3.002
Nome Artístico
Paula Morelenbaum
Nome verdadeiro
Regina Paula Martins Morelenbaum
Data de nascimento
31/7/1962
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora.

É casada com o instrumentista, arranjador e maestro Jaques Morelenbaum.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1979, como uma das integrantes do grupo vocal Céu da Boca. Com o conjunto, gravou os discos “Céu da boca” (1981) e “Baratotal” (1982) e realizou shows por todo o Brasil.

Em 1984, foi convidada por Antônio Carlos Jobim para integrar a Banda Nova. Trabalhou com o compositor durante 10 anos, gravando os discos “Passarim”, “Antonio Brasileiro” e “Tom Jobim: inédito”, atuando como vocalista e solista. Também com o compositor, apresentou-se no Brasil, Japão, Europa, Canadá e Estados Unidos, destacando-se concertos realizados no Carnegie Hall e no Lincoln Center.

Em 1989, fez parte da montagem do musical “Lamartine para inglês ver”, de Antônio de Bonis, cantando e representando, ao lado dos atores Vera Holtz, Guida Vianna e Fábio Junqueira.

No ano seguinte, cantou com Tom Jobim em um show dedicado a Vinicius de Moraes, posteriormente transformado no CD “Tom canta Vinicius”. Ainda em 1990, iniciou sua carreira solo em Nova York, apresentando-se em diversos clubes de jazz, como o Birdland, acompanhada por músicos americanos.

Em 1993, lançou seu primeiro CD solo, “Paula Morelenbaum”, produzido por Jaques Morelenbaum, que participou também como instrumentista e arranjador em algumas faixas. O disco incluiu canções de Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rita Lee, Arrigo Barnabé, Paulo Jobim, José Miguel Wisnik, Gershwin e Vinicius de Moraes. Nesse mesmo ano, foi contemplada com o Prêmio Sharp de Música, na categoria Revelação Feminina Pop Rock.

Em 1994, realizou o show “Chica-chica-boom-chic”, apresentando parte do repertório de Carmen Miranda, numa leitura contemporânea, com arranjos de sua autoria. Excursionou com o show por todo o Brasil.

No ano seguinte, formou, com Paulo Jobim, Daniel Jobim e Jaques Morelenbaum, o Quarteto Jobim Morelenbaum, com o qual se apresentou no Brasil, Estados Unidos e Europa, e lançou, em 1999, o CD “Quarteto Jobim Morelenbaum”.

Atuou, ainda, em produções como o CD “Smoochy”, de Ryuichi Sakamoto, em songbooks produzidos por Almir Chediak e na trilha sonora de Antonio Pinto para o filme “Menino maluquinho”, de Helvécio Raton.

Em 2002 lançou, com Jaques Morelenbaum e Ryuichi Sakamoto o CD “Casa”, gravado na casa de Antonio Carlos Jobim, autor de todas as músicas registradas no disco.

Em 2003, apresentou-se com o Jaques Morelenbaum e Ryuichi Sakamoto pela Europa, onde participou dos festivais de jazz de Montreux, Viena, Coliseu de Lisboa e do Porto, Roma e Milão, entre outros, e nos Estados Unidos. A turnê gerou o CD “A day in New York” (Morelenbaum2/Sakamoto).

Em 2004, lançou o CD “Berimbaum”, contendo releituras eletrônicas de obras de Vinicius de Moraes: “Consolação”, “Berimbau” e “Canto de Ossanha”, todas com Baden Powell, “Insensatez”, “Brigas nunca mais” e O nosso amor”, todas com Tom Jobim, “Você e eu” (c/ Carlos Lyra), “Desalento” (c/ Chico Buarque), “Seule” (c/ Pixinguinha), “Tomara” e “Medo de amar”.

Em 2008, lançou o CD “Telecoteco – Um sambinha cheio de bossa”, contendo pérolas da música brasileira do período anterior à bossa nova, como “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá e Antonio Maria), “O samba e o tango” (Amado Régis), “Um cantinho e você” (José Maria de Abreu e Jair Amorim), “Ilusão à toa” (Johnny Alf), “Telecoteco” (Murilo Caldas e Marino Pinto), “Sei lá se tá” (Alcydes Pires Vermelho e Walfrido Silva), “O que vier eu traço” (Alvaiade e Zé Maria) e “Luar e batucada” (Tom Jobim e Newton Mendonça), entre outras, além de “Love is Here to Stay” (George & Ira Gershwin). O disco contou com a participação especial de Ryuichi Sakamoto, João Donato, Marcos Valle, Bajofondo, Jaques Morelenbaum, Leo Gandelman e Chico Pinheiro, e teve show de lançamento nos espaços Tom Jazz, em São Paulo, e Mistura Fina, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Teatro Tom Jobim (RJ), na série “Concertos para Amazônia”, com a participação especial de Jaques Morelenbaum.

