0.000
Nome Artístico
Paulinho Cardoso
Data de nascimento
31/03/1968
Local de nascimento
Caxias do Sul, RS
Dados biográficos

Acordeonista.
Aos oito anos de idade, iniciou seus estudos musicais.
Aos doze anos, Ingressou no instituto Musical João Sebastian Bach, onde estudou técnica e teoria musical por dois anos.
Aperfeiçoou sua técnica de interpretação com o maestro Eleonardo Caffi, com quem estudou também acordeom cromático.
Estudou harmonia e improvisação com o professor e guitarrista Edílson Ávila, em Porto Alegre.

Dados artísticos

Em 1991, iniciou um trabalho de duo de acordeon, ao lado do acordeonista e maestro Oscar dos Reis. O projeto foi desenvolvido por dois anos, período em que se apresentaram por todo o estado do Rio Grande do Sul e no festival nacional de acordeonista em São Paulo. O duo atuou junto a nomes como Osvaldinho do Acordeon , Dominguinhos, Waldonis e Renato Borguetti.
Obteve destaque dentro do cenário musical nativista no Rio Grande do Sul, onde participou, como compositor e instrumentista, de festivais como o Califórnia da canção de Uruguaiana, Musicanto Sul-americano de Santa Rosa, e Moenda de Santo Antônio.
Trabalhou com músicos e intérpretes nativistas, entre eles César Passarinho, Rui Biriva, Neto Fagundes, Elton Saldanha, João de Almeida Neto, Sérgio Rojas, Leopoldo Rassier, e Fernando Corona.
Em 1996, passou a morar em Florença, na Itália, onde desenvolveu um trabalho de música instrumental e popular brasileira, apresentando-se em várias casas de shows na Itália e em outros países da Europa, como Suíça, Áustria, Alemanha e Espanha.
Na mesma época, desenvolveu também um trabalho instrumental de duo com o violinista cubano Ruben Chaviano, mesclando gêneros, como o chorinho e o baião, à musica caribenha.
Em 1999, voltando a morar no Brasil, desenvolveu, na cidade de Caxias do Sul (RS), um trabalho de música instrumental, que resultou em um CD, lançado como o grupo Pimenta do Reino.