5.001
Nome Artístico
Patrick de Jongh
Nome verdadeiro
Patrick Lois de Jongh Doria Martins
Data de nascimento
21/6/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Músico. Multi-instrumentista (violino elétrico e acústico, violão e percussão). Compositor.

Oriundo de família musical, o pai, brasileiro, tocador amador de violão e mãe holandesa, pianista e professora. Tendo também a irmã mais nova, Stephanie (cantora e compositora) e o irmão, Bryan (DJ profissional e produtor musical).

Nascido no Rio de Janeiro, passou parte da infância na Holanda.

A família radicou-se na cidade de Brasília.

Começou a tocar violino (clássico) aos 11 anos. Estudou violino com Juan Sarudiansky (argentino) e com a professora Valeska Hadelich, na Universidade de Brasília.

Aos 15 anos passou a estudar violão.

Compôs trilhas sonoras para filmes.

Dados artísticos

Ainda criança, participou no Teatro Nacional de Brasília do “Concurso de Novos Talentos”, no qual ganhou o “1º Lugar” entre os três mil inscritos.

Em 1994 compôs a sua primeira música intitulada “Choro perdido”.

Como compositor tem parcerias inéditas com Guinga, o qual o convidou por duas vezes a participar como violinista em seu show em Brasília e uma segunda vez para uma gravação de TV. Também foi convidado de Guinga, e em suas aulas de violão no “Curso Internacional de Verão”, de Brasília.

Como convidado especial participou de shows de João Donato e Toots Thielmans, além de ter tocado, informalmente, com o violonista Lula Galvão e o compositor Billy Branco.

Apresentou-se em show solo no Parque da Cidade, em Brasília.

Obras
Choro perdido
Bibliografia Crítica

KOIDIN, Julie. Os Sorrisos do Choro – Uma jornada musical através de caminhos cruzados. São Paulo: Global Choro Music, 2011.