5.001
©
Nome Artístico
Patrick Angello
Nome verdadeiro
Patrick de Oliveira Angelo
Data de nascimento
12/5/1984
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (violonista). Arranjador. Diretor musical. Professor. Compositor.

Criado no bairro do Méier, no subúrbio do Rio de Janeiro. Desde pequeno frequentava as rodas de choro semanais na casa de seu avô, o bandolinista e compositor Altair do Bandolim, o Azedinho.

No ano de 2000 iniciou seus estudos de violão no Centro Cultural Meu Kantinho, do professor e Violonista Cloves do Violão. Nesse mesmo ano passou a ter aulas na escola Bandolim de Ouro, com Dino 7 Cordas.

Foi professor de Música na Casa Oliveira de Música, no Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Em 2002 ganhou o prêmio de “Melhor Instrumentista” no “Festival CEFET de Música”, em que foi avaliado pelo banco de jurados da Escola de Música Villa-Lobos.

A partir de 2003 integrou o conjunto de choro Chapéu de Palha, com o qual gravou o CD “Sempre”, lançado pelo selo MEC. Com eles acompanhou diversos artistas do cenário da música nacional, como: Miltinho, Carmem Costa, Luís Vieira, Roberto Silva, Altamiro Carrilho, Raul de Barros, Nelson Sargento, Paulo Marquês, Ellen de Lima, Dalmo Castelo, Elza Soares, Durval Ferreira, Beth Carvalho.

Em 2004 fez uma excursão na China com o conjunto Samba tipo Exportação. Nesse mesmo ano começou um projeto com seus amigos Abel Luis e Luciano Badá, com apresentações semanais no bar Chico’s, no Rio de Janeiro, em que receberam convidados como: Severino Araujo, Cláudio Camunguelo, Mário Pereira, Xangô da Mangueira, Vó Maria, Kleber Saião, Neco do Violão, entre outros.

Em 2005 participou do projeto “Sambando e Chorando” no Teatro Joao Caetano, no Rio de Janeiro.

Em 2006 integrou a banda do espetáculo musical “Aracy Cortes – a Rainha da Praça Tiradentes”, escrito por Alexandre Guimarães, com direção de Rogério Fabiano e Cláudio Lins.

Em 2007 excursionou pelo Ceará, apresentando-se com um grupo de choro. A partir desse mesmo ano, integrou a banda de músicos da artista e educadora Bia Bedran, participando do musical “As Histórias de Um João de Barro”.

Em 2008 viajou para Foz do Iguaçu, onde participou de programas da tevê.

No ano de 2009 foi convidado pelo artista Gabriel Cavalcante para fazer os arranjos de seu primeiro disco “O que vai ficar Pelo Salão” (Independente).

Nos anos de 2012, 2013 e 2014 realizou uma turnê pela Europa com o seu Trio de Música Instrumental, apresentando-se no “Ascona Jazz Festival” e “Montreaux Jazz Festival”, na Suíça. Também fizeram apresentações na Itália e na Alemanha.

Em 2013 participou das gravações do CD “Beatriz” (Savalla Records), de Bia Bedran.

Em 2014 gravou com o professor e compositor Bruno Castro o CD “Rio de Cordas” (Ronaldinho do Cavaquinho).

Em 2015 foi convidado para fazer a direção musical do show de “Dona Ivone Lara”, como integrante do Trio de Cordas. Nesse mesmo ano fez a direção musical do espetáculo infantil “O Boi de Lambreta”. Ainda em 2015 fez um show como músico acompanhador em uma feira musical em Budapeste, na Hungria.

Em 2016 participou, como solista, do show “Jogo do Silêncio”, de Edinho Santa Cruz, na sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro.

Em 2017, ao lado atriz Fernanda Misailidis, foi responsável pelas composições e direção musical do show “Mosaico de Mim”.

Em 2018 foi convidado para fazer os arranjos e a direção musical do show “Cobra coral”, de Leandro Fregonesi, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano participou da gravação do DVD “Samba Social Clube – Nova Geração Vol. 2”.

Acompanhou artistas como Elza Soares, Beth Carvalho, Ademilde Fonseca, Roberto Silva, Fafá de Belém, Carmem Costa, Miltinho, Altamiro Carrilho, Durval Ferreira, Amélia Rabello, entre outros.

Em 2024 lançou seu primeiro álbum de violão solo, intitulado “Violão afro-brasileiro”, com nove faixas autorais, em homenagem à Mata Atlântica, com a participação especial de Carlos Papá, líder espiritual do povo Guarani Mbyá, na faixa “Oxóssi Caboclo”.

Discografias
2024 Kuarup CD Violão afro-brasileiro
2003 MEC CD Sempre

(com o grupo Chapéu de Palha)

Obras
Bossa verde c/ Dom Oliveira
Sem pressa c/ Fernanda Misailidis
Separação c/ Fernanda Misailidis