0.000
Nome Artístico
Peu Sousa
Data de nascimento
1978
Local de nascimento
Salvador, BA
Data de morte
6/5/2013
Local de morte
Salvador, BA
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Músico guitarrista. Produtor musical.

Filho de Janete Galvão e enteado do poeta e letrista Luiz Galvão, um dos criadores do grupo Novos Baianos na década de 1960.

Ganhou o primeiro violão aos sete anos de idade e aos 11 começou a tocar guitarra.

Dados artísticos

Em 1992, aos 14 anos, fez a primeira gravação profissional em estúdio acompanhando o grupo baiano Cravo Negro. Por essa época, início da década de 1990, passou a integrar diversos grupos e bandas de rock, tais como a banda Dois Sapos e Meio, em 1995, que atuava na cena underground de Salvador, com a qual participou de diversos shows e lançou vários singles, entre eles “Passo Beck”, “Bombardeio” e “Dois Sapos e Meio – Obrigado Vazquez”, além de participar das coletâneas, com outras bandas, “Umdabahia”, “Bahia Rock Collection”, “Banana 2”. Logo depois entrou para a banda paulista Pin Ups, com a qual excursionou durante um ano. Ainda na década de 1990 passou a integrar a banda Bizarre Joe, com a qual gravou suas primeiras composições. Com esta banda fez o show de abertura para a banda Úteros em Fúria, para a qual também trabalhava como roadie.

Em 1999 passou a fazer parte da banda de Carlinhos Brown, com a qual excursionou por vários países.

Montou a banda Diga Aí Chefe!, na qual atuava como guitarrista, arranjador e cantor, pela qual lançou o single “Diz Aí Chefe!”.

Em 2003 participou como músico guitarrista do disco “Admirável chip novo”, da roqueira baiana Pitty, sendo coautor em diversas composições, tais como “Equalize” e “Deja vu”. O CD chegou à marca de 400 mil cópias vendidas naquele ano. Trabalhou como músico de Pitty até o ano de 2005, quando criou a banda Trêmula passando também a atuar como guitarrista das bandas de Júnior Lima e Champigon (da banda Charles Brown Jr), que se apresentaram no “Projeto Nove Mil Anjos”. Por essa época, participou como músico convidado de shows de Marcelo D2 e da banda De Falla, do Rio Grande do Sul.

No ano de 2007 passou a integrar, como guitarrista, a banda de Carlinhos Brown, com o qual viajou por vários países, apresentando-se também com Caetano Veloso, Marisa Monte e Ivete Sangalo.

Com seu padrasto, Luiz Galvão, fez o show “Galvão com a Palavra”, tendo como convidados especiais Moraes Moreira, Jorge Mautner e Luiz Melodia.

Em 2005 formou a banda Trêmula, indicada ao prêmio “MTV Video Music Brasil” na categoria “Banda Revelação” em decorrência do clipe “Selvagens Procurando Lei”. Por essa época, produziu oito faixas o disco “Fim da Trégua” da banda Medula.

Em 2008 formou e atuou como guitarrista a banda Nove Mil Anjos, na qual também atuavam Champignon (baixo), Júnior Lima (bateria) e Péricles Carpigiani (voz). Neste mesmo ano a banda lançou o primeiro single intitulado “Chuva Agora”, fazendo a sua primeira apresentação para o público no evento “Video Music Brasil”, da MTV. No ano seguinte, em 2009, a banda encerrou as atividades. Neste mesmo ano de 2009 participou do show da campanha “Criança Esperança”, com cerca de 40 guitarristas no palco.

Em 2013 atuava como guitarrista na banda da roqueira baiana Rebeca Mata.

Entre suas composições mais conhecidas destacam-se “Amores cruzados”, interpretada por K-Sis, no CD “Amores cruzados” e fez parte da trilha sonora da novela homônima da Rede Globo; “Suas armas”, em parceria com a roqueira baiana Pitty, gravada para a trilha sonora do filme “Meu Tio Matou um Cara” e “A mídia” (c/ Pepeu Gomes e Galvão) gravada no disco “Infinito circular”, dos Novos Baianos, e depois por Zeca Baleiro.

Discografias
2008 9MA (c/ Nove Mil Anjos) - Independente - CD
Obras
A mídia c/ Pepeu Gomes e Galvão
Amores cruzados
Chuva Agora
Deja vu c/ Pitty
Diga Aí Chefe
Do Seu Lado c/ Luizão Pereira
Equalize c/ Pitty
Grife
Máscara c/ Pitty
Selvagens Procurando Lei
Semana Que Vem c/ Pitty
Suas armas c/ Pitty
Teto de Vidro c/ Pitty
Clips
"Chuva Agora", com Nove Mil Anjos
"Selvagens Procurando Lei", com Trêmula
"Grife", com Trêmula
"Semana Que Vem", com Pitty
"Teto de Vidro", com Pitty
"Máscara", com Pitty