3.002
©
©
Nome Artístico
Paulo César Pinheiro
Nome verdadeiro
Paulo César Francisco Pinheiro
Data de nascimento
28/4/1949
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Letrista. Poeta. Romancista. Autor teatral.

Filho do operário Samuel e da costureira Dona Célia.

Seus primeiros versos foram escritos na Enseada de Japuíba, Região de Angra dos Reis, cidade litorânea do Estado do Rio de Janeiro, onde o avô, João Antônio Francisco, o pescador Jango, morava.

Em 1959 a família mudou-se para o bairro de São Cristóvão, de onde só sairia 16 anos depois, e onde conheceu (na Praça Pinto Peixoto, apresentado pelo amigo Ná) o Joãozinho, também conhecido por João Babão, e mais tarde, João de Aquino, com quem compôs as suas primeiras músicas, ainda no início da década de 1960.

Lançou os seguintes livros (poesias, letras e romances) e um LP de poesias: “Canto Brasileiro” (Poemas e Canções, Edição: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, 1976), “Poemas Escolhidos” (Gravadora Emi-Odeon, LP); “Viola Morena” (Poesias, Editora Tempo Brasileiro, 1984), “Atabaques, Violas e Bambus” (Poesias, Editora Record, 2000), “Clave de Sal” (Poemas, Editora Gryphus, 2003), “Pontal do Pilar” (Romance, Editora Leya, 2009), Histórias das minhas canções” (Contos, Editora Leya, 2010), “Matinta, o Bruxo” (Romance, Editora Leya, 2011), “Poemúsica” (Poesias, Editora 7Letras, 2018), “Mil versos, mil canções” (Poesias, Editora 7Letras, 2019) e “Figuraças” (Crônicas, Editora 7Letras, 2019).

Teve encenadas as suas peças “Besouro Cordão de Ouro”, vencedora do “Prêmio Shell de Teatro” em 2006, e “Galanga Chico Rei”, em 2012.

Sobre sua obra de poemas e letras vários estudiosos publicaram estudos sobre o assunto, dentre os quais José Maria de Souza Dantas em “A Poética de Paulo César Pinheiro” (Editora Corujinha, 1975), “Paulo César Pinheiro, O Poeta da Esperança” (Editora José Olympio, 1981) e “Paulo César Pinheiro: Um Canto de Liberdade” (Coleção Poetas da Canção, Edições: Espaço Cultural Toca do Vinicius, 2000), e a jornalista paraense Conceição Campos em “A Letra Brasileira de Paulo César Pinheiro – Uma Jornada Musical” (Biografia musical, Editora Casa da Palavra, 2009).

