0.000
©
Nome Artístico
Pedro Franco
Nome verdadeiro
Pedro Silveira Franco
Data de nascimento
18/09/1991
Local de nascimento
Porto Alegre, RS
Dados biográficos

Violonista, bandolinista, compositor e arranjador.

Iniciou seus estudos na Academia de Música Jorge Peres, estudou teoria e violino na escola da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), choro com o professor Luiz Machado e violão e improvisação com Daniel Sá. Fundou e integrou grupos de choro e de samba junto a outros músicos de Porto Alegre com destaque para Matriz do Samba e Feijoada Completa.

Dados artísticos

Em 2006 estreou como compositor e arranjador em seu primeiro show solo e também estreou duo com o violonista Max dos Santos.

Em 2010 lançou o CD autoral, “Ida”, idealizado e produzido em parceria com o acordeonista e pianista Matheus Kleber.

Em 2016 lançou o disco “Pedro Franco”, com 10 faixas instrumentais compostas e arranjadas pelo próprio e com direção musical de Marco Pereira. “Demorei um pouco para lançar porque eu estava tentando criar uma identidade – não que seja algo revolucionário, inovador, mas acho que estou me mostrando”, afirmou ele em entrevista ao jornal O Globo. O show estreou com o show no Café Fon Fon, no Rio de Janeiro, acompanhado por Michel Dorfman (piano), Lucas Esvael (baixo) e Rafael Marques (bateria), além de participações especiais de Matheus Kleber e Caio Martinez

Em 2018 passou a integrar as bandas das cantoras Maria Bethânia e Zélia Duncan. Acompanhou intérpretes como Marisa Rotemberg, Beth Krieger e Renata Adegas, em shows e gravações de CDs, e investiu em parcerias como os duos com o violonista João Vicente Macedo e a compositora Mônica Tomasi. Também dividiu o palco com diversos ícones da música brasileira como Yamandú Costa, grupo Choro Rasgado, Danilo Brito, Alessandro Pennezzi e Déo Rian.

Em 2021 gravou, em parceria com Zélia Duncan, o álbum “Minha voz fica”, inteiramente dedicado à cantora sul mato-grossense Alzira E..

Em 2023 lançou, pelo selo Biscoito Fino, o álbum autoral “Black Pantha”, em que ficou responsável pelos arranjos e produção musical.

Discografias
2023 Biscoito Fino CD Black Pantha
2021 Joia Moderna CD Minha voz fica

(com Zélia Duncan)

2016 Independente CD Pedro Franco
2010 Independente CD Ida

(com Matheus Kleber)