
Pianista. Compositor.
Nasceu no dia 22 de julho de 1893. Descende de família de músicos, sendo filho dos pianistas Antônio Frederico Cardoso de Meneses e Sousa e Judite Ribas, portuguesa da cidade do Porto. Pai da grande pianista, intérprete de Ernesto Nazareth, Carolina Cardoso de Meneses e irmão do violinista Antônio Cardoso de Meneses.
Vindo de família de pianistas ilustres, já tocava em casas de chope do Rio de Janeiro no início do século XX. Conhecido nos meios musicais como “pianeiro”, usava como nome artístico apenas Meneses Filho, em lembrança do pai (embora não tivesse o mesmo nome dele). Integrou diversos ranchos e sociedades carnavalescas, tais como: Sociedade Dançante Carnavalesca Paladinos Brasileiros e Grupo Dançante Carnavalesco Tome Abença da Vovó. Foi pianista do famoso rancho fundado pelo pai de Sinhô (e ao qual o próprio “Rei do Samba” esteve vinculado), o Kananga do Japão, desde 1915. Não gravou discos nem se apresentou em programas de rádio, deixando como registro de sua obra partituras de suas composições. Uma delas, o tango “El Rey de la pelota”, foi dedicado ao primeiro grande craque e ídolo do futebol brasileiro, Artur Friedereich.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.