0.000
Nome Artístico
Patricia Bastos
Nome verdadeiro
Patricia Christiane Guedes Bastos
Local de nascimento
Macapá, AP
Dados biográficos

Cantora.
Incentivada pela mãe, Oneide Bastos, participou de vários festivais infantis.
Começou sua formação vocal no coral Vozes do Amapá. Mas tarde estudou violão e música erudita no Conservatório Walkiria Lima.
Participou de oficinas de canto ministradas pelas professoras Marina Monarca, Joana Cristina e Francine Lobo.

Dados artísticos

 

Inicialmente tocou nos bares em sua cidade natal, nos quais se apresentava ao lado de artistas como Zé Miguel, Osmar Junior e Vanildo Leal, entre outros.

Integrou, por cinco anos, a banda Brinds, quando deixou a banda para seguir carreira solo, apresentando-se em vários espaços culturais e importantes casas noturnas locais, entre as quais China Town e Carinhoso.

Em 1997 foi a vencedora do “I Festival da Canção Amapaense” com a música “Bárbaro soneto”, de Ademir Pedrosa e Enrico Di Miceli.

No ano 2000 classificou-se em primeiro lugar no “Festival internacional de Goiás” (Festsinha) com a composição “Valsa de ciranda”, de Haroldo Pedrosa, Enrico Di Miceli, Aldo Gatinho e Joel Elias. Com a mesma música, no ano seguinte, ganhou o prêmio de “Melhor Intérprete” do “Festival de Tatuí”, em São Paulo, com a música “Valsa de ciranda” em júri composto por Ana de Holanda, Theo de Barros, Osmar Barutti e Alceu Valença entre outros. Neste mesmo ano foi classificada para a etapa final do “Festival dos Festivais”, realizada no teatro São Pedro, na cidade de São Paulo.capital.

Em 2002 lançou o CD “Pólvora e fogo”. Participou como convidada especial de Nico Rezende, Boca livre, Lô Borges, Biafra, Nilson Chaves. Apresentou-se com os instrumentistas Sebastião Tapajós e Joaquim França.

Em 2003 ganhou, na categroria de “Melhor Intérprete” o prêmio no “Festival de Boa Esperança”, em Minas Gerais. Neste mesmo ano foi uma das finalistas no “Festival de Avaré” e no “Festival São José do Rio Pardo”, ambos em São Paulo. 

No ano de 2004 lançou o disco “Patrícia Bastos ao vivo”, gravado em shows realizados no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, CD no qual reuniu algumas de suas interpretações do disco anterior e novas interpretações para clássicos jazzísticos internacionais.

Em 2008 apresentou-se com Lula Barbosa e Nathan Marques, participou do show em homenagem aos 50 anos de Joãozinho Gomes e Val Milhomem. Neste mesmo ano lançou o terceiro disco, “Sobre tudo”, CD no qual interpretou “Cruzada de amor” (Carlin de Almeida e Mauro Mendes), “Um” (Felipe Cordeiro, Marcelo Sirotheau e Joãosinho Gomes), “Relicário” (Leandro Dias e Felipe Cordeiro), “Mais valsa” (Floriano e Jorge Andrade), “Bandalismo da razão” (Marcelo Sirotheau e Zé Maria), “Trovar, trovar” (Floriano e Jorge Andrade), “Brasil, etc e tal” (Marcelo Sirotheau e Leandro Dias), “Peito vazio” (Cartola e Élton Medeiros), “Pontal do cais” (Leandro Dias e Felipe Cordeiro), “Não apenas de passagem” (Leandro Dias e Jorge Andrade), “Anjo roubado” (Renato Motha e Vanderlei Timóteo) e “Valsa pálida”, composta por Leandro Dias e Felipe Cordeiro, além da faixa-título “Sobre tudo”, de autoria de Renato Motha. No ano seguinte, em 2009, foi contemplada pelo “Projeto Pixinguinha de Editoração” e gravou o CD “Eu sou caboca”.

Em 2010 fez turnê, pelo “Projeto SESC Amazônia das Artes”, junto a Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes em seis capitais brasileiras com o show “Timbres e Temperos”.

No ano de 2012 lançou o CD “Zulusa”, no qual interpretou as faixas “Canoa voadeira” (Allan Carvalho e Ronaldo Silva), “U amassu i u dubradú” (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes), “Zulusa” (Celso Viáfora e Joãozinho Gomes), “Linha cruzada” (Leandro Dias e Carla Cabral), “Incatu” (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes), “Miss tempestade” (Vítor Ramil e Ricardo Corona), “No laguinho” (Paulo Bastos), “Causou” (Dante Ozzetti e Luiz Tatit), “Mais uma” (Felipe Cordeiro e Júnia Vale), “Mal d eamor” (Val Milhomem e Joãozinho Gomes), “Rodopiando” (Ronaldo Silva), “O batuque” (Amadeu Cavalcanti e Joãozinho Gomes), “Ribeirinho” (Guinga e Paulo César Pinheiro” e “Boi de rua”, de Floriano em parceria com o poeta Jorge Andrade.

 

Discografias
2012 Independente 78 Zulusa
2009 Projeto Pixinguinha Editoração CD Eu sou caboca
2008 Independente CD Sobre tudo
2004 Independente CD Patricia Bastos ao vivo
2002 Independente CD Pólvora e fogo
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: 2ª ed. Esteio Editora, 2010.