
Compositor. Arranjador. Pianista. Produtor musical.
Entre 1984 e 1987, participou do grupo Cão Sem Dono, ao lado de Marcos Sacramento, Paulo Brandão e Bernardo Quadros. Neste mesmo ano, compôs e produziu a trilha sonora para o filme “A propósito do Rio – Três histórias dos anos oitenta”, de Roberto Moura, último filme estrelado por Grande Otelo.
Em 1985, trabalhou como técnico de som direto, compositor, arranjador e produtor da trilha sonora da série de documentários “Commodities – Coffee and Sugar”, produzidos para as televisões inglesas Channel Four e BBC. Ainda neste ano, compôs, arranjou e produziu a trilha sonora do média-metragem para a televisão “DDA – Dosagem diária aceitável”, dirigido por Frederico Fullgraff para a televisão alemã ZDF. O filme foi premiado no “Festival de Cinema Ecológico de Nova Déli”.
No ano de 1986, fazendo parte do grupo Cão Sem Dono, lançou o LP “Cão sem dono”, pelo selo Boas Produções e Gravações Ltda, no qual atuou como produtor e arranjador, além de compositor. O disco contou com a participação de Clara Sandroni e foi lançado no Rio de Janeiro e em várias capitais do país.
Nas décadas de 1980 e 1990, compôs, arranjou e produziu diversas trilhas sonoras para jingles, filmes e video documentários e filmes institucionais para várias empresas como Vale do Rio Doce, Docenave, Banco Nacional, Senai, Senac, Multiterminais, Alfandegados do Brasil, Instituto Nacional de Câncer e Enciclopédia Britânica, entre outros.
Em 1999, trabalhou como produtor musical, arranjador e tecladista do CD “Marlene – Estrela da vida”, lançado pela Leblon Records. Neste mesmo ano, foi produtor associado e compôs a maioria das músicas presentes no CD “Caracane”, de Marcos Sacramento, lançado pela Dabliú Discos, que contou com arranjos e produção musical de Antônio Saraiva. Ainda em 1999, foi diretor musical, arranjador e compositor de músicas adicionais para a trilha musical do filme de longa-metragem “A hora marcada”, de Marcelo Taranto, com Gracindo Júnior, Osmar Prado, Cássia Kiss, Fábio Assumpção, Othon Bastos, Esther Góes, Beth Goulart e Tonico Pereira.
No ano 2000, atuou como pianista, compositor e arranjador do CD “Tempo algum – Paulo Baiano na voz de Clara Sandroni”, no qual a cantora carioca interpretou composições exclusivamente de sua autoria. Ainda neste mesmo ano, foi produtor, compositor e arranjador do CD “A lenda do rei Sebastião – Registros sonoros do Maranhão”, disco que reuniu gravações originais de lendas e cantos do Maranhão, captadas em 1979 e reprocessadas com técnicas digitais.
Como compositor, tem parcerias com Suely Mesquita, Marcos Sacramento, Mathilda Kóvak e Sergio Natureza.
Suas composições foram gravadas por Lenine, Clara Sandroni, Marcos Sacramento, grupo Cão Sem Dono, Marlene, Rita Peixoto e Carlos Fuchs.
No ano de 2005 sua composição “À margem”, parceria com Sergio Natureza, foi interpretada por Lenine no disco “Um pouco de mim – Sergio Natureza e amigos”. Neste mesmo ano compôs a trilha sonora do documentário “Um bonde chamado Santa Teresa”, de Jorge Ferreira.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.