0.000
©
Nome Artístico
Preta Gil
Nome verdadeiro
Preta Maria Gadelha Gil Moreira de Godoy
Data de nascimento
8/8/1964
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Atriz. Produtora de shows.

Filha do cantor e compositor Gilberto Gil.

Em 2024 publicou pela editora Globo sua autobiografia, intitulada “Preta Gil: os primeiros 50”.

Dados artísticos

Após atuar durante muito tempo como produtora de shows, em 2002 lançou-se como cantora, com show no Mistura Fina (RJ).

No ano seguinte, gravou seu primeiro CD, “Pret-à-porter”, contendo canções inéditas de compositores como Pedro Baby, Ana Carolina e Davi Moraes. A única regravação ficou por conta de “Espelhos dágua” (Dalto e Claudio Rabello). O disco, produzido por Antoine Midani, filho de André Midani, tem participação do letrista Ari Moraes, filho de Moraes Moreira, do guitarrista Pedro Baby, filho de Pepeu e Baby do Brasil, e do baixista Betão Aguiar, filho de Paulinho Boca de Cantor, e traz no encarte fotos sensuais da artista. Nesse mesmo ano estreou como atriz na novela “Agora é que são elas” (Rede Globo).

Lançou, em 2005, o CD “Preta”, contendo as músicas “Medida do amor” (Davi Moraes), “Estágio no perigo” (Sandra de Sá e Macau), “Suave” (Gigi), “Muito perigoso” (Gigi), “Vá lá” (Adriana Calcanhoto e Dé Palmeira), “Valeu” (Pedro Luís), “Cheiro de amor” (Duda Mendonça, Jota / Ribeiro e Paulo Sérgio Valle), “Calor da Bahia” (Moraes Moreira), “Eu e você, você e eu” (Augusto Conceiçao, Fábio Alcantara e Elivandro Cuca), “Bateu saudade” (Gustavo di Dalva e Boghan Costa), “O beat” (Ari Moraes e Fefe Morgan) e “Tresloucados” ( Davi Moraes e Lanlan).

Em 2010, lançou o CD e DVD “Noite Preta ao vivo”. No repertório, suas canções “Meu valor” (c/ Ricardo Martins e Fábio Lessa) e “A coisa tá preta”, além de “Stereo” e “Sinais de fogo”, ambas de Ana Carolina e Antonio Villeroy, “Andaraí” (Pedro Baby, Betão Aguiar e Ari Morais), “Muito perigoso” (Gigi), “Medida do amor” (Davi Moraes), “Cheiro de amor” (Duda Mendonça, Jota Morais, Paulo Sergio Valle e Ribeiro), “Drão” (Gilberto Gil), “Lourinha Bombril (Parate Y Mira)” (Diego Blanco e Baiano, vrs. Herbert Vianna) e “Doce mel (Bom estar com você)” (Cláudio Rabello e Renato Corrêa). O DVD contou com a participação de Ana Carolina (em “Sinais de fogo”) e Gilberto Gil (em “Drão”).

Lançou, em 2012, o CD “Sou como sou”, contendo as músicas “Se quiser saber”, de sua parceria com Fábio Lessa e Ricardo Martins, “Mulher carioca” (Francisco Gil), “Babado forte” (Duh Marinho), “Tá fácil” (Thiaguinho e Gabriel Barriga), “Batom” (Ana Carolina, Chiara Civello e Diana Tejera), “Praga” (Gilberto Gil), “Tudo passa” (Rannieri Oliveira, Maruinho O Sócio, Hannah Lima, Bruna Oliveira e Carol Gomes), “Chique” (Rannieri Oliveira e Maurício Gaetani), “Tudo com você” (Naldo), “Relax” (Rubem Tavares e Duller) e a faixa-título (Alex Góes).

Em 2013 celebrou 10 anos de carreira com a gravação do DVD/Blu-ray “Bloco da Preta”, no Citibank Hall, Rio de Janeiro, com as participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho, dentre outros. O repertório foi composto por músicas próprias e por sucessos como “Stereo”, “Sinas de Fogo”, “Meu Corpo quer Você”, Milla”, “O canto da Cidade”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Vou Festejar” e “País Tropical”, além de algumas canções inéditas.

Em 2014, durante o carnaval, cantou ao lado do cantor sul-coreano Psy e de Claudia Leitte. A apresentação integrou a programação do camarote “Expresso 2222”, em Salvador, na Bahia. Ainda neste carnaval, apresentou-se com seu bloco de rua no Rio de Janeiro, o “Bloco da Preta”, considerado o terceiro maior da cidade, e que, segundo a imprensa, já teria chegado a concentrar até 2,5 milhões de pessoas nas ruas.

Em 2017 lançou o single “Eu Quero e Você Quer”, que fez parte do CD “Todas as Cores”, do mesmo ano. As músicas foram escritas por Magno Santanna, Filipe Escandurras e pelo baixista e compositor Gigi. O CD foi lançado Sony Music e produzido por Batutinha, com participações das cantoras Pabllo Vittar, Marília Mendonça e Gal Costa.

Em 2024 lançou o EP autoral “De volta ao sol”, com as faixas inéditas “De volta ao sol”, com a participação de Ruxell; “Na batucada”, com a participação de Thiago Pantaleão; e “Axé disco”, com a participação de Psirico. Apresentou-se no festival “Tim Music Rio”, em show gratuito na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal Multishow.

Discografias
2017 Sony Music CD Todas as cores
2014 DGE CD Bloco da Preta (Ao Vivo)
2012 Universal Music CD Sou como sou
2010 Blacktape DVD Noite Preta (Ao Vivo)
2005 Geleia Geral/Universal CD Preta
2003 Warner Music CD Pret-à-porter
Obras
A coisa tá preta
Axé disco - (c/ Ruxell e Pablo Bispo)
De volta ao sol - (c/ Ruxell e Pablo Bispo)
Meu valor - (c/ Ricardo Martins e Fábio Lessa)
Na batucada - (c/ Ruxell e Pablo Bispo)
Se quiser saber - (c/ Fábio Lessa e Ricardo Martins)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.