Dados artísticos
Em 1964, compôs “Viagem” (c/ João de Aquino). No ano seguinte, iniciou uma parceria com Baden Powell. Ainda na década de1960, participou dos seguintes festivais:
1968: I Bienal do Samba (TV Record), com “Lapinha” (c/ Baden Powell), classificada 1º lugar. Nesse mesmo ano, a música foi gravada por Elis Regina;
1968: III Festival da Música Popular Brasileira (TV Record), com “A grande ausente” (c/ Francis Hime), defendida por Taiguara e classificada em 6º lugar;
1968: III Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com as canções “Sagarana” (c/ João de Aquino), interpretada por Maria Odete, e “Anunciação” (c/ Francis Hime), interpretada pelo MPB-4;
1969: IV Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com “Sermão” (c/ Baden Powell).
Em 1970, apresentou-se ao lado de Baden Powell em temporada de 15 dias em Paris (França). Ainda nesse ano, destacou-se como letrista, em suas parcerias com Baden Powell “Samba do perdão”, “Quaquaraquaquá” e “Aviso aos navegantes”, gravadas por Elis Regina, e “Refém da solidão” (c/ Baden Powell), gravada por Elizeth Cardoso. Também nesse ano, participou das trilhas sonoras de “O semideus”, novela da TV Globo (com 12 músicas), e “A vingança”, filme de Marcos Farias. Assinou, também, roteiros de shows de Baden Powell.
Voltou a participar de festivais, ainda na década de 1970:
1971: IV Festival Universitário da Música Popular (TV Tupi), com “E lá se vão meus anéis” (c/ Eduardo Gudin), defendida pelo conjunto Os Originais do Samba, classificada em 1º lugar;
1972: VII Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com “Diálogo” (c/ Baden Powell), que venceu um festival realizado na Espanha.
Em 1973, participou das trilhas sonoras de “Tati, a garota”, filme de Bruno Barreto, e “A teoria na prática é outra”, peça teatral de Antônio Pedro, montada no Teatro Princesa Isabel (RJ).
Em 1974, sua canção “Agora é Portela 74” (c/ Maurício Tapajós) foi gravada pelo conjunto MPB-4. Também nesse ano, assinou a versão do musical “Pippin”, encenado no Teatro Manchete (RJ). Ainda em 1974, gravou seu primeiro LP como intérprete de suas canções, “Paulo César Pinheiro”, com destaque para “Maior é Deus” (c/ Eduardo Gudin), “Bandoneon” (c/ Guinga), “Besouro mangangá” (c/ Baden Powell), “Viagem” (c/ João de Aquino), “Cicatrizes” (c/ Miltinho) e “Pesadelo” (c/ Maurício Tapajós).
Em 1975, casou-se com a cantora Clara Nunes. Nesse mesmo ano, lançou, com Marcia e Eduardo Gudin, o LP “O importante é que a nossa emoção sobreviva”, contendo suas canções “Veneno” e “Consideração”, ambas com Eduardo Gudin, e “Marcha-rancho” (c/ Maurício Tapajós e Eduardo Gudin), entre outras.
Em 1976, lançou, com Marcia e Eduardo Gudin, o LP “O importante é que a nossa emoção sobreviva nº 2”, com suas canções “Velho passarinho” (c/ Eduardo Gudin) e “Dança da força”, entre outras. Ainda nesse ano, publicou o livro de poemas “Canto brasileiro”.
Em 1978, escreveu músicas para a trilha sonora de “A batalha dos Guararapes”, filme de Paulo Thiago. Na área infantil, compôs “Pedrinho e Jabuticaba” (c/ Dori Caymmi), para a trilha sonora do programa “O sítio do pica-pau amarelo” (Rede Globo), e cinco músicas em parceria com Edu Lobo, para a trilha sonora do programa “Rá-tim-bum” (TV Cultura).
Em 1980, gravou mais um LP autoral, “Paulo César Pinheiro”, contendo “Minhas esquinas” (c/ João Nogueira), “Jogo de Angola” (c/ Mauro Duarte) e “Matita Perê” (c/ Tom Jobim), entre outras. Dois anos depois, publicou mais um livro de poemas, “Viola morena”.
Em 1983, lançou o LP “Poemas escolhidos”, registrando 33 poemas de sua autoria, entre os quais “Infância”, “Revelação” e “Fruta nativa”. Nesse ano, ficou viúvo de Clara Nunes.
Publicou, no ano seguinte, o livro “Viola morena”.
A canção “Voz unida”, de sua parceria com Maurício Tapajós, escrita em homenagem a Dalva de Oliveira e a Clara Nunes, foi a única canção inédita, entre clássicos da MPB, incluída no repertório do LP duplo “Há sempre um nome de mulher”, projeto realizado, em 1989, por Ricardo Cravo Albin para obter recursos para a “Campanha do Aleitamento Materno”. O disco, vendido apenas nas agências do Banco do Brasil, atingiu a marca de 600.000 cópias.
Em 1994, apresentou-se, com João Nogueira, em show gravado ao vivo e lançado no CD “Parcerias”. No repertório, 17 canções da dupla, como “Espelho”, “Eu, hein, Rosa”, “Poder da criação” e “Rio, samba, amor e tradição”, entre outras.
Em 1996, apresentou-se, com Marcia e Eduardo Gudin, no Sesc-Pompéia (SP). O espetáculo, “Tudo o que mais nos uniu”, realizado em comemoração aos 20 anos do primeiro show dos três artistas, foi gravado ao vivo e lançado em CD homônimo, contendo suas canções “Santo dia”, “O cristal e o marfim”, Velho casarão”, “Recado ao poeta” e “E lá se vão meus anéis”, todas em parceria com Eduardo Gudin, entre outras.
Em 2000, lançou mais um livro, “Atabaques, violas e bambus”. Ainda nesse ano, escreveu, em parceria com Geraldo Carneiro, as letras para a “Sinfonia do Rio de Janeiro”, composição de Francis Hime. O espetáculo, com idealização e argumento de Ricardo Cravo Albin, apresentado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi gravado ao vivo e lançado em CD e DVD pelo selo Biscoito Fino, com muito boa repercussão nacional e internacional.
Em 2003, lançou o livro “Clave de sal – Poemas do mar”. Nesse mesmo ano, recebeu, pelo conjunto da obra, o Prêmio Shell (23º da série), em espetáculo realizado no Teatro João Caetano (RJ), que reuniu Nana Caymmi, MPB-4, Sérgio Santos, Amélia Rabello e Renato Braz. Ainda em 2003, gravou o CD “O lamento do samba”, contendo 14 sambas inéditos, dos quais é autor da música e da letra, como “Estrela partida”, “Nomes de favela”, “Sublime paixão” e “Samba da tristeza”, além da faixa-título, entre outros. O disco marcou o lançamento do selo Quelé, iniciativa conjunta das gravadoras Biscoito Fino e Acari Records.
Lançou, em 2004, o livro “Atabaques, violas e bambus” (Editora Record).
Em 2006, estreou, no Centro Cultural Banco do Brasil, a primeira peça teatral de sua autoria, “Besouro Cordão de Ouro”, contando a história de “Waldemar de Tal”, o “Besouro-Mangangá”, uma lenda da capoeira. Para a trilha sonora do musical, compôs (músicas e letras) 14 canções. O espetáculo teve direção geral de João das Neves e direção musical de Luciana Rabello.
Em 2009, publicou o livro “Pontal do Pilar” (Editora Leya). Ainda em 2009 compôs um repertório de músicas inéditas relacionadas ao universo litúrgico afro-brasileiro para o lançamento do disco da cantora Glória Bomfim. Glória trabalhava em sua casa, possuindo grande talento musical, e por esse motivo, sua esposa, a cavaquinista Luciana Rabello, descobriu-lhe o talento, e ao seu lado, resolveu produzir o primeiro disco dela.
Nesse mesmo ano, a cantora Selma Reis gravou o CD “Poeta da voz”, contendo exclusivamente canções de sua autoria: “Banho de manjericão”, “As forças da Natureza” e “Minha missão”, todas com João Nogueira, “Bodas de vidro” e “Cordilheiras”, ambas com Sueli Costa, “Cicatrizes” (c/ Miltinho), “Bolero de Satã” (c/ Guinga), “Sem companhia” (c/ Ivor Lancelloti), “Vou deitar e rolar” (c/ Baden Powell), “Tô voltando” (c/ Maurício Tapajós), “Viagem” (c/ João de Aquino), “Velho arvoredo” (c/ Hélio Delmiro), “Portela na Avenida” (c/ Mauro Duarte), “Passatempo” e “Ofício”.
Lançou, em 2010, o livro “Histórias das minhas canções” (Editora Leya). Nesse mesmo ano, Edu Lobo gravou no CD “Tantas marés” as canções “Coração cigano”, “Primeira cantiga”, “Tantas Marés (Ex – Vestígios)”, “Qualquer caminho”, “Dança do corrupião” e “Perambulando”, todas de autoria dos dois. Ainda em 2010, Dori Caymmi registrou, no CD “Mundo de dentro”, as seguintes parcerias de ambos: “Quebra-mar”, “Rio Amazonas”, “É o amor outra vez”, “Chutando lata”, “Delicadeza”, “Dia de graça”, “Dança do tucano”, “Sem poupar coração”, “Flauta, sanfona e viola”, “Armadilhas de um romance”, “Saudade de amar” e a faixa-título, esta última com crédito também para Danilo Caymmi. Também 2010, Mario Adnet registrou no CD “O samba vai” as seguintes parcerias de ambos: “Dilema”, “Dois Orfeus”, “Valsa exaltação” e a faixa-título. Nesse mesmo ano, a cantora Maria Bethânia registrou no CD e DVD “Amor, Festa e Devoção”, suas canções “É o amor outra vez” (c/ Dori Caymmi), “Linha de caboclo” (c/ Pedro Amorim) e “Encanteria”.
Em 2011, a cantora Soraya Ravenle lançou o CD “Arco do tempo”, contendo exclusivamente canções de sua autoria: “Cristal lilás” e “Canta essa melodia”, ambas com Maurício Carrilho, “Toada do sol e da lua” e “Serena”, ambas com Pedro Amorim, “Sinhora” (c/ Roque Ferreira), “Lua candeia” (c/ Lenine), “Serenata antiga” (c/ Sérgio Santos), “Ninho de vespa” (c/ Dori Caymmi), “Jogo de fora”, “Carta branca” (c/ Baden Powell), “Viagem” (c/ João de Aquino), “Súplica” (c/ João Nogueira) e “Arco do tempo”. Nesse mesmo ano, numa parceria do Instituto Cultural Cravo Albin com o selo Discobertas, foi lançado o box “100 Anos de Música Popular Brasileira”, contendo quatro CDs duplos, com áudio restaurado por Marcelo Fróes da coleção  de oito LPs da série homônima produzida por Ricardo Cravo Albin, em 1975, com gravações raras dos programas radiofônicos “MPB 100 ao vivo” realizadas no auditório da Rádio MEC, em 1974 e 1975. O compositor participou do volume 8 da caixa, com sua canção “E lá vou eu” (c/ João Nogueira), na voz de Beth Carvalho. Também em 2011, suas canções “Retirança”, “Muito chão” e “Assunto de saudade”, todas com Danilo Caymmi, e ainda “Painel”, que contou também com Alice Caymmi na autoria, foram gravadas pelo parceiro no CD “Alvear”. Ainda nesse ano, Dori Caymmi lançou o CD “Poesia musicada”, contendo as seguintes parcerias inéditas de ambos: “Estrela de cinco pontas”, “Violeiro”, “Marinheiragem”, “Canto praieiro”, “Rede”, “Dona Iemanjá”, “Velho do mar (meu pai)”, “Vereda”, “Projeto de vida”, “Barco” e “Estrela verde”.
Considerado um dos maiores poetas da canção popular do Brasil, reuniu, ao longo de sua carreira, uma volumosa obra gravada por inúmeros cantores, contando, em 2011, com cerca de 1.100 músicas gravadas, além das inéditas, totalizando mais de 2.000 músicas compostas.
Em 2012, Maria Bethânia incluiu no repertório do CD “Oásis de Bethânia” suas canções “Salmo” (c/ Raphael Rabello) e “Carta de amor”.
Em 2013, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Canção, com “Carta de amor”, incluída no CD “Oásis de Bethânia”. Nesse mesmo ano, Sergio Santos lançou o CD “Rimanceiro”, dedicado exclusivamente a parcerias de ambos: “Aço e seda”, “Cabeça chata”, “Bandeira”, “Coração do mato”, “Canto da água”, “Ganga Zumbi”, “Jagunço”, “Kekerekê”, “Putirum”, “Onça pintada”, “Voz da noite, voz do dia”, “Quatro estrelas”, “Vidência” e a faixa-título.
Em 2014, a cantora Monica Salmaso lançou o disco “Corpo de Baile”, que trouxe quatorze músicas suas compostas em parceria com Guinga. Dentre elas, “Bolero de Satã”, “Noturna”, “Procissão da Padroeira”, “Nonsense” e “Sedutora”. Esta última, o levou a ser indicado ao 26º Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor canção. Mais uma vez, saiu vencedor.
Em 2015 ganhou o “Prêmio Melhor Canção / Compositores”, ao lado de Guinga, com o álbum “Corpo de Baile”, de Mônica Salmaso no “26° Prêmio da Música Brasileira” ocorrido no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 2017, Dori Caymmi lançou o disco “Voz de mágoa (música do Brasil)”, pela gravadora Acari Records em CD e LP, no qual foram incluídas 13 parcerias inéditas de ambos: “Voz de mágoa”, “Mina D’água”, “Viver na fazenda”, “Sombra”, “Preta velha”, “São Bento”, “Mudança de lua”, “Bico de pena”, “Canção sem fim”, “Disco”, “Padroeiro”, “Água do mar” e “Manhã de pescaria”.
Em 2018, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, realizou shows na Casa do Choro, no Rio de Janeiro, e lançou livro de poemas “Poemúsica”, pela editora 7 Letras. A idéia do livro foi inspirada por ele a fim de que os poemas ganhassem melodias dele mesmo. Desta forma se tornaram músicas pela inspiração de parceiros freqüentes como Dori Caymmi. “Poemúsica” reuniu 100 poemas. O poema que batizou o livro esteva alocado na introdução. Os outros 99 foram divididos de forma igualitária entre as três seções do livro, Poemétrica, Poemágica e Poemística, cada uma com 33 poemas.
No ano seguinte em 2019, foi lançada a edição do álbum “Chão de Terreiro”, da cantora Glória Bomfim pela Acari Records. O CD foi produzido e arranjado pelo violonista Rafael Mallmith, com 13 composições suas. No mesmo ano de 2019, em meio a uma arrumação em seu acervo, encontrou fonogramas inéditos de duas músicas feitas em parceria com Baden Powell. As canções, “Diálogo”, vencedora do Festival Internacional da Canção de 1972, e “Andarilho”, foram apresentadas na Casa do Choro na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião também celebrou seus 70 anos.
Ainda no ano de 2019 foi convidado pelo violinista Yamandú Costa para escrever as letras das melodias do CD “Vento Sul”, em que Yamandú apareceu pela primeira vez cantando suas composições. A parceria inédita rendeu 10 composições.

