
Compositor. Violonista.
Trabalhava nos Correios como carteiro.
Conhecido por fazer versos de improviso, cantando e tocando modinhas ao violão. Em 1915 compôs “Pierrô e Colombina” (ou “Paixão de Pierrô”), grande sucesso no carnaval daquele ano e também no seguinte. Esta composição ao que parece, foi apresentada em primeira audição pública numa batalha de confete na Rua Dona Zulmira em Vila Izabel pela banda do Grupo do Camisa Preta. A valsa foi tão cantada pelas ruas naqueles carnavais que teve a letra deturpada, o que levou o autor a escrever carta ao Jornal do Brasil solicitando a transcrição da letra correta no que foi atendido. A composição foi gravada na Odeon pelo cantor Carlos Lima. Durante algum tempo houve uma polêmica a respeito de uma possível parceria com Eduardo das Neves nessa valsa, o que foi desmentido por Almirante que afirmou ser a autoria da melodia e da letra integralmente do carteiro. Foi integrante do Rancho Ameno Resedá para o qual compôs, em 1919, as marchas “A queda da rosa” e “Auri-rubro pendão”, em parceria com Bonfiglio de Oliveira e com as quais o rancho desfilou naquele ano. Em 1920, passou a integrar o rancho Recreio das Flores como ensaiador e diretor de canto. No mesmo ano o rancho Recreio das Flores desfilou com grande êxito graças a uma composição de sua autoria, “Grito da Glória”, que tinha como enredo “Aída”, de Verdi. Com este rancho, em 2 de fevereiro de 1921, apresentou no Teatro Lírico músicas de vários compositores, com versos de sua autoria. Dentre as obras apresentadas estavam: “Hino do Recreio”, “Ouvindo as aves”, “Saudade”, “Nuvem que passa”, “Entre pérolas”, “Segredos do arrebol”, “Culto à música”, “Odisséia do sairá” e outras.
Em 1932, foi para o Bloco Reinado de Silva, para o qual escreveu as marchas “Plenilúnio” e “Saudação à Imprensa”. Escreveu um livro de versos intitulado “Aturdidos”. A maior parte de sua obra ficou sem registro.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Editora: MEC/FUNARTE. Rio de Janeiro, 1978.