3.001
Nome Artístico
Renato Ladeira
Nome verdadeiro
Renato Ladeira
Data de nascimento
1952
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
12/8/2015
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Pianista. Tecladista.

Filho do radialista César Ladeira e da ex-vedete Renata Fonzi.

Irmão do também músico César Ladeira.

Dados artísticos

Dados artísticos:

No ano de 1968, ao lado de César Ladeira (guitarra), Lincoln (baixo) e Ricardo (bateria) fundou o grupo The Bubbles, que executava sucessos alheios em shows e bailes. O grupo, ainda com este nome, acompanhou vários artistas como banda de apoio em shows e gravações, entre os quais se destacam Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Gal Costa no antológico show na Boite Sucata, no Rio de Janeiro. Em 1971 o grupo adotou o nome definitivo de A Bolha, e passou a compor seu próprio repertório, lançando o primeiro compacto pela Top Tape. Fazendo parte deste grupo lançou vários discos entre 1973 e 1976, época em que o grupo encerrou as atividades. No ano de 2005, já com uma nova formação integrada por Arnaldo Brandão (voz e baixo), Pedro Lima (voz e guitarra), Renato Ladeira (voz, guitarra e teclados) e Gustavo Schroeter (bateria), o grupo voltou a se reunir para a regravação de quatro músicas que foram inseridas na trilha sonora do filme “1972”, de José Emílio Rondeau e Ana Maria Bahiana. Em 2007 o grupo lançou o CD “É só curtir”, fazendo lançamento do disco no Garden Hall, com participação especial de Bruce Henry.

No início dos anos 80 fundou o grupo de rock Herva Doce, também integrado por Marcelo Sussekind (guitarra), Paul de Castro (guitarra e violino), Roberto Lly (baixo), Sérgio Della  Mônica (bateria). Com a revitalização do rock nos anos 80, formaram o conjunto e lançaram o primeiro LP, “Herva Doce”, obtendo sucesso com a faixa “Erva venenosa”. 

Em 1983, fazendo parte do Herva Doce, apresentou-se para um público de mais de 200.000 pessoas, quando o grupo abriu o show do grupo norte-americano Kiss, realizado no Maracanã. Ao longo da existência, o grupo trocou várias vezes de baterista, com participações de Pena, ex-Sangue da Cidade e Fred Maciel. O Herva Doce encerrou as atividades no final dos anos 80. Entre os maiores sucessos do grupo destacam-se as composições “Herva venenosa” e “Amante profissional”.

No ano de 1988 sua parceria com Cazuza “Faz parte do meu show” tornou-se um sucesso nacional na interpretação do parceiro e uma das faixas do LP “Ideologia”, que vendeu meio milhão de cópias.

Entre seus parceiros destaca-se o tecladista Flávio Venturini, integrante do grupo 14 bis, o qual gravou uma parceria de ambos.

Discografias
1971 - Dezoito e trinta (c/ o grupo A Bolha) - Top Tape - Compacto simples
1973 - Um passo a frente (c/ o grupo A Bolha) - Gravadora Polydor - LP
1977 - É proibido fumar (c/ o grupo A Bolha) - Polydor - LP
1982 - Herva Doce (c/ o grupo Herva Doce) - EMI-Odeon - LP
1986 - Desastre mental (c/ o grupo Herva Doce) - RCA Victor - LP
2007 - É só curtir (c/ o grupo A Bolha) - Independnete - CD
Obras
Faz parte do meu show c/ Cazuza
Shows
1983: Herva Doce no Maracanã. Abertura do show do Kiss, RJ.
2007: Show É só curtir (Grupo A Bolha). Participação especial: Bruce Henry. Garden Hall, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

ARAÚJO, Lucinha. Cazuza – Só as mães são felizes. São Paulo: Editora Globo,1997.

DOLABELA, Marcelo. ABZ Rock do Brasileiro. São Paulo: Estrela do Sul Editora, 1987.

NETO, Torquato. Os últimos dias de Paupéria – do lado de dentro. Rio de Janeiro: Editora Max Limonad, 1982.

NETO, Torquato. Os últimos dias de Paupéria. Rio de Janeiro: Editora Pedra Q Ronca, 1973.