4.502
©
Nome Artístico
Paulo Maia
Nome verdadeiro
Paulo Roberto de Castro Maia
Data de nascimento
27/7/1952
Local de nascimento
São Gonçalo, RJ
Dados biográficos

Cantor, compositor, violonista, guitarrista, arranjador, produtor musical e fonográfico, jornalista, radialista e professor de história.

Trabalhou como editor dos jornais Zoada Bonita, Barulhinho Bom e O Itaborahyense.

Dados artísticos

Nas décadas de 1970 e 1980 integrou várias bandas de baile, de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, entre elas Tybies, Oxford e o Grupo Êxodus.

Em 1978 lançou, de forma independente, o compacto simples “Exodus”, coproduzido por Everson Dias, com as faixas “A resposta está em seu coração!” e “A trilha do sol”, ambas de sua autoria. Dois anos depois, em 1980, produzido em parceria com Everson Dias, gravou o compacto duplo independente “Tudo que você gostava” com suas composições “Eu preciso de você”, “Quando vejo o sol”, “Água clara” e a faixa-título “Tudo que você gostava”.

No ano de 1983 lançou pela gravadora Polygram/Polydor, com produção João Augusto um compacto simples com as músicas de sua autoria “Eu preciso de você” e “Palavra de menino”, tendo como músicos Rick Ferreira (direção musical, arranjo e guitarras de 6 e 12 cordas), Paulo Braga (Bateria), Jorjão (Baixo), Cristóvão Bastos (Fender Rhodes e Órgãos Haomd), Ohana (Percussão), Paulo César Barros (Baixo), Áurea Regina (Harmônica de boca), Marize, Siliana, Marcos Sabino, Fernando Adour, Paulo Maia, Lílian Maia (Coro) e participação especial de Patrícia Maia (Vocal), além do próprio artista na viola aço de 12 cordas, direção musical e arranjos). Neste mesmo ano, de 1983 lançou o LP “Palavra de menino”, pela Polygram/Polydor, com suas composições “Eu preciso de você”, “Quase morri de amor” (c/ Everson Dias), “Moça bonita”, “Bota sentido, moço”, “Fiozinho”, “Água clara”, “Palavra de menino”, “Quando vejo o sol”, “Cante uma canção”, “Clarissa”, “Tudo que você gostava” e “Saudade”, em parceria com Nini. Destaque para a composição “Eu preciso de você”, que foi tema da novela “O Direito de Nascer”, do SBT, também regravada por Frank Aguiar, depois incluída na trilha sonora do filme “Sonhos de um Sonhador”, sobre a vida e a obra do cantor Frank Aguiar. No ano seguinte, em 1984, produzido por Paulinho Fructuoso e João Augusto e pela gravadora Polygram, lançou um compacto simples com as música de sua autoria “Morena de Itamaracá” e “Boa nova”.

No ano de 1985, de forma independente, lançou com as faixas “Coração pirata” e “Lílian my love” um compacto simples.

Participou de vários programas de televisão, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo: TV Tupi nos programas de Edna Savaget e Mauro Montalvão; no SBT, programas de Raul Gil, Hebe Camargo, Bozo, O Povo na TV e Aqui e Agora; na TV Manchete, Programa Panorama, com Íris Lettieri, Clube da Criança com Xuxa e Carequinha; na TV Bandeirantes, nos programas de Daniel Azulay, Pulman Júnior e Fórmula Única. Participou de diversos programas em Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Discografias
1985 Independente Compacto simples Coração Pirata
1984 Polygram/Polydor Compacto simples Paulo Maia
1983 Polygram/Polydor LP Palavra de Menino
1983 Polygram/Polydor Compacto simples Paulo Maia
1980 Independente Compacto Duplo Tudo que Você Gostava
1978 Independente Compacto simples Exodus
Obras
A resposta está em seu coração
A trilha do sol
Boa nova
Bota sentido, moço
Cante uma canção
Clarissa
Coração pirata
Eu preciso de você
Fiozinho
Lílian my love
Morena de Itamaracá
Moça bonita
Palavra de menino
Quando vejo o sol
Quase morri de amor - (c/ Everson Dias)
Saudade - (c/ Nini)
Tudo que você gostava
Água clara