Durante a carreira lançou os seguintes discos:

“Paulo César Pinheiro” (Gravadora Emi-Odeon, 1974); “O importante é que a nossa emoção sobreviva Ao Vivo” (c/ Eduardo Gudin e Márcia – Gravadora Odeon, 1975); “O importante é que a nossa emoção sobreviva nº 2 – Ao Vivo” (c/ Eduardo Gudin e Márcia – Gravadora Emi-Odeon, 1976); “Paulo César Pinheiro” (Gravadora Emi-Odeon – vários intérpretes, 1980); “Poemas Escolhidos” (Gravadora Emi-Odeon, 1983); “Baden Powell & Paulo César Pinheiro” (História da Música Popular Brasileira – Grandes Compositores – Fascículo Abril Cultural, 1983); “Afros e Afoxés da Bahia” (c/ Edil Pacheco & vários intérpretes – Gravadora Polydor, 1988); “Parceria – João Nogueira e Paulo César Pinheiro – Ao Vivo” (Gravadora Velas, 1994); “Tudo o que mais nos uniu” (c/ Eduardo Gudin e Márcia – Gravadora Velas, 1996); “O Lamento do Samba” (Selo Quelé, 2003) e “Capoeira de Besouro” (Selo Quitanda, 2010).

Vencedor do “Grammy Latino” em 2002, na categoria de “Melhor Canção Brasileira”, em parceria com Dori Caymmi. No ano seguinte, em 2003, recebeu o “Prêmio Shell” pelo conjunto da obra.

