3.502
Nome Artístico
Nicolas Krassik
Nome verdadeiro
Nicolas Paul Krassik
Data de nascimento
18/5/1969
Local de nascimento
Maisons-Alfort, França
Dados biográficos

Instrumentista (violinista).

Dados artísticos

Violinista de formação erudita voltado para o jazz, veio para o Brasil em 2001, buscando novas sonoridades. Freqüentando uma roda de choro no bar Semente, na Lapa (RJ), tocou, ao lado de Yamandú Costa, o choro “1X0” