0.000
Nome Artístico
Renata Jambeiro
Nome verdadeiro
Renata do Nascimento Jambeiro de Moraes
Data de nascimento
22/12/1981
Local de nascimento
Brasília (DF)
Dados biográficos

Atriz. Cantora. Preparadora corporal.

 

Desde criança frequentou aulas de balé, dança de rua, jazz, dança de salão e dança contemporânea.

Aos 16 anos iniciou seus estudos de teatro musical.

Formou-se bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB).

Radicou-se no Rio de Janeiro na década de 2010.

Faz parte do corpo docente do Instituto Mpumalanga – Caravana do Esporte e das Artes (UNICEF/ESPN/Disney).

Casou-se com o violinista francês Nicolas Krassik.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística profissional aos 20 anos. Participando de diversos espetáculos de teatro e dança como atriz, preparadora corporal, coreógrafa e co-diretora.

Estreou os espetáculos “Mestiça – um tributo a Clara Nunes” (2003 e 2005), “Elis – 2º ato” (2004), “Couro, cordas e metais” (2004 e 2005), “Meio século de samba – 1900 a 1950” (2005 e 2007), “Fé – anjos e orixás” (2006).

Circulou pelo país com espetáculos como “Hair”, “Salve o prazer – Um musical brasileiro”, “Gota d’água”, “Anti status quo – 21 anos”, “No ritmo das fábulas”, “De touros e homens”, “A ópera do malandro”, entre outros.

Nos espetáculos em que atuou, foi dirigida por nomes como Hugo Rodas, Adriano e Fernando Guimarães, Márcia Duarte, Luciana Lara, Oswaldo Montenegro, Abaetê Queiroz, Élia Cavalcante, entre outros.

Nos anos de 2005 a 2009 fez shows no Bar do Calaf, em Brasília (DF), acompanhada pela Banda do Samba Choro.

Em 2007 lançou seu primeiro disco solo “Jambeiro”, em show realizado no Teatro Plínio Marcos, em Brasília (DF). Nesse mesmo ano foi vencedora do “II Festival de Inverno de Paracatu” (MG), no qual também foi premiada como “Melhor Intérprete”. Ainda em 2007 cantou para o presidente de Moçambique, em solenidade realizada em comemoração ao Dia da Vitória, na residência oficial do Embaixador daquele país, em Brasília (DF).

Nos anos de 2007 e 2009 apresentou o show “Nossas Emoções – Homenagem a Roberto Carlos”.

Em 2008 realizou o projeto “Renata Jambeiro Convida” no Feitiço Mineiro, em Brasília (DF), recebendo como convidados os compositores Leandro Fregonesi, Altay Veloso, Toninho Geraes e Nilze Carvalho. Nesse mesmo ano apresentou dois shows de divulgação do CD “Jambeiro”, com as participações de Tantinho da Mangueira, Leandro Fregonesi, Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara, no Espaço Brasil Telecom-DF.

No ano de 2009 realizou uma turnê pela África, apresentando-se em São Tomé e Príncipe. Foi convidada especial de Dona Ivone Lara em seu show no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Em 2010 lançou o DVD “Sambaluyaê”, que contou com  direção musical e arranjos do percussionista Leander Motta e do violonista Fernando César. Os shows de lançamento do DVD foram apresentados no Teatro Plínio Marcos, em Brasília (DF) e no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano fez três para apresentações em Moçambique (África), sendo uma delas realizada no palácio presidencial para os presidentes Lula e Armando Guebuza. Foi uma das atrações da “Festa dos 50 anos de Brasília”, realizada na Esplanada dos Ministérios. Participou do “3º Fórum Caravana da Música e do Esporte”, patrocinado pela ESPN Brasil, evento que contou com a participação de Chico César, Elza Soares e Daniela Mercury, em São Paulo.

Em 2011 participou do projeto “Conexão África-Brasília”, realizado na Sala Funarte Cássia Eller, em Brasília (DF), ao lado dos artistas Nei Lopes, Zezé Motta, Camilla Faustino, Cris Pereira, Joana Duah e Ligiana Costa. Nesse mesmo ano participou do “Grande Baile de Gala” do carnaval de São Luís (MA). Atuou como anfitriã do projeto “Kizomba – a festa da raça”, recebendo ao palco como convidados Monarco e Noca Portela. Participou do projeto “Cena Contemporânea”, na Praça do Museu da República e do show de entrega do “Prêmio Rodrigo Mello Franco”, cantando ao lado de Diogo Nogueira na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional, em Brasília (DF). Ainda em 2011 cantou na Sala Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e a Banda Trampa.