Discografias
2010 Selo Quitanda CD Capoeira de Besouro
2003 Acari Records, Selo Quelé e Biscoito Fino CD O lamento do samba
1996 Velas CD Tudo o que mais nos uniu

(c/ Eduardo Gudin e Márcia)

1994 Velas CD Parceria - Ao vivo

João Nogueira e Paulo César Pinheiro.

1988 Gravadora Polydor LP Afros e Afoxés da Bahia

(c/ Edil Pacheco & vários intérpretes)

1983 Abril Cultural LP Baden Powell & Paulo César Pinheiro - História da Música Popular Brasileira – Grandes Compositores

Fascículo

1983 EMI-Odeon LP Poemas escolhidos
1980 EMI-Odeon LP Paulo César Pinheiro
1976 EMI-Odeon LP O importante é que a nossa emoção sobreviva nº 2 - Ao Vivo

(c/ Márcia e Eduardo Gudin)

1975 Odeon LP O importante é que a nossa emoção sobreviva - Ao Vivo

(c/ Márcia e Eduardo Gudin)

1974 Odeon LP Paulo César Pinheiro
1970 Gravadora Elenco LP As músicas de Baden Powell e Paulo César Pinheiro – Os Cantores da Lapinha
Obras
A flor das estradas (c/ Dori Caymmi)
A gafieira (c/ Lisa Ono)
A gente merece ser feliz c/ Ivan Lins
A grande ausente (c/ Francis Hime)
A mulher e o mar (c/ J. Maranhão)
A paixão e a jura (c/ Mauro Duarte)
A ponte (c/ Élton Medeiros)
A porta (c/ Dori Caymmi)
A velhice e a porta-bandeira (c/ Eduardo Gudin)
A volta (c/ Baden Powell)
A água e a pedra (c/ Paulo Valdez)
Aboio (c/ Sergio Santos)
Academia do Salgueiro (c/ Mauro Duarte)
Acalanto (c/ Edu Lobo)
Afrekêtê (c/ Edil Pacheco)
Agora Drummond (c/ João Nogueira)
Agora é Portela 74 (c/ Maurício Tapajós)
Ahiê (c/ João Donato)
Ainda (c/ César Costa Filho)
Alento
Alma aventureira (c/ Ivor Lancelotti)
Alma de criança (c/ Mauro Duarte)
Além de nós (c/ César Costa Filho)
Além do espelho (c/ João Nogueira)
Amazon river (c/ Dori Caymmi)
Amor alheio (c/ Ivor Lancelotti)
Amor perfeito (c/ Ivor Lancelotti)
Ana Luiza (c/ Tom Jobim)
Anabela (c/ Mário Gil)
Ando te amando tanto (c/ Theo de Barros)
Antes, durante e depois (c/ Paulo Valdez)
Anti-missa (c/ Ivor Lancelotti)
Anunciação (c/ Francis Hime)
Anuário (c/ Sérgio Santos)
Aparição (c/ Dori Caymmi)
Aprendizagem c/ Yamandú Costa
Ara-Keto (c/ Edil Pacheco)
Arco do tempo
Armadilhas de um romance c/ Dori Caymmi
Arrebentação (c/ Eduardo Gudin)
Artifício (c/ Mauro Duarte)
Artigos de luxo (Sergio Santos)
As forças da natureza (c/ João Nogueira)
As moças (c/ Paulinho Soares)
As verdades (c/ Baden Powell)
Assunto de saudade c/ Danilo Caymmi
Até eu (c/ Baden Powell)
Até jazz (c/ Joyce)
Auto de São Jorge Guerreiro (c/ Carlos Lyra)
Auto-retrato (c/ Ivor Lancelotti)
Aventura (c/ Mauro Duarte)
Aviso aos navegantes (c/ Baden Powell)
Aço e seda c/ Sergio Santos
Badauê (c/ Edil Pacheco)
Bafo de boca (c/ João Nogueira)
Baile familiar (c/ Eduardo Gudin)
Bandeira c/ Sergio Santos
Bandoneon (c/ Guinga)
Banho de manjericão (c/ João Nogueira)
Barco c/ Dori Caymmi
Bares da cidade (c/ João Nogueira)
Bate boca (c/ Edu Lobo)
Batendo a porta (c/ João Nogueira)
Beija-flor (c/ Mauro Duarte)
Beijos (sobre música de Chiquinha Gonzaga)
Bela cigana (c/ Ivor Lancelotti)
Bença, negro (c/ Márcio Proença)
Besouro Mangangá (c/ Baden Powell)
Besouro da Bahia (c/ João Nogueira)
Bico de pena (c/ Dori Caymmi)
Bodas de ouro (c/ Ivone Lara)
Bodas de vidro c/ Sueli Costa
Bolero de satã (c/ Guinga)
Borboleta (c/ Lisa Ono)
Brasil mestiço, santuário da fé (c/ Mauro Duarte)
Brasil nativo (c/ Danilo Caymmi)
Brasil precisa balançar (c/ Roberto Menescal)
Braço de boneca (c/ João Nogueira)
Brincadeira de roda (c/ Lisa Ono)
Cabaré (c/ Ivor Lancelotti)
Cabelos brancos (c/ Baden Powell)
Cabeça chata (c/ Sergio Santos)
Cabeça chata c/ Sergio Santos
Cabrocha da Mangueira (c/ Márcio Proença)
Cabrochinha (c/ Maurício Carrilho)
Cachaça de rolha (c/ João Nogueira)
Cadê Maria? (c/ Miltinho)
Cai dentro (c/ Baden Powell)
Calçadas (c/ Maurício Tapajós)
Camará (c/ Raphael Rabello)
Cancela (c/ Lisa Ono)
Cancioneiro (c/ Baden Powell)
Candeeiro encantado (c/ Lenine)
Cansaço (c/ Edmundo Souto)
Canta essa melodia c/ Maurício Carrilho
Cantador de rua (c/ Ivor Lancelotti)
Cantador latino (c/ Sivuca)
Cantiga da beira d'água (c/ Sirlan)
Canto da água c/ Sergio Santos
Canto das três raças (c/ Mauro Duarte)
Canto do beato louco (c/ Guinga)
Canto do trabalhador (c/ João Nogueira)
Canto dos homens (c/ Miltinho)
Canto para Nanã (c/ Lisa Ono)
Canto praieiro c/ Dori Caymmi
Canção do filho (c/ Baden Powell)
Canção do milagre (c/ Raphael Rabello)
Canção do velho cais (c/ Candinho)
Canção sem fim (c/ Dori Caymmi)
Capoeira coração (c/ Sombra)
Cargueiro (c/ Mario Gil)
Carioca da gema (c/ Mauro Duarte)
Carnaval (c/ Ângela Suarez)
Carnaval de rua (c/ Edil Pacheco)
Carrapato (João Lyra)
Carta ao poeta (c/ Baden Powell)
Carta branca c/ Baden Powell
Carta de amor
Carta de poeta (c/ Baden Powell)
Casa da lua cheia (c/ Claudio Nucci)
Casa encantada (c/ Ivor Lancelotti)
Casamento (c/ Ivor Lancelotti)
Caso (c/ Eduardo Gudin)
Catarina (c/ Paulinho Nogueira)
Cavaleiros santos (c/ João Nogueira)
Cavalo de batalha (c/ Miltinho e Zé Renato)
Caymmis (c/ Joyce)
Chama acesa (c/ Ivan Lins)
Chamada (c/ Hélio Delmiro)
Chavão (c/ Baden Powell)
