4.002
©
Nome Artístico
Reizilan Cartola Neto
Nome verdadeiro
Reizilan dos Santos
Data de nascimento
23/9/1955
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositor. Cantor. Instrumentista. Violonista. Produtor.

Estudou música no Colégio Costa Neto, Faculdade de Música Suam, Conservatório Brasileiro de Música e Escola de Música Villa-Lobos.

Filho da cantora Creusa (Creuza Francisca dos Santos), filha adotiva do casal Cartola e Deolinda, que a adotou com apenas cinco anos.

Tornou-se parceiro de Cartola em algumas composições recolhidas por sua mãe e finalizadas após o falecimento do avô.

Dados artísticos

Iniciou a carreira integrando o grupo de samba e choro Mistura e Manda, juntamente com o violonista Marcos Quintanilha e o flautista Getúlio Silva. Tempos depois, seguiu carreira solo apresentando-se em diversas casas de shows do Rio de Janeiro: Maria Maria, Beco da Boemia, entre outras.

Como violonista trabalhou com o cantor e compositor Paulinho Soares e Nelson Cavaquinho.

Fez parte do grupo Chorões do Villa integrado por alunos da Escola de Música Villa Lobos. Com esse grupo apresentrou-se em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro.

No ano de 2003 produziu o CD “Rose.Maia”, que também contou com capa e programação visual de Gringo Cardia. No disco foram incluídas de sua autoria “Meu segredo” (c/ Fernando Corrêa), “Asas” e “Rosas e risos”, as duas em parceria com o também violonista Marcos Quintanilha, e ainda “Mistureba” e “O sal e o mar”, ambas em parceria com Rose Maia.

Em 2008 montou o show “100 anos de Cartola” com  o qual apresentou-se em vários teatros, entre eles Sesc de Madureira (RJ), Teatro Polytheama (Jundiaí/SP) e SESC Pompéia, em São Paulo. No show foi acompanhado pela banda integrada por Reizilan (voz e violão), Ricardo Lourenço (Violão 7 cordas), Marcelo Moreno (Flauta), Alan Rocha (Cavaquinho), Pierre Franco “Percussão), Cássio Acioli (Percussão), Sidnei Cajon (Percussão) e Rose Maia (voz) e participação especial.

Em 2010 apresentou o show “Tributo a Cartola” no Centro de Referência da Música Carioca, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, espetáculo no qual interpretou algumas das principais obras do avô e ainda inéditas de Cartola em parceria com Noel Rosa, além de também outras inéditas em parceria com o com o avô. Neste mesmo ano lançou o CD “Desde criança sou Mangueira”, no qual incluiu as composições “Desde criança sou Mangueira” (Reizilan) com participação especial de Beth Carvalho, “Mar à vista” (c/ Sergio Natureza e Márcio Mello) com participação de Rose Maia; “Compasso brasileiro” (Reizilan e Euclides Amaral), com participação de Euclides Amaral; “Coração menino” (Toninho Vargas), “Saudade no peito” (Reizilan), “Por amor a você” (Reizilan e Rose Maia); O amor e a música” (Reizilan), “Dora, Dora linda” (Marcelo Miranda e Mariana Blanc); “Ensaboa” (Cartola e Monsueto) com participação de Eliane Faria; “Meu samba é das rocas” (Carlos Zens) com participação especial de Nelson Sargento e a faixa “A nossa amizade”, de Reizilan em parceria com Marcos Quintanilha. O disco foi lançado no Centro Cultural Carioca e o show contou com as participações especiais de Eliane Faria, Rose Maia e Euclides Amaral. Ainda em 2010 suas composições inéditas “Serviço de roça”, “Cruel e fingido”, “Motivos de força maior”, “Flor da minha mocidade” e “Não faça isso”, todas em parceria com Cartola, foram incluídas no DVD “Conversa de bamba”, da cantora Rose Maia.

