0.000
Nome Artístico
Paulinho Manahú
Nome verdadeiro
Paulo Roberto Manahú
Data de nascimento
12/8/1954
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Nasceu no bairro de Vilar Novo, no município de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

Deficiente visual a partir do ano de 2004, em decorrência do diabetes.

Recebeu da Câmara Municipal de Nova Iguaçu a comenda “Celebridade Popular”.

No ano de 2013 foi citado em verbete no livro “Frutos da Terra: Sambas e Compositores Iguaçuanos”, organizado por Otair Fernandes e Edna Inácio da Silva e Silva, publicado pelo Núcleo LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas), da UFFRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

Dados artísticos

Em 1969 ingressou na Ala de Compositores do Grêmio Recreativo e Bloco Carnavalesco Boêmios de Irajá, onde também passou a fazer parte da Ala da Pilantragem, além de atuar na função de Diretor de Alas. Por essa época, também passou a fazer parte da Ala de Compositores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Manguinhos. Neste período conheceu o compositor Cadeia, o qual considerava seu principal incentivador.

No ano de 1979 passou a compor samba-enredo para o Bloco Carnavalesco Anjos da Guarda de Belford Roxo. Entre este ano, de 1979, até o ano de 1986, ganhou por quatro vezes a disputa interna deste bloco.

Em 1983, ingressou na Ala de Compositores do Grêmio Recreativo e Bloco Carnavalesco Leão de Nova Iguaçu, onde, no ano de 1989, quando o bloco já se encontrava na categoria de Escola de Samba, foi a campeã de seu grupo com um samba de sua autoria. Por essa época, começou a fazer parte das alas de compositores das Escolas de Samba Inocentes de Belford Roxo e Império Serrano.

No ano 2000 compôs com Marcos Cabeça Branca e Zé Ferreira o samba-enredo “Canhões de Guararapes”, com o qual a Escola de Samba Império Serrano foi a campeão do Grupo de Acesso, retornando ao Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Com este mesmo samba-enredo ganhou o prêmio “Estandarte de Ouro”, do Jornal O Globo.

Bibliografia Crítica

FERNANDES, Otair e SILVA, Inácio da Silva (Organizadores). Frutos da Terra: Sambas e Compositores Iguaçuanos. Rio de Janeiro: Núcleo LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas – UFRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), 2013.