5.002
Nome Artístico
Oscar Nelson Safuán
Nome verdadeiro
Oscar Nelson Safuán
Data de nascimento
21/9/1943
Local de nascimento
San Estanislao (Santani), Paraguai
Data de morte
28/5/2007
Dados biográficos

Instrumentista. Violeiro. Violonista. Compositor. Arranjador.  

Começou a se interessar pela música ainda criança tocando órgão e depois violão.  

Em 1961, foi seguir a carreira artística no Brasil.  

Em 1992, voltou a morar em Assunção, no Paraguai. 

Dados artísticos

 

Iniciou a carreira artística por volta de 1961, quando criou o trio Filhos do Paraguai, tocando em casas noturnas e em rádios de Assunção (Paraguai).  

Em 1962, formou o então intitulado trio “Los Tres Soles”, e com ele no vocal, terceira voz do trio, primeiro clarinete e harpa; Dario Duarte, na segunda voz, segunda guitarra e clarinete; e Antonio Gill, no vocal e maracas. Mudaram-se então para o Brasil, sediando-se, primeiro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), depois na capital paranaense, Curitiba, fazendo apresentações em restaurantes. 

Na sequência, passaram a atuar em São Paulo, onde entrou em contato com artistas paraguaios ali radicados, tais como Luis Bordon.  

Em 1971, teve a sua canção natalina “Festa de Jesus”, composta com Luis Bordon, gravada por Luis Bordon no LP “O Natal e a harpa de Luis Bordon”, da gravadora Continental.  

Em 1974, começou a fazer pesquisas sobre a música paraguaia, desenvolvendo combinações rítmicas que resultariam na fusão da polca paraguaia com a guarânia.  

Em 1977, criou um novo ritmo na música paraguaia, a “Avanzada”.  

Em 1979, participou, tocando harpa, do LP instrumental “O Cantar do Uirapuru – As mais lindas polcas e chamamés”, da gravadora Uirapuru/CBS, lançado pelo maestro Itapuá, e que incluiu suas composições “Rosedal de Mi Tierra (Roseiral de Minha Terra)” e “Sobre as Águas de Itaipú”, com Itapuã, e “Despertar Nativo”, parceria com Luis Bordon.  

Morando muito tempo em São Paulo, aproximou-se da música sertaneja e fez arranjos para diferentes duplas, entre as quais Milionário e José Rico, Cézar e Paulinho, Chitãozinho e Xororó, Chico Rey e Paraná, e Roberta Miranda.  

Também participou como instrumentista de inúmeras gravações de artistas sertanejos.  

Em 1980, teve as composições “El Arpa Y La Danza de Mi Tierra” e “Anivena Upeicha Yoly (Travessura de Yoly)”, parceria com Luis Bordon, e “Tema Paraguayo”, “Pytumby Yave (Ao Cair da Noite)” e “Paraguay 80”, gravadas pelo harpista Luis Bordon no LP “Paraguay 80”, da gravadora Continental.  

Em 1981, tocou harpa e violão no LP “Os cowboys andarilhos”, lançado pela dupla Carlos Cezar e Cristiano, pelo selo Brasil Rural.  

No mesmo ano, tocou requinto no LP “Capa de revista”, lançado pela dupla Gilberto e Gilmar pela Copacabana. 

Ainda em 1981, fez a versão da guarânia “Ai Irmãozinho Meus”, de T. Villarreal, e compôs a guarânia “Maria Maria”, ambas gravadas pelo cantor Donizeti no LP “O menino boiadeiro”, de selo Laço/Ariola.  

Também no mesmo ano, teve a canção rancheira “Farrapo de Mulher”, com Duduca e Dalvan, gravada no LP “Super Homem”, lançado pela dupla Duduca e Dalval pelo selo Sertanejo/Chantecler. 

Em 1983, a guarânia “Despertar Nativo”, com Luis Bordon, foi gravada pela dupla Chrystian e Ralf no LP “Quebradas da noite” do selo Premier/RGE.  

No mesmo ano, a dupla Duduca e Dalvan gravou sua canção rancheira “Vestido Branco”, composta em parceria com Dalvan, Duduca e Wandré Pires, no LP “Anistia de amor”, do selo Sertanejo/Chantecler.  

Em 1984, tocou violão em todas as faixas, harpa nas faixas “Amor explosivo”, de Ourival Siriano, Bandeirante e Madalena de Castro, e “Porteira fechada”, de Dr. Vivaldo, Ana Lúcia e Donizete, e requinta na faixa “Criado mudo (Grito de agonia)”, de José Venâncio e Ana Lúcia, do LP “Irmãs Freitas – Vol. 5”, lançado pelas Irmãs Freitas pela Continental. 

No mesmo ano, o nome do gênero criado por ele, “Avanzada”, foi gravado por Taiguara no LP “Canções de amor e liberdade”, do selo Alvorada/Chantecler.  

Em 1985, tocou violão base no LP lançado pelas Irmãs Galvão pela Chantecler. 

Em 1987, tocou viola, harpa e requinto no LP “Chico Rey & Paraná – Vol. 5”, lançado pela Chantecler pela dupla Chico Rey e Paraná.  

Em 1986, a guarânia “Nuvem” foi gravada pelo cantor Dalvan no LP “Novo rumo” do selo Alvorada/Chantecler.  

Em 1988, tocou harpa e requinto no LP da dupla João Mineiro e Marciano, lançado pela gravadora Copacabana.  

Em 1992, voltou a morar em Assunção (Paraguai) e assumiu o cargo de diretor artístico da gravadora Indústria Fonográfica – IFSA; mas voltou, posteriormente, ao Brasil.

Obras
Ai Irmãozinho Meus c/ T. Villarreal
Anivena Upeicha Yoly Travessura de Yoly
Despertar Nativo c/ Luis Bordon
El Arpa Y La Danza de Mi Tierra c/ Luis Bordon
Farrapo de Mulher c/ Duduca e Dalvan
Festa de Jesus c/ Luis Bordon
Maria Maria
Nuvem
Paraguay 80
Pytumby Yave Ao Cair da Noite
Rosedal de Mi Tierra Roseiral de Minha Terra
Sobre as Águas de Itaipú c/ Itapuã
Tema Paraguayo
Vestido Branco c/ Dalvan, Duduca e Wandré Pires