
Músico. Compositor. Maestro. Arranjador. Pianista.
Oriundo de família de músicos (com mais 11 irmãos) sua mãe Maria de Loudes Gondim (1901-1987) era pianista e compositora. O pai, José Leite era advogado e professor.
Teve suas primeiras aulas de piano com a irmão Maria Suzana. Suas irmãs Maria Margarida (compositora, pianista, arranjadora e cantora), Maria Guilhermina e Maria Suzana formavam o trio “As Três Marias” e integravam o cast da Rádio Clube de Fortaleza na década de 1940.
Em 1957 ganhou uma bolsa de estudo e foi para Salvador, Bahia, onde estudou com Pierrre Klose e Sebastian Brenda.
Em 1961graduou-se em piano.
Lecionou piano na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Católica de Salvador. Sua filha, Teca Gondim (Maria Thereza Pita Gondim – 1965) também é pianista e desenvolveu carreira em duo com o marido flautista Tota Portela (Antônio Carlos Portela da Silva – 1962).
No ano 2000, publicou pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia o libreto “3 Peças para piano”, no qual apareceram suas composições “Fim de tarde em Amargosa”, “Lacerdeska” (homenagem ao pianista Carlos Lacerda) e “Yuleska”, esta última, em homenagem ao maestro Yullo Almirante Brandão, cuja personalidade irriquieta, afirmou o escitor Jorge Amado, originou esse neologismo de Paulo Gondim.
Na década de 1960, o pianista Carlos Lacerda, interpretou de sua autoria “Yuleska” e “Fim de tarde em Amargosa”, ambas no disco “Piano de informal (e bossa)”.
Como pianista, apresentou a primeira audição na Bahia de “Rapsódia blues” o “Concerto em fá” de autoria de George Gershwin e também do concerto para piano e orquestra de Aran Khachaturian com a Sinfônica da Universidade Federal da Bahia.
Integrou o Madrigal da UFBA, participando de turnês e gravações no Brasil e nos Estados Unidos.
Atuou também como pianista do conjunto Música Nova da UFBA, tendo participado de festivais e gravações no Brasil, Alemanha, Paraguai e Uruguai.
Em 1983 participou do disco “A música de Almiro Adeodato de Oliveira”, no qual interpetou ao piano “Valsa Alessandra Pamponet” gravada ao vivo no teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia.
Em 1986, gravou o disco “Paulo Gondim – O pianista – Homenagem à Dona Maria de Lourdes Gondim – Minha mãe”. Neste LP interpretou de autoria de sua mãe “Sozinha”, “Alegria de viver”, “Caixinha de música”, “Entre espinhos”, “Farrapos de uma ilusão”, “Noite de São João”, “Menino teimoso” e “Travessuras”. Ainda neste disco incluiu de sua autoria “Romance”, “Noturno” e regravou “Fim de tarde em Amargosa”.
Entre 1996 e 1997, apresentou-se em recital solo em várias cidades dos Estados Unidos.
No ano de 1997 gravou o CD “Family album – Brazilian pianist – In concert”. Neste disco, lançado pelo selo americano Nevessa Production, interpretou obras de sua mãe: “Batuque”, “Páginas sem importância”, “Sublime resignação”, “Garoto decidido” e “Furacão”. Executou também uma composição de sua irmã Margarida Gondim “Evocando Viena” e interpretou “Bachiana brasileiras nº 4”, “Prelúdio” e “Ária”, composições de Heitor Villa-Lobos. Ainda neste CD, incluiu de sua autoria “Lacerdeska” (em homenagem ao pianista Carlos Lacerda) e “Improviso na sala três”, além de regravar “Yuleska” e “Fim de tarde em Amargosa”.
Nevessa Production
(vários)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.