
Cantor. Compositor.
Aos 6 anos de idade, começou a cantar na noite, ao lado do pai, em Candeias (BA).
Aos 13 anos, insatisfeito com a mudança de sua família para Lagarto (SE), saiu de casa com o pretexto de visitar a irmã em sua cidade natal, Candeias (BA). Lá, um amigo tecladista o convidou para cantar, apresentando-se ao seu lado. Nunca mais então voltou pra casa. Posteriormente, seu amigo tecladista parou de tocar, e Pablo parou temporariamente também. Chegou a trabalhar como vendedor de picolé, frutas e verduras.
Começou a carreira em 2002.
É considerado o principal criador do ritmo arrocha. Em seus shows, na Bahia, costumava animar o público usando o verbo “arrocha” no imperativo. A palavra transformou-se então na denominação do estilo musical.
Aos 15 anos, recebeu um convite para ser integrante, como vocalista, da banda Asas Livres. No grupo, começou as primeiras experimentações com o ritmo arrocha e chegou a vender mais de um milhão de discos.
Na sequência, formou, junto com Nelsinho, parceiro musical desde a banda Asas Livres, o Grupo Arrocha, que gravou 4 CDs e 1 DVD, e ganhou projeção nacional, apresentando-se em programas como “Domingão do Faustão”, da Rede Globo de Televisão. O grupo depois foi reformulado e, com a saída de Nelsinho, passou a se chamar Pablo & Grupo Arrocha.
Em 2010, completando 10 anos de carreira, com 9 CDs e 3 DVDs gravados em suas bandas, iniciou carreira solo com o título “Pablo, a voz romântica”.
No mesmo ano, gravou um DVD ao vivo na cidade de Aracaju (SE), por sua gravadora independente.
Em 2011, lançou seu segundo CD, gravado ao vivo no Bahia Café Hall, em Salvador (BA).
Em 2012, participou de apresentações e gravações de artistas renomados do carnaval de Salvador, como Grupo Parangolé, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Harmonia do Samba, Chiclete com Banana, Ása de Águia, entre outros.
Em 2012, foi contratado pela gravadora Som Livre, e gravou mais um DVD ao vivo, com participações especiais de Claudia Leitte, que compôs uma música especialmente para a ocasião, Fátima Leão, Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Tattau, do Grupo Araketu, Alinne Rosa e Marco Antônio.
Na mesma época, o arrocha, criado por ele, passou a ser incluído em gravações de artistas de outros segmentos, principalmente da música sertaneja, tornando-se definitivamente um sucesso nacional.
Em 2013, foi convidado por Rick e Renner para participar de DVD ao vivo da dupla.
No mesmo ano, realizou participação especial em show da dupla João Neto e Frederico, na casa de shows Woods Bar, em São Paulo (SP).
Ainda em 2013, realizou participação especial na gravação de DVD da Banda Limão com Mel.
Entre 2014 e 2015, considerado o maior nome da música baiana na época, figurou entre as primeiras colocações em rádios das regiões norte e nordeste, e apresentou-se nos principais programas de TV aberta do Brasil, cantando sucessos como “Pecado de Amor”, “Baby”, “A Casa ao Lado”, “Quase me chamou de amor”, “Fui Fiel” e “Malhado e Gostoso”.
Em 2018, integrando o time dos principais nomes da gravadora Som Livre, lançou o disco “Pablo e Amigos no Boteco”, com show dirigido pelo cineasta Chico Kertesz, e com participações especiais de Marcos e Belutti, em “Gosto De Ressaca”, Roberta Miranda, em “Você Quem Vai Chorar”, Henrique e Diego, em “Mente Pra Me Agradar”, e Zezé Di Camargo e Luciano no bônus “Nem favo nem mel”.