Chico Preto (c/ João Nogueira)
Chorando as mágoas (c/ Guinga)
Chorando pela natureza (c/ João Nogueira)
Chorar de mal de amor (c/ Dori Caymmi)
Chorei (c/ Eduardo Gudin)
Choro (c/ José Paulo Aouila e Hélio Celso Suarez)
Choro nordestino (c/ Claudio Nucci)
Chorou, chorou (c/ João Donato)
Chutando lata c/ Dori Caymmi
Cicatrizes (c/ Miltinho)
Cigano (c/ Carlinhos Vergueiro)
Cinto cruzado (c/ Guinga)
Cobaia (c/ Miltinho)
Cofre vazio (c/ Raphael Rabello)
Coincidência (c/ Nivaldo Duarte)
Confesso (c/ Eduardo Gudin)
Conjunto de baile (c/ Eduardo Gudin)
Conquistador (c/ Maurício Tapajós)
Conselheiro (c/ Batatinha)
Consideração (c/ Eduardo Gudin)
Contentamento (c/ Mauro Duarte)
Contradição (c/ Élton Medeiros)
Conversa com o coração (c/ Guinga)
Coração cigano c/ Edu Lobo
Coração de malandro (c/ João Nogueira)
Coração do mato c/ Sergio Santos
Coração marinheiro (c/ Marcio Proença)
Coração sem saída (c/ Dori Caymmi)
Cordilheira (c/ Sueli Costa)
Coroa de areia (c/ Mauro Duarte)
Cristal lilás c/ Maurício Carrilho
Cão sem dono (c/ Sueli Costa)
Dança da força (c/ Guinga)
Dança do corrupião c/ Edu Lobo
Dança do tucano c/ Dori Caymmi
Dançador (c/ Tito Madi)
Dasaparição c/ Yamandú Costa
De palavra em palavra (c/ Miltinho e Maurício Tapajós)
De repente (c/ Maurício Tapajós)
Deixa (c/ Baden Powell)
Deixa teu mal (c/ Eduardo Gudin)
Delicadeza c/ Dori Caymmi
Depois dos Arcos (c/ Afonso Machado e Luiz Moura)
Derradeiro porto (c/ Eduardo Gudin)
Desafio (c/ Dori Caymmi)
Desenredo (c/ Dori Caymmi)
Desilusão de amor (c/ Sombra)
Despedida (c/ Baden Powell)
Desperdício (c/ Eduardo Gudin)
Deus e o diabo (c/ Joyce)
Dia de graça c/ Dori Caymmi
Dia de muito é véspera de nada (c/ Eduardo Gudin)
Dilema c/ Mario Adnet
Disco (c/ Dori Caymmi)
Diálogo (c/ Baden Powell)
Documento (c/ Eduardo Gudin)
Dois Orfeus c/ Mario Adnet
Dois amores (c/ Raphael Rabello)
Dois rivais (c/ Eduardo Gudin)
Dom de passarinho (c/ Edil Pacheco)
Dona Iemanjá c/ Dori Caymmi
Dora das 7 portas (c/ João Nogueira)
Dos navegantes (c/ Edu Lobo)
E lá se vão meus anéis (c/ Eduardo Gudin)
E lá vou eu (c/ João Nogueira)
Elegia (c/ Baden Powell)
Encanteria
Entidade c/ Yamandú Costa
Espelho (c/ João Nogueira)
Essa conversa (c/ Eduardo Gudin)
Essa moça (c/ Mario Gil)
Essa é pra quem bebe (c/ Wilson das Neves)
Estranhos (c/ Tito Madi)
Estrela da manhã (c/ João Nogueira)
Estrela da terra (c/ Dori Caymmi)
Estrela de cinco pontas c/ Dori Caymmi
Estrela guia (c/ Sivuca)
Estrela partida
Estrela polar c/ Dori Caymmi
Estrela verde c/ Dori Caymmi
Estória (c/ Theo de Barros)
Eu não tenho ninguém (c/ Baden Powell)
Eu quero estar com você (c/ Claudio Nucci)
Eu sei que vou chorar (c/ Baden Powell)
Eu, heim? (c/ César Costa Filho)
Eu, hein, Rosa (c/ João Nogueira)
Evangelho (c/ Dori Caymmi)
Falei e disse (c/ Baden Powell)
Faz tempo (c/ Maurício Tapajós)
Fecho de ouro (c/ Carlos Lyra)
Feitiçaria (c/ Miltinho)
Feito de saudade (c/ João de Aquino)
Ferro de passar (c/ Baden Powell)
Figa de guiné (c/ Baden Powell)
Figuraça (c/ Cristóvão Bastos)
Filha da vizinha (c/ Maurício Tapajós)
Filosofia de amor (c/ Deusdete Maranhão e Jota Maranhão)
Flauta, sanfona e viola c/ Dori Caymmi
Flor ardente (c/ Mario Gil)
Flor da Bahia (c/ Dori Caymmi)
Flor das estradas (c/ Dori Caymmi)
Flor do sono (c/ Raphael Rabello)
Flor no lago (c/ Francis Hime)
Fogo de Chão c/ Yamandú Costa
Força nova (c/ Tito Madi)
Fraqueza (c/ César Costa Filho)
Frase de adeus (c/ Joyce)
Ganga Zumbi c/ Sergio Santos
Grumari (c/ Alberto Arantes)
Guararapes (c/ Dori Caymmi)
Guarida (c/ César Costa Filho)
Guerreira (c/ João Nogueira)
Havana-me (c/ Joyce)
Herança (c/ Francis Hime)
Hino - Mordaça (c/ Eduardo Gudin)
História antiga (c/ Dori Caymmi)
Homenagem à Velha Guarda (c/ Sivuca)
Iaiá (c/ Cristóvão Bastos)
Ilha Brasil (c/ Joyce)
Ilusão (c/ Dori Caymmi)
Ilusão maior (c/ Eduardo Gudin)
Ilê Ayê (c/ Edil Pacheco)
Imperatriz Leopoldinense (c/ Mauro Duarte)
Ingênuo (sobre música de Pixinguinha e Benedito Lacerda)
Irerê (c/ César Costa Filho)
Iô Iô (c/ João Nogueira)
Jagunço c/ Sergio Santos
Jogo de Angola (c/ Mauro Duarte)
Jogo de fora
Jograis (c/ Ivor Lancelotti)
Juparana (c/ Joyce)
Justiça (c/ Eduardo Gudin)
Kekerekê c/ Sergio Santos
Labirintos (c/ Eduardo Gudin)
Lapinha (c/ Baden Powell)
Lenda praieira (c/ Mario Gil)
Levante (c/ Miltinho)
Leão do norte (c/ Lenine)
Lindalva (c/ Francis Hime)
Linha de caboclo c/ Pedro Amorim
Litoral do sol (c/ Lisa Ono)
Lobo do mar (c/ Hélio Celso Suarez)
Lua candeia c/ Lenine
Luz da manhã (c/ Francis Hime)
Luz e sombra (c/ Ivor Lancelotti)
(c/ Mario Gil)
Lágrima Vadia c/ Yamandú Costa
Maior é Deus (c/ Eduardo Gudin)
Mais coração (c/ Miltinho e Zé Renato)
Mal de raiz (c/ Miltinho)
Maldição de Ravel (c/ Guinga)
Malê de Balê (c/ Edil Pacheco)
Mangueira Estação Primeira (c/ Mauro Duarte)
Manhã de pescaria (c/ Dori Caymmi)
Mar corrente (c/ Theo de Barros)
Maracanã (c/ Francis Hime)
Marca (c/ Sergio Santos)
Marcha-rancho (c/ Eduardo Gudin e Maurício Tapajós)
Mares (c/ Maurício Carrilho)
Maria Fernanda de Sá (c/ Eduardo Gudin)