Apresentou-se no “Show da Virada”, em palco montado na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), para as comemorações do réveillon de 2012. 

No ano de 2012 lançou o CD “Sambaluyaê”. O show de lançamento do disco foi realizado no Clube do Choro, em Brasília (DF) e na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano apresentou-se ao lado de Fabiana Cozza, Nilze Carvalho e Cris Pereira, no SESC-DF. Ainda em 2012 fez shows no “1º Festival Internacional de Artes de Brasília (FESTIARTE)”, realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e no “Projeto Sarau”, realizado no Museu da República, em Brasília (DF).

Em 2013 participou do show em comemoração ao 53º aniversário de Brasília (DF), realizado na Esplanada dos Ministérios pelo projeto Nós Negra. Nesse mesmo ano apresentou-se no Palco Estrombo do Festival “Back2Black”, no Rio de Janeiro. Ainda em 2013 lançou o documentário “Sambaluayê – Tradições do Brasil”, apresentado na “Exposição Brasília”, onde fez o show de abertura.

Integrou o bloco carnavalesco Mulheres de Zeca, ao lado das cantoras Dorina, Nilze Carvalho, Dayse do Banjo, Janaina Moreno, Bia Aparecida e Tia Surica.

Em 2014, apresentou-se semanalmente, ao lado de Nicolas Krassik, no bar Semente, no Rio de Janeiro.

Em 2015 lançou, pelo selo Fina Flor, o CD “Fogaréu”, que contou com as participações de Fabiana Cozza e Nilze Carvalho, em “Canto de Oxum” (Toquinho e Vinicius de Moraes); Chico César e Carlos Malta, em “Coroné Antonio Bento” (Luiz Wanderley e João do Vale). Produzido por Nicolas Krassik, com direção musical de Leandro Fregonesi, o disco também incluiu as inéditas “Amor brasileiro” (Ciraninho), “Levanta” (Renata Jambeiro e João Martins), “Migalha” (Rafael dos Santos), “Pra curar dor de amor” (Renata Jambeiro), “Fogaréu” (Leandro Fregonesi). O show de lançamento do CD foi realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Em 2016 foi finalista do “Prêmio da Música Brasileira” na categoria “Melhor Cantora de Samba”. Participou da coletânea do “Prêmio Grão de Música 2016”. Apresentou-se no “Festival MIDEM”, em Cannes (França) e na abertura da exposição “Brasília – Meio Século da Capital do Brasil”, em Berlim (Alemanha). Realizou uma turnê pela África, passando por países como Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. A música Levanta”, de sua autoria com João Martins, entrou para a trilha sonora da novela “A Lei do Amor”, da Rede Globo. Participou dos 80 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em transmissão direto da Livraria da Travessa, com apresentação de Ricardo Cravo Albin e participação de Rodrigo Faour.

Em 2019 lançou, pelo selo Fina Flor, o CD e DVD “Afrodisia”, gravado ao vivo na Casa Natura Musical, em São Paulo. Com 17 faixas, o disco incluiu músicas autorais como “Amazônia belicosa” (c/ Raul DiCaprio) e “Costura” (c/ Raphael Gomes), a faixa-título é da autoria de João Martins e Leandro Fregonesi.

Discografias
2019 Fina Flor CD Afrodisia
2015 Fina Flor CD Fogaréu
2012 Fonomatic/ Tratore CD Sambaluyaê
2010 Fonomatic/ Tratore DVD Sambaluyaê
2007 Independente CD Jambeiro
Obras
Amazônia belicosa c/ Raul DiCaprio
Costura c/ Raphael Gomes
De todos nós
Levanta c/ João Martins
Minha oração
Pra curar dor de amor
Shows
2015 Teatro Rival, Rio de Janeiro Renata Jambeiro – lançamento do CD “Fogaréu”
2013 Festival “Back2Black”, Rio de Janeiro Renata Jambeiro
2012 FESTIARTE, Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília (DF) Renata Jambeiro
2012 Clube do Choro, em Brasília (DF) Renata Jambeiro – lançamento do CD “Sambaluyaê”
2010 Palácio Presidencial, Moçambique (África) Renata Jambeiro
2010 Teatro Plínio Marcos, Brasília (DF) Renata Jambeiro – lançamento do DVD “Sambaluyaê”
2010 Teatro Rival, no Rio de Janeiro Renata Jambeiro – lançamento do DVD “Sambaluyaê”
2008 Espaço Brasil Telecom, Brasília (DF) Renata Jambeiro
2008 Feitiço Mineiro, Brasília (DF) “Renata Jambeiro Convida”
2007 Teatro Plínio Marcos, Brasília (DF) Renata Jambeiro – lançamento do CD “Jambeiro”