5.001
Nome Artístico
Paulo Jobim
Nome verdadeiro
Paulo Hermanny Jobim
Data de nascimento
4/8/1950
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
04/11/2022
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositor. Instrumentista. Arranjador. Arquiteto.

Filho do compositor Antonio Carlos Jobim. Estudou com Evandro Ribeiro (piano), Monina Távora (violão), Wilma Graça (solfejo e teoria), Odete Ernest Dias (flauta), Guerra Peixe (harmonia, contraponto e composição), Hans Koelreutter (harmonia, contraponto de Palestrina e arranjo), Don Sebesky (arranjo e “film scoring”), Jeffrey Langley (música contemporânea, “eartraining” e composição). Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula.

Quando morreu estava internado há cerca de um mês na clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar complicações de um câncer na bexiga contra o qual lutava há dez anos.

Deixou três filhos e um legado na música com oito álbuns e diversos trabalhos com nomes como Milton Nascimento e Chico Buarque.

Dados artísticos

Atuou, como músico e arranjador, em discos de Milton Nascimento, Antonio Carlos Jobim, Chico Buarque, Sarah Vaughan, Astrud Gilberto e Lisa Ono.

Participou, como músico, compositor e arranjador, de várias trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão, como “Gabriela”, “Man at Play”, “Brasa adormecida”, “Anos dourados” (Rede Globo), “O tempo e o vento” (Rede Globo), “Fonte da Saudade”, “A menina do lado”, “Monkeys on the Edge” (PBS Television), “O canto da piracema” (EPTV), “Final Call”, “A rota do sol” (EPTV), “Passo a passo pelo Paço”, “A coruja Sofia”, “O viajante”, “Antonio Manuel”, “Café” (EPTV).

Acompanhou Milton Nascimento, Astrud Gilberto, Antonio Carlos Jobim e Lisa Ono, no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão.

De 1985 a 1994, juntamente com Jaques Morelenbaum (violoncelo), Paulo Jobim (violão e voz), Danilo Caymmi (flauta e voz), Tião Neto (baixo), Paulo Braga (bateria) e o quinteto vocal feminino formado por Paula Morelenbaum, Maucha Adnet, Ana Jobim, Elizabeth Jobim e Simone Caymmi, fez parte da Banda Nova de Tom Jobim, com a qual atuou em shows, por todo o Brasil e no exterior, e gravou os discos “Passarim”, “O tempo e o vento”, “Família Jobim”, “Antonio Brasileiro” e “Tom Jobim: inédito”.

Em 1995, fundou, juntamente com Daniel Jobim (piano e voz), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paula Morelenbaum (voz), o Quarteto Jobim Morelenbaum, com o qual lançou, em 1999, o CD “Quarteto Jobim Morelenbaum” e realizou apresentações no Brasil e no exterior.

Idealizou e atuou como consultor no projeto “Tom da Mata”, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e FURNAS Centrais Elétricas, de 1998 a 2002.

Foi o responsável, em 2000 e 2001, pela coordenação geral, arranjos e direção musical do “Cancioneiro Jobim” (publicado em seis volumes), que inclui a biografia e a transcrição da obra completa do maestro Antonio Carlos Jobim (cerca de 220 músicas).

Trabalhou como consultor no projeto “Tom do Pantanal”, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e Furnas Centrais Elétricas, de 2000 a 2002.

Em 2002, idealizou e produziu, com Mario Adnet, o projeto “Jobim Sinfônico”, contendo todas as peças orquestrais de Tom Jobim. O espetáculo foi realizado na Sala São Paulo (SP), com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, e teve a participação de Milton Nascimento e 80 músicos, sob a regência de Roberto Minczuk, assistente da Filarmônica de Nova York. Em 2003, o show, do qual participou também como instrumentista, foi lançado em CD e DVD pelo selo Biscoito Fino.

Em 2005, lançou, ao lado de Dori Caymmi, Nana Caymmi, Danilo Caymmi e Daniel Jobim, o CD “Falando de amor”, sobre a obra de Tom Jobim. Os músicos Jorge Hélder (baixo) e Paulinho Braga (bateria) participaram das gravações.

Tem ampla atuação em projetos de arquitetura e planejamento urbano.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Tom Jobim, Eugénia de Melo e Castro, Tavinho Moura, Simone Guimarães, Olívia Hime, Fafá de Belém, Ed Motta, Lisa Ono, Quarteto em Cy, Astrud Gilberto, MPB-4, Milton Nascimento, Eliane Elias e Gal Costa, entre outros.

É presidente do Instituto Antonio Carlos Jobim, fundado em 2001.

Discografias
2005 Sony&BMG; CD Falando de amor (Família Caymmi e Jobim) - participação
2003 Biscoito Fino Jobim Sinfônico - participação
1999 Velas CD Quarteto Jobim Morelenbaum (Quarteto Jobim Morelenbaum)
1995 Som Livre CD O tempo e o vento-Trilha sonora da minissérie (Tom Jobim) - participação
1995 BMG Ariola CD Tom Jobim: inédito (Tom Jobim) - participação
1993 Sony CD Antonio Brasileiro (Tom Jobim) - participação
1991 Som Livre CD Família Jobim (Tom Jobim) - participação
1986 PolyGram Passarim (Tom Jobim) - participação
Obras
A Mantiqueira range (c/ Ronaldo Bastos)
A luz do meu caminho (c/ Ronaldo Bastos)
Cheiro doce
Céu de estio (c/ Danilo Caymmi e Ronaldo Bastos)
Forever green (c/ Tom Jobim)
Isabela (c/ Gil Goldestein)
Maria é dia (c/ Shozo Ise, Tom Jobim e Ronaldo Bastos)
Moonrain (c/ Ronaldo Bastos)
O gato Teorema (c/ Danilo Caymmi)
Olho d’água (c/ Ronaldo Bastos)
Passarim (c/ Tom Jobim)
Saci (c/ Ronaldo Bastos)
Samba do Soho (c/ Ronaldo Bastos)
Tataravô (c/ Danilo Caymmi)
Valse