Maria da beira do rio (c/ Ivor Lancelotti)
Marinheiragem c/ Dori Caymmi
Martírio (c/ Raphael Rabello)
Matita Perê (c/ Tom Jobim)
Melodia Sinuosa c/ Yamandú Costa
Menino Deus (c/ Mauro Duarte)
Mercador de siri (c/ Dori Caymmi)
Mesa redonda (c/ Baden Powell)
Mestre Marçal (c/ Zé Trambique e Wilson das Neves)
Meu castigo
Meu pai falou tá falado (c/ Eduardo Gudin)
Mina D’água (c/ Dori Caymmi)
Mineira (c/ João Nogueira)
Minha missão (c/ João Nogueira)
Minhas esquinas (c/ João Nogueira)
Mocidade independente (c/ Mauro Duarte)
Monograma (c/ Cristóvão Bastos)
Morcega (c/ Ângela Suarez)
Mordaça (c/ Eduardo Gudin)
Morena (c/ Maurício Carrilho)
Moreninha (c/ Vicente Barreto)
Mudança de lua (c/ Dori Caymmi)
Muito chão c/ Danilo Caymmi
Mulata faceira (c/ João Nogueira)
Mulher da vida (c/ Raphael Rabello)
Mundo de dentro c/ Dori Caymmi e Danilo Caymmi
Muzenza (c/ Edil Pacheco)
Mãe África (c/ Sivuca)
Mãos vazias (c/ Eduardo Gudin)
Música no ar c/ Dori Caymmi
Na volta que o mundo dá (c/ Vicente Barreto)
Navio fantasma (c/ Francis Hime)
Negro mar (c/ Dori Caymmi)
Ninho de vespa (c/ Dori Caymmi)
Noel, rosa do samba (c/ Johnny Alf)
Nome de guerra (c/ Joyce)
Nomes de favela
Non sense (c/ Guinga)
Nossa cachaça (c/ Ivor Lancelotti)
Nosso homem em Três Pontas (c/ Dori Caymmi)
Noturna (c/ Guinga)
Nova raiz (c/ Laís Bezerra)
Nove luas (c/ Mario Gil)
Novelo (c/ Joyce)
Novo novelo (c/ Sueli Costa)
Nunca mais (c/ Mauro Duarte)
Não demore (c/ Roberto Riberti e Eduardo Gudin)
O centauro
O cristal e o marfim (c/ Eduardo Gudin)
O homem dos 40 (c/ João Nogueira)
O importante é que nossa emoção sobreviva (c/ Eduardo Gudin)
O lamento do samba
O poder da criação (c/ João Nogueira)
O que é que o samba tem (c/ Ângela Suarez)
O samba (c/ Lisa Ono)
O samba não sai de cartaz (c/ Vicente Barreto)
O samba vai c/ Mario Adnet
O tempo que eu era criança (c/ Wilson das Neves)
Ofício
Ogum é quem sabe (c/ Dori Caymmi)
Oju Obá (c/ Edil Pacheco)
Olha o que ela fez (c/ Eduardo Gudin)
Olha quem chega (c/ Eduardo Gudin)
Olho d'água
Olodum (c/ Edil Pacheco)
Olori (c/ Edil Pacheco)
Onça pintada c/ Sergio Santos
Orixá (c/ Lisa Ono)
Ou tudo ou nada (c/ Martinho da Vila)
Outras mulheres (c/ Joyce)
Outro quilombo (c/ Mario Gil)
P. T. Saudações (c/ Afonso Machado)
Paciência (c/ Baden Powell)
Padroeiro (c/ Dori Caymmi)
Pai (c/ Baden Powell)
Painel c/ Danilo Caymmi e Alice Caymmi
Paixão (c/ Raphael Rabello)
Pano pra manga (c/ Rosa Passos)
Papéis antigos (c/ Tito Madi)
Paraíba do Norte, Maranhão (c/ João Nogueira)
Partida (c/ João de Aquino)
Partido rico (c/ João Nogueira)
Passarinhadeira (c/ Guinga)
Passatempo
Pedra falsa (c/ Mauro Duarte)
Pedrinho (c/ Dori Caymmi)
Pedrinho e Jabuticaba (c/ Dori Caymmi)
Peito aberto (c/ Raphael Rabello)
Pelas ruas da cidade
Pelo bem da vida (c/ Carlos Lyra)
Peneira e tempero (c/ Edil Pacheco)
Perambulando
Perdão (c/ Maurício Tapajós e Mauro Duarte)
Peregrino (c/ Ivor Lancelotti)
Pergaminhos (c/ Ivor Lancelotti)
Pesadelo (c/ Maurício Tapajós)
Ploquet pluft nhoque (c/ Dori Caymmi)
Poder da criação (c/ João Nogueira)
Poeira, cinza e fumaça (c/ Ivan Lins)
Poeta (c/ Márcio Proença)
Ponto (c/ Baden Powell)
Ponto de vista (c/ Raphael Rabello)
Ponto do caboclo desengano (c/ Alfredo Bessa e João de Aquino)
Por gratidão (c/ Guinga)
Portela na avenida (c/ Mauro Duarte)
Porto Santo (c/ Sueli Costa)
Porto de Araújo (c/ Guinga)
Pra minha filha (c/ Ivor Lancelotti)
Pra ninguém chorar (c/ Edmundo Souto)
Pra que ciúme (c/ João Nogueira)
Pra valer (c/ Baden Powell)
Pra você não chorar (c/ César Costa Filho)
Praia dos Araçás (c/ Walter Santos)
Praia nova (c/ Lisa Ono)
Preciso de um tempo (c/ Miltinho)
Predestinado amor (c/ Maurício Carrilho)
Preguiçosa (c/ Edu Lobo)
Prenda Minha c/ Yamandú Costa
Preta velha (c/ Dori Caymmi)
Primeira cantiga c/ Edu Lobo
Primeira mão (c/ João Nogueira)
Proclamação (c/ Miltinho)
Projeto de vida c/ Dori Caymmi
Promessa quebrada (c/ Eduardo Gudin)
Provérbio (c/ Eduardo Gudin)
Punhal (c/ Guinga)
Putirum c/ Paulo César Pinheiro
Pára com isso (c/ Ângela Suarez)
Quadrão (c/ Guinga)
Qualquer caminho c/ Edu Lobo
Quando o sol raiar (c/ Hélio Delmiro)
Quaquaraquaqua (c/ Baden Powell)
Quarup (c/ Joyce)
Quatro elementos (c/ Joyce)
Quatro estrelas c/ Sergio Santos
Quebra-mar c/ Dori Caymmi
Queixa antiga (c/ Cristóvão Bastos e Luciana Rabello)
Quem já esteve só
Quem é da noite canta (c/ Tito Madi)
Rainha do mar (c/ Mario Gil)
Rainha morena (c/ Maurício Tapajós)
Rancho da Natureza (c/ Mauro Duarte)
Rastro de perfume (c/ Ivor Lancelotti)
Recado ao poeta (c/ Eduardo Gudin)
Receita de samba (c/ Joyce)
Recompensa (c/ Márcio Proença)
Rede c/ Dori Caymmi
Refém (c/ Baden Powell)
Refém da solidão (c/ Baden Powell)
Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô (c/ João Nogueira)
Rei do Carnaval (c/ Ivan Lins)
Rendas de prata (c/ Mario Gil)
Requebra, morena (c/ Mauro Duarte)
Reserva de domínio (c/ Mauro Duarte)
Resgate (c/ Mauro Duarte)
Resta sobre o bar (c/ Guinga e Maurício Tapajós)
Resíduos (c/ Eduardo Gudin)
Retirança c/ Danilo Caymmi
