0.000
Nome Artístico
Ricardo Medeiros
Nome verdadeiro
Ricardo Amaury de Medeiros
Data de nascimento
20/9/1953
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositor. Contrabaixista.

Graduou-se em Contrabaixo pela Escola de Música da UFRJ.

Fez Mestrado na Universidade de Londres, onde obteve o título de Mestre de Música Contemporânea.

Cursou também o Mestrado em Composição da Escola de Música da UFRJ.

Formado também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Construiu como trabalho de fim de curso um teclado eletrônico para sintetizador de sons.

Fez cursos de Regência Coral nos “Seminários de Música Pró-Arte” com o Maestro Henrique Gregory.

Foi regente do coral do Colégio São Vicente, no Rio de Janeiro, e professor de contrabaixo nos “Seminários de Música da Pró-Arte”.

Dados artísticos

Começou a carreira aos 18 anos tocando na peça teatral “A Festa de Sábado”, com música de Egberto Gismonti e direção musical de John Neschling.

Formou com a cantora e compositora Bia Bedran o grupo Bloco da Palhoça, dedicado à pesquisa do folclore e ao público infantil em geral. Com o grupo, gravou o disco “Música para brincar e cantar”, pela gravadora Continental.

Trabalhou como diretor musical do programa de Bia Bedran, “Bia Canta e Conta”, que esteve no ar durante três anos na TV Educativa, do Rio de Janeiro.

Participou como contrabaixista e diretor musical do grupo instrumental Opus 5, tendo se apresentado em várias cidades do país além de países do exterior como Dinamarca, Alemanha, Áustria e Espanha. Com o Opus 5, gravou três discos, sendo que o primeiro continha somente composições próprias.

Tem músicas gravadas por outros artistas como o Duo Santoro, Marcus Llerena e Cristina Braga, além de ter trabalhado com Raul Seixas, Zé Rodrix, Pery Ribeiro, Zizi Possi e outros.

Convidado pela Riotur, foi jurado do “Concurso de Escolas de Samba do Grupo Especial” no quesito “Harmonia”.

Fez duas excursões à Europa com a Troupe Caíque, apresentando a música folclórica brasileira, sob a direção de Caíque Botkay.

A partir de 1995 integrou o conjunto de música instrumental Bambu, tocando contrabaixo e compondo para o grupo.

Obras
Alianças (c/ Cristina Braga)
Amêndoas e avelãs
Apresentando a percussão (c/ Bia Bedran)
Choro para cordas