4.001
Nome Artístico
Plinio Fernandes
Nome verdadeiro
Plinio Fernandes
Data de nascimento
22/07/1994
Local de nascimento
Itanhaém, SP
Dados biográficos

Nascido em uma família de músicos, Fernandes recebeu de seu pai as primeiras aulas de violão.

Aos 12 anos, após vencer concursos nacionais de violão juvenil, tocou como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e teve aulas particulares em São Paulo com o professor Henrique Pinto

Aos 16 anos, Fernandes recebeu uma bolsa integral para participar do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão de 2011-2014. Nesse período, deu recitais e se apresentou em concertos de câmara em cerca de 35 cidades do Brasil e do Chile. Com a mesma idade, foi aceito pela Royal Academy of Music, em Londres

Incentivado por sua família e professores, mudou-se para Londres para seguir a carreira de músico de concerto. Seus professores na Royal Academy of Music (2014-2020) incluíram Fabio Zanon, Prof. Michael Lewin, Steve Goss e David Russell, com bolsa integral financiada pelo Ministério da Educação do Brasil.

O violonista indicou João Luiz Rezende e Franciel Monteiro como suas maiores referências musicais.

Dados artísticos

Em 2020, gravou uma participação na música Scarborough Fair, no álbum de Sheku Kanneh-Mason. A gravação viralizou nas plataformas de streaming, e teve cerca de 18 milhões de plays no Spotify.

Em julho de 2022, lançou oprimeiro álbum pela Decca Records (EUA), “Saudade”. O álbum teve os convidados especiais Sheku Kanneh-Mason no violoncelo – que em 2018 tocou violoncelo na cerimônia de casamento do principe Harry com Neghan Markle – para a “Bachianas Brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena)”, de Villa-Lobos; Braimah Kanneh-Mason, no violino em “Menino”; e a cantora Maria Rita numa interpretação de “O Mundo É Um Moinho”, de Cartola. O álbum chegou ao primeiro lugar entre os trabalhos de música clássica na Billboard. Sérgio Assad fez o arranjo de “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso e“Águas de Março”, de Tom Jobim, de “Assanhado”, de Jacob do Bandolim, e entregou a composição “Menino” para o álbum.

O álbum teve as faixas “Assanhado” (Jacob do Bandolim); “Garota de Ipanema “ (Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes), “Beatriz” (Edu Lobo, Chico Buarque), “Aquarelle: II. Valseana” (Sérgio Assad), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), “Bachianas brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena): Adagio“- com Sheku Kanneh-Mason (Heitor Villa-Lobos), “Ponta de Areia” (Milton Nascimento, Fernando Brant), “Preludios, W419: No.1 em E Menor” (Heitor Villa-Lobos), “Preludios, W419: No. 2 em E Maior” (Heitor Villa-Lobos), “Preludes, W419: No. 3 e, A Menor” (Heitor Villa-Lobos), “Preludios, W419: No. 4 em E Menor (Heitor Villa-Lobos), “Preludios, W419: No. 5 em D Maior”(Heitor Villa-Lobos), “O Mundo É Um Moinho”, com Maria Rita (Angenor de Oliveira), “Recuerdos de Ypacarai” (Zulema de Mirkin, Demetrio Ortíz), “Samba Do Avião” (Antônio Carlos Jobim), “Gracias A La Vida” (Violeta Parra), “Se todos fossem iguais a você / Águas de Março Medley” (Antônio Carlos Jobim)  e “Menino” com Braimah Kanneh-Mason (Sérgio Assad).

Discografias
2022 Universal Music Classics Saudade