Retrato de saudade (c/ Raphael Rabello)
Retrato falado (c/ Eduardo Gudin)
Revés (c/ Maurício Carrilho)
Rimanceiro c/ Sergio Santos
Rimas (c/ Baden Powell)
Rio Amazonas c/ Dori Caymmi
Rio de Janeiro (c/ Alberto Arantes)
Rio, flor do mar (c/ Hélio Celso Suarez)
Rio, samba, amor e tradição (c/ João Nogueira)
Robô do mar (c/ Hélio Celso Suarez)
Rocinha (c/ João Nogueira)
Roda de choro (c/ José Paulo Aouila e Hélio Celso Suarez)
Rolou
Rosa vermelha (c/ Sueli Costa)
Rotina de lar (c/ Maurício Tapajós)
Saci (c/ Guinga)
Sagarana (c/ João de Aquino)
Saideira (c/ Martinho da Vila)
Salabim (c/ Edu Lobo)
Salmo (c/ Raphael Rabello)
Salmo c/ Raphael Rabello
Samba da esperança (c/ João de Aquino e Maurício Carrilho)
Samba da ilusão
Samba da tristeza
Samba de enredo (c/ Lisa Ono)
Samba de fato (c/ Moacyr Luz)
Samba de roda na beira do mar (c/ Mario Gil)
Samba do perdão (c/ Baden Powell)
Samba pra Elis (c/ Joyce)
Samba pra Mangueira (c/ Sergio Santos)
Samba pro João Gilberto (c/ Maurício Tapajós)
Sangue novo (c/ Ivor Lancelotti)
Santa Rita da Serra (c/ Sergio Santos)
Santa voz (c/ Baden Powell)
Santo dia (c/ Eduardo Gudin)
Sapato mole (c/ Maurício Tapajós e Mauro Duarte)
Sargaço mar (c/ Dori Caymmi)
Saudade Boa c/ Yamandú Costa
Saudade de amar (c/ Dori Caymmi)
Saudade de amar c/ Dori Caymmi
Saudade do Rio (c/ Dori Caymmi)
Saudades da Guanabara (c/ Moacyr Luz e Aldir Blanc)
Saudades de solteiro (c/ João Nogueira)
Saudações (c/ Egberto Gismonti)
Segredo quebrado (c/ Sueli Costa)
Sem companhia (c/ Ivor Lancelotti)
Sem pena de mim (c/ Maurício Tapajós)
Sem poupar coração c/ Dori Caymmi
Serena c/ Pedro Amorim
Serenata antiga c/ Sérgio Santos
Serenata carioca (c/ Lisa Ono)
Serenata da noite (Ivor Lancelotti)
Serenata da saudade (c/ Raphael Rabello)
Sereno (c/ Hélio Celso Suarez, Lisa Ono e Armando Araújo)
Sermão (c/ Baden Powell)
Serra Branca (c/ Dori Caymmi)
Serrinha (c/ Mauro Duarte)
Sete cordas (c/ Raphael Rabello)
Sete cores (c/ Edu Lobo)
Sinhora c/ Roque Ferreira
Soberano (c/ Ivor Lancelotti)
Sombra (c/ Dori Caymmi)
Sonhos de Natal - Samba enredo da G. R. E. S. Tradição (c/ João Nogueira)
Sopro c/ Yamandú Costa
Sozinho (c/ Eduardo Gudin)
Sublime paixão
Submerso (c/ Mario Gil)
Sujeição (c/ Eduardo Gudin)
São Bento (c/ Dori Caymmi)
São Jorge (c/ Claudinho Azeredo)
Súplica (c/ João Nogueira)
Talismãs (c/ Ivor Lancelotti)
Talvez (c/ Francis Hime)
Tambores
Tantas marés c/ Edu Lobo
Tati, a garota (c/ Dori Caymmi)
Teatro de Revista (c/ Eduardo Gudin)
Tempo de chuva (c/ Francis Hime)
Terremoto (c/ João Donato)
Toada brasileira (c/ Ivor Lancellotti)
Toada do sol e da lua c/ Pedro Amorim
Tocaia de cobra (c/ Carlinhos Vergueiro)
Todas as canções (c/ Raphael Rabello)
Todos os santos (c/ Joyce)
Tom brasileiro (c/ Paulo André Barata)
Tomara (c/ Novelli e Maurício Tapajós)
Trabalhadores do Brasil (c/ João Nogueira)
Traz a vida pro sereno (c/ Edil Pacheco)
Três curumins (c/ Dori Caymmi)
Tô aqui te esperando (c/ Maurício Tapajós)
Tô por aí (c/ Eduardo Gudin)
Tô voltando (c/ Maurício Tapajós)
Um novo amor chegou (c/ Wilson das Neves)
Um ser de luz (c/ João Nogueira e Mauro Duarte)
União da Ilha do Governador (c/ Mauro Duarte)
Vale a pena (c/ Sueli Costa)
Valsa de realejo (c/ Guinga)
Valsa do trovador (c/ Cristóvão Bastos e Luciana Rabello)
Valsa exaltação c/ Mario Adnet
Valsa maldita (c/ Guinga)
Velha Guarda da Mangueira (c/ Miltinho)
Velha poeira (c/ Élton Medeiros e Luiz Moura)
Velhice da porta-bandeira (c/ Eduardo Gudin)
Velho arvoredo (c/ Hélio Delmiro)
Velho botequim (c/ Alberto Arantes)
Velho casarão (c/ Eduardo Gudin)
Velho do mar meu pai
Velho marujo (c/ Sombra)
Velho passarinho (c/ Eduardo Gudin)
Velho piano (c/ Dori Caymmi)
Vem morena (c/ Danilo Caymmi)
Veneno (c/ Eduardo Gudin)
Vento Sul c/ Yamandú Costa
Vento bom (c/ Eduardo Gudin)
Vento bravo (c/ Edu Lobo)
Vereda c/ Dori Caymmi
Viagem (c/ João de Aquino)
Vida em comum (c/ Miltinho)
Vidência c/ Sergio Santos
Viola de prata (c/ Joyce)
Violeiro c/ Dori Caymmi
Violão (c/ Sueli Costa)
Violão de madeira (c/ Eduardo Gudin e Paulinho Nogueira)
Violão vadio (c/ Baden Powell)
Violão vagabundo (c/ Baden Powell)
Viver na fazenda (c/ Dori Caymmi)
Você virou fumaça (c/ Edil Pacheco)
Volta morena (c/ João Lyra)
Voltei (c/ Baden Powell)
Vontade de chorar (c/ Ivor Lancelotti)
Vovô Sobral (c/ João Nogueira)
Voz (c/ Sérgio Santos)
Voz da noite, voz do dia c/ Sergio Santos
Voz de mágoa (c/ Dori Caymmi)
Vozes d'África (c/ Ivor Lancelotti)
Vozes e tons (c/ Vicente Barreto)
Xingu (c/ João Nogueira)
Zoeira (c/ Joyce)
À flor da pele (c/ Maurício Tapajós e Clara Nunes)
Água do mar (c/ Dori Caymmi)
Água do moinho (c/ Lisa Ono)
Água do vintém (sobre música de Chiquinha Gonzaga)
É de lei (c/ Baden Powell)
É melancolia (c/ Eduardo Gudin)
É o amor outra vez c/ Dori Caymmi
Última cena (c/ Miltinho)
Última forma (c/ Baden Powell)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB – A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009. 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014. 4ª ed. EAS Editora, 2020.

