
Cantor. Compositor. Produtor. Radialista. Redator. Escritor. Babalorixá.
Pai dos músicos Maurício Moura de Almeida e Márcio Hulk.
Presidente do Centro Espírita Caminho da Luz.
Na década de 1970 apresentava o programa radiofônico “À caminho da luz”, sobre Espiritismo e Umbanda na Rádio Guanabara, emissora pertencente à Rede Bandeirantes do Rio de Janeiro, onde permaneceu por 44 anos obtendo grande audiência. Também atuou na Rádio Copacabana e Rádio Manchete. Ainda nesta mesma década trabalhou como diretor responsável pela revista “À Caminho da Luz”, que divulgava os temas religiosos ligados à Umbanda e ao Espiritismo. Também atuou como editor-diretor da revista “Umbanda Século XXI”
Na Umbanda trabalhava com seu guia-chefe “Caboclo da Lua”, além de incorporar outras entidades, tais como Exú Veludo, Tranca Ruas das Almas, Caboclo Cobra Coral, Caboclo Arranca Toco, Pai Tomé das Almas, Pai Juvêncio do Congo, sendo filho de Ogum com Yemanjá.
Autor dos livros “Iniciação” (1976), “Magia” (1977), “Caboclos de Exus” (1978) e “À Caminho da Luz” (2002).
No ano de 1973 coproduziu com Haroldo Eiras o LP “À caminho da luz – Um disco que traz a Umbanda até você”, no qual interpretou de sua autoria as composições “Prece ao Caboclo da Lua”, “Oxalá”, “Oxocê”, “Caboclo da Lua” e “Relaxamento”. O disco também contou com as participações de Azuilson dos Santos e Arlette Moita, sendo lançado pelo Selo AMC.
No ano de 1975 lançou o LP “Gira girô”, com composições suas, tais como “Homenagem a Exu Veludo” e “Homenagem à Pomba Gira Cigana”. Ainda no mesmo ano lançou o disco “Vem Cavaleiro Supremo”, com composições como “Ogum Beira-Mar”, “Ogum Sete” e “Vem Cavaleiro Supremo”.
Lançou nos anos 90 seu primeiro CD intitulado “Exús e Pomba-Giras” (1990), seguido por “Caboclos” (1992); “Xamãs”, no qual recitava mensagens espirituais (1995); “Caboclos e Pretos Velho na Umbanda”, gravado ao vivo no Centro Espírita Caminho da Luz no ano de 2013.