5.001
Nome Artístico
Plauto Cruz
Nome verdadeiro
Plauto de Almeida Cruz
Data de nascimento
15/11/1929
Local de nascimento
São Jerônimo, RS
Dados biográficos

Flautista. Compositor.

Filho do flautista José Alves da Cruz, revelou desde a infância aptidão para o instrumento. Em 1944, a família mudou-se para Porto Alegre, onde passou a se apresentar em eventos e programas de rádio.

Dados artísticos

Iniciou sua atividade profissional em 1952,  apresentando-se em emissoras como a Clube Metrópole e a Rádio Itaí e Rádio Farroupilha. Atuou também em programas de TV. Participou do espetáculo “O choro é livre”, realizado no Teatro São Pedro, onde acompanhou o flautista Altamiro Carrilho. No final dos anos 1950 chegou a acompanhar a inicianrte cantora Elis Regina em programas de rádio em Porto Alegre. Em 1974, recebeu o prêmio de “Melhor instrumentista” da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, RS, defendendo a música “Canto de morte de Gaudêncio Sete Luas”, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcelos, vencedora do festival. Em 1977, obteve o segundo lugar no Festival Brasileirinho, da TV Bandeirantes, com o choro “Meu pensamento”, parceria com Jessé Silva, defendido por ambos como integrantes do regional Lenha da Casa. Em 1996, apresentou-se em Buenos Aires como integrante do Grupo Lamento  e com Rubens Santos no espetáculo “Porto Alegre em Buenos Aires”. Em 2001, atuou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Gravou seis LPs e dois CDs como solista e mais de 40 discos como acompanhador.  Nesta atividade, apresentou-se ao lado de grandes artistas como Lupicínio Rodrigues, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Elis Regina. Foi o arranjador da música “Maria-fumaça”, da dupla Kleiton e Kledir. Ganhou vários prêmios em festivais nos quais participou  como flautista e compositor.

Discografias
1997 MGM CD Em novos tempos de seresta
1997 MGM CD O mago da flauta
Bibliografia Crítica

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.