0.000
Nome Artístico
Paulo Ricardo
Nome verdadeiro
Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros
Data de nascimento
23/9/1962
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Ator. Jornalista. Escritor.

Filho de professora e de militar, passou a infância ouvindo sucessos da Jovem Guarda, principalmente Roberto e Erasmo Carlos. Na adolescência, começou a gostar de rock através de conjuntos como os Beatles, Led Zeppelin e Rolling Stones.

Em 1983, residindo em Londres, atuava como correspondente da Revista Som Três.

Residindo em Londres fez teste para vocalista de uma banda inglesa, sendo aprovado, mas retornou ao Brasil para dar início do projeto de criar uma banda com o amigo de infância Luiz Schiavon (1958/2023), banda que recebeu o nome de RPM.

Começou a trabalhar como modelo fotográfico tendo participado da campanha da C&A. Logo depois, entrou para a faculdade de Jornalismo da USP, curso que abandonou para viajar para Londres onde se tornou correspondente da revista Som Três.

No ano de 2020 foi lançado o livro “Brasileiros”, de Roberto de Castro Neves (Editora Nova Fronteira) com textos de diversos autores sobre personalidades de várias áreas, entre um de sua autoria, no qual fala sobre a trajetória de Cazuza.

Dados artísticos

Surgiu, em 1984, como cantor do grupo paulista de pop-rock RPM. Com o fim do grupo, lançou-se em carreira solo em 1990, quando gravou o LP “Paulo Ricardo”. Os destaques do disco foram: “A um passo da eternidade”, bem executada nas rádios, e “A fina poeira do ar”, que contou com a participação especial de Rita Lee. No ano seguinte, apresentou-se no “Rock in Rio II”, época em que começou a namorar a modelo Luciana Vendramini, com quem ficou casado por nove anos.

Em 1992, lançou o segundo disco solo “Psico trópico”, cujo maior destaque foi a versão de “How could I know”, de Raul Seixas. Ressurgiu em 1995 no programa “Som Brasil, da Rede Globo, especial em homenagem a Cazuza, interpretando “Ideologia”. Devido à boa receptividade do público, no ano seguinte, foi convidado a gravar um disco somente com releituras de músicas do rock brasileiro. O CD “Rock popular brasileiro” apresentava versões de músicas desde a Jovem Guarda até o BRock da década de 1980, com destaque para “Ouro de tolo”, de Raul Seixas, e “Um certo alguém”, de Lulu Santos.

Em 1997, deu uma guinada em sua carreira ao lançar o CD “O amor me escolheu”, disco repleto de baladas de forte conteúdo romântico. A tendência romântica seria confirmada no lançamento seguinte, “Amor de verdade”, CD cujo destaque foi “Sonho lindo”.

Em 2000, apresentou no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, o show “Amor ao vivo”, com direção de Cláudio Tovar. Neste show interpretou composições de Roberto Carlos, Caetano Veloso, Michael Sullivan, Getúlio Cortes, Carlos Colla e clássicos do BRock.

No ano de 2002, voltou a integrar o grupo RPM, com o qual fez vários shows em diversas capitais brasileiras. Neste mesmo ano, participou como ator convidado, em alguns capítulos, na novela “Esperança”, da Rede Globo de Televisão.

Em 2005, ao lado de Ritchei, Leoni, Kid Vinil e Léo Jaime, apresentou o show “Geração 80”, no Claro Hall, no Rio de Janeiro. O show também passou por Fortaleza, Rio Branco e São Paulo, onde lotou o DirecTV Hall.

Em 2024 fez show no evento “SP Gastronomia”, produzido pelo Jornal O Globo, no Parque Villa-Lobos, no bairro Alto de Pinheiros, Zona Leste de São Paulo.

Discografias
1998 CD Amor de verdade
1997 CD O amor me escolheu
1996 CD Rock popular brasileiro
1992 CD Psico trópico
1990 LP Paulo Ricardo
1988 CBS LP Quatro coiotes

(c/ RPM)

1986 CBS LP Rádio pirata ao vivo

(c/ RPM)

1985 CBS Compacto simples Louras geladas/Revoluções por minuto

(c/ RPM)

1985 CBS LP Revoluções por minuto

(c/ RPM)

Shows
Rádio pirata. Dir. Ney Matogrosso.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

JUÇÁ, Maria. Circo Voador – A Nave. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2014.