Roberto Medronho e Flávio de Oliveira)
Tempo de paz (c/ Henrique Damião)
Shows
Eliane Faria convida Noca da Portela, Nelson Sargento, Tia Surica, Walter Alfaiate e Riko Dorileo. Projeto Encontro Notáveis. Teatro do Sesi da Graça Aranha, RJ,
Riko Dorileo e Pecê Ribeiro. Roda de Samba. Bar Mangue Seco, RJ,
Show afinidades. Teatro Rival BR, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.