Lançou, em 2010, o CD “Bossarenova”, gravado com a SWR Big Band de Stuttgart, formada por dezesseis músicos de sopro e quatro de base, com produção e arranjos de Ralf Schmid. No repertório, “Águas de Março” e “Chovendo na roseira”, ambas de Tom Jobim, “Mas que nada” e “Vem morena vem”, ambas de Jorge Benjor, “O que é bossa nova (Trecho da prosa)” (Vinicius de Moraes), “O morro não tem vez” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Tempo de amor” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Tarde em Itapoã” (Toquinho e Vinicius de Moraes), “Setembro” (Ivan Lins e Gilson Peranzzetta), “Modinha (Seresta No. 6)” (Heitor Villa-Lobos), “Para que chorar (Ich Grolle Nicht)” (Robert Shumann e Heirich Heine, vrs. Arthur Nestrovski), “Blackbird” (John Lennon e Paul McCartney) e a faixa-bônus “Soul Bossa Nova” (Quincy Jones). Gravado parte em Stuttgart, parte no Rio, em 2009, o disco contou com a participação do trompetista alemão Joo Kraus, e dos músicos brasileiros Jaques Morelenbaum, Lula Galvão e Portinho, além do pianista e arranjador Ralf Schmid. Em parceria com João Donato, lançou, também em 2010, o CD “Água”, contendo as canções “Flor de maracujá”, “Café com pão”, “Muito à vontade”, “Mentiras” e “E muito mais”, todas de João Donato e Lysias Ênio, “Lugar comum”, “A paz” e “Tudo tem”, todas de João Donato e Gilberto Gil, “A rã” (João Donato e Caetano Veloso), “Ahiê” (João Donato e Paulo César Pinheiro), “Entre amigos” (João Donato e Mongo Santamaria) e “Everyday” (João Donato e Norman Gimbel). Nesse mesmo ano, dividiu o palco do Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico (RJ) com Paula Morelenbaum, em show de lançamento do CD “Água”. O espetáculo contou com a participação do grupo Paraphernalia.

Em 2014, apresentou-se no Espaço Sesc, no Rio de Janeiro, acompanhada de Marcos Valle.

Discografias
2010 Biscoito Fino Bossarenova (Paula Morelenbaum, SWR Big Band e Ralf Schmid)
2010 Água (João Donato e Paula Morelenbaum) – Biscoito Fino – CD
2008 Universal CD Telecoteco – Um sambinha cheio de bossa
2004 Universal Music CD Berimbaum
2003 Universal CD A day in New York

Morelenbaum2/Sakamoto

2002 Sony Music CD Casa

Morelenbaum2/Sakamoto

2000 CD Tom canta Vinicius (Faixas "Valsa de Eurídice", "Serenata do adeus", "Derradeira primavera", "Você e eu" e "Ela é carioca")

(Participação como solista:)

1999 Velas CD Quarteto Jobim Morelenbaum

Quarteto Jobim Morelenbaum

1999 Lumiar Discos CD Songbook Chico Buarque (Faixa "Teresinha")

(Participação como solista:)

1996 Lumiar Discos CD Songbook Antonio Carlos Jobim (Faixa "Canção em modo menor")

(Participação como solista:)

1995 Pererê Records CD A festa do menino maluquinho (Faixa "Valsa do tempo")

(Participação como solista:)

1995 BMG/Ariola CD Tom Jobim-inédito (Faixas "Por causa de você", "Derradeira primavera" e "Canção do amor demais")

Tom Jobim

1993 Globo Columbia CD Antonio Brasileiro (Atuação como solista na faixa "Chora coração")

Tom Jobim

1993 Camerati CD Paula Morelenbaum
1993 Lumiar Discos CD Songbook Dorival Caymmi (Faixa "Adeus da esposa")

(Participação como solista:)

1993 Lumiar Discos CD Songbook Vinicius de Moraes (Faixa "Por toda minha vida")

(Participação como solista:)

1991 Som Livre CD Família Jobim

Tom Jobim

1986 PolyGram LP, CD Passarim (Atuação como solita na faixa "Isabela")

Tom Jobim

1982 PolyGram LP Baratotal

Céu da Boca

1981 PolyGram LP Céu da boca

Céu da Boca

Shows
2014 Espaço Sesc, RJ Paula Morelenbaum e Marcos Valle.
2010 Água - Paula Morelenbaum & João Donato. Show de lançamento do CD - Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
2008 Paula Morelenbaum. Série “Concertos para Amazônia”. Teatro Tom Jobim, Rio de Janeiro.
2008 Telecoteco – Um sambinha cheio de bossa. Show de lançamento do disco - Mistura Fina, Rio de Janeiro.
2008 Telecoteco – Um sambinha cheio de bossa. Show de lançamento do disco. Tom Jazz, São Paulo.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

FUSCALDO, Chris. Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira. Rio de Janeiro: Editora Garota FM Books, 2018. 2ª ed. Idem, 2020.