BRITO, José Domingos de. (Org.). Mistérios da Criação Literária: Literatura e Música. São Paulo: Editora Tiro de Letra, 2015.

CAMPOS, Conceição. A letra brasileira de Paulo César Pinheiro: uma jornada musical. Rio de Janeiro: Editora Casa da Palavra, 2009.

COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.

DANTAS, José Maria de Souza Dantas. A Poética de Paulo César Pinheiro.  Rio de Janeiro: Editora Corujinha, 1975.

DANTAS, José Maria de Souza Dantas. Paulo César Pinheiro, O Poeta da Esperança. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1981.

DANTAS, José Maria de Souza Dantas. Paulo César Pinheiro: Um Canto de Liberdade. Rio de Janeiro: Coleção Poetas da Canção. Rio de Janeiro: Edições Espaço Cultural Toca do Vinicius, 2000.

ECHEVERRIA, Regina Lico. Furacão Elis. São Paulo: Editora Globo, 1994.

Crítica

O Compositor Paulo César Pinheiro costuma se apresentar como filho de Nelson Cavaquinho. Não precisa nem do teste de DNA. As identidades estão evidentes, seja naquele tom de voz de quem canta apesar de tudo, seja no talento inigualável para o trato com as palavras. O dom de escrever letras magistrais, o mangueirense Nelson direcionou quase todo para um sentimento entre a melancolia e o ceticismo que beirou o folclore e rendeu canções memoráveis. Mesmo assumindo uma herança desse porte, o “filho” Paulo César pediu passagem e foi adiante. O resultado de tanto destemor aparece em versos espalhados por mais de mil letras com parceiros tão distintos quanto o silencioso Baden Powell e o iracundo Aldir Blanc. Pinheiro sem parar, mas o faz em sentido bem diverso do que costuma jorrar da linha de montagem da indústria fonográfica.

Letrista que forjou seus primeiros versos sob a ensolarada inspiração de Angra dos Reis, Paulo César Pinheiro amadureceu a verve noitadas nos bares da vida. Que esses dois extremos não enganem o ouvinte: no caminho, desenvolveu uma rígida disciplina de trabalho. Compôs para cinema, teatro, novelas de TV. Tratou de temas como o carnaval, em especial sua Portela querida, foi às vezes lírico, às vezes certeiro como um bom Neves, dividiu 13 das 14 canções do CD “O Som Sagrado de Wilson das Neves”. E ainda ficaram de fora sambas suficientes para mais uns três discos. Que venham o quanto antes.

Pedro Tinoco