Em 2012 fez lançamento do disco “Desde pequeno sou Mangueira” no Teatro Sesi-Centro, em show que recebeu o cantor Rui de Carvalho, o poeta Euclides Amaral, o violonista de sete cordas Marquinhos Quintanilha e as cantoras Rose Maia e Eliane Faria. Neste mesmo ano, no palco do Centro Cultural Carioca, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, recebeu o violonista Marquinhos Quintanilha, a cantora Rose Maia, o poeta Euclides Amaral e o cantor Rui de Carvalho, tendo como acompanhamento musical Marcelo Moreno (sopros), Julião Pinheiro (violão 7 cordas), Alan Rocha (cavaquinho), Michel Feliciano, Pedro Mota e Cássio Acioli (percussões), além do próprio Reizilan no violão de 6 cordas e arranjos. Com a mesma banda fez lançamento do disco no Teatro Rival BR, no qual recebeu vários convidados,  etre os quais a violonista e cantora  Ana Costa, André Lara e Rose Maia. Neste mesmo ano de  2012, ao lado de Elza Maria, Marko Andrade, Pecê Ribeiro, Namay Mendes, Sidney Mattos, Heloísa Helena, Renato Piau, Victor Biglione, Reppolho, Rubens Cardoso, Big Otaviano, Lúcio Sherman, Carlos Dafé, Anna Pessoa e Cláudio Latini, participou do CD “Quintal Brasil – Poemas, letras & convidados”, do poeta e letrista Euclides Amaral, no qual interpretou a faixa “Compasso brasileiro”, parceria de ambos, na qual o poeta participou declamando parte da letra. Neste mesmo ano de 2012 apresentou, no Auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, o show “Desde Criança sou Mangueira”, no projeto “Quintas no BNDES”, no qual contou com as partipações especiais de Alan Rocha (cavaquinho e voz) e Rose Maia (voz), sendo acompanhado pela banda composta por Julião Pinheiro (violão de 7 cordas), Marcelo Moreno (flauta), Michel Feliciano (percussão), Pedro Tinoco (percussão) e Cássio Acioli (percussão), além do próprio cantor  nos violões de 6 e 7 cordas.

No ano de 2016 fez o show “Moleque Rei”, no Otto Music Hall, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, no qual contou com as participações especiais de Rose Maia e Judith Maia.

Em 2021, junto à cantora Rose Maia, fez apresentação no Bar Boteko, no bairro do Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Discografias
2012 Selo Ipê Mundi Records/Noruega CD Quintal Brasil - Poemas, Letras & Convidados (Participação)
2010 Selo Mancha Produções CD Desde criança sou Mangueira
Obras
A nossa amizade (c/ Marcos Quintanilha)
Asas - (c/ Marcos Quintanilha)
Cala boca Marquinho
Caracole
Compasso brasileiro (c/ Euclides Amaral)
Desde criança sou Mangueira
Fogo do pecado
Gatos
Mar à vista (c/ Márcio Mello e Sergio Natureza)
Meu segredo (c/ Fernando Corrêa)
Mistureba (c/ Rose Maia)
Motivos de força maior (c/ Cartola)
Não faça isso (c/ Cartola e Rose Maia)
O amor e a música
Poesia, cerveja e amor (c/ Rose Maia)
Por amor a você (c/ Rose Maia)
Rosas e risos (c/ Marcos Quintanilha)
Saudade no peito
Se me chamar eu vou
Serviço de roça (c/ Cartola)
Tempo
Tentação
Tinha que ser (c/ Rose Maia)
Tua paisagem (c/ Rose Maia)
Shows
2010 - Desde criança sou Mangueira (Part. Eliane Faria, Rose Maia e Euclides Amaral). Centro Cultural Carioca, RJ.
2012 - Reizilan - Show Desde Criança sou Mangueira - Projeto Quintas no BNDES. (Partipações especiais de Alan Rocha e Rose Maia). Auditório do BNDES, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009. 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. Poesia Resumida – Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: Edição Casa 10 Comunicação, 2013. 2ª ed. EAS Editora, 2014.

REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: 2ª ed. GJS Editora, 2013.