
Cantor. Passou a infância pobre, e com dificuldades, no bairro carioca de Lins de Vasconcelos. Tinha um diferenciado timbre de baixo profundo. Trabalhou como torneiro mecânico antes de seguir a carreira artística. Sobre sua morte há uma controvérsia: segundo alguns o cantor faleceu no Hospital de Bonsucesso, bairro suburbano do Rio de Janeiro, de leucemia agravada por anemia profunda, Já outra versão dá conta de que teria falecido em 1974, devido a uma reação alérgica após um procedimento cirúrgico odontológico.
Iniciou a carreira artística no começo dos anos 1960, obtendo destaque como integrante do grupo vocal Os Cantores de Ébano. Contratado pela gravadora Polydor, lançou seu primeiro disco solo em 1964, um compacto duplo com as músicas “Olha o telefone”; “Dei ao Mar Para Guardar”; “Faça Como Eu” e “Canção da Felicidade”. Em 1968, gravou um compacto simples com as músicas “Só o Ôme”, de Edenal Rodrigues, e “Peço Licença”, de Avarese. Em 1969, lançou pela gravadora Copacabana seu único LP, “Eis o Ôme”, que contou com os arranjos do Maestro Carioca, e no qual interpretou as músicas “Promessado”, de Carlos Pedro; “Saravando Xangô”; “Eu Tá Vendo no Copo”; “Acredito Sim” e “Meu Caboclo não Deixa”, de Avarese e Edenal Rodrigues; “Só o Ôme”, de Edenal Rodrigues; “Pra Iemanjá Levar”, de Délcio Carvalho; “Samba das Águas”, de Josan de Mattos; “Peço Licença”, de Avarese; “CacundêCacundá”, de José de Souza e Orlando; “Acocha Malungo”, de Sydney Martins, e “Saudosa Bahia”, de sua autoria e Sydney Martins. No mesmo ano, sua gravação para “Só o Ôme”, de Edenal Rodrigues, foi incluída na coletânea “14 Maiorais N º12”, da gravadora Copacabana. Em 1970, lançou um compacto simples com as músicas “O Presente”, parceria sua com Guaracy, e “Você Me Balançou”, de Xangô da Mangueira, Waldemiro do Candomblé e Wilson Medeiros. Em 1971, gravou compacto simples com “Dezesseis Toneladas”, uma versão de Roberto Neves, para o clássico do country-folk norte americano dos anos 1940, “Sixteen Tons”, de MerleTravis, que acabaria sendo seu maior sucesso, sendo ainda incluída na coletânea “14 maiorais Nº 15”, e “Todo Enrolado”, de Edenal Rodrigues. Em 1972, gravou nova versão de um clássico country norte americano, “Bernardine”, deJohnny Mercer, em versão de Roberto Neves. Em 1973, participou do compacto duplo “Quatro Sambas de Sucesso – Volume II” juntamente com Elizeth Cardoso, Benito di Paula e Adeilton Alves, interpretando o samba “Tá com Medo Diz”, de Arnoldo Silva. Em 1974, gravou “Je Suis La Maria”, de Dora Lopes, Jorge Rangel e Jean Pierre, e “Gira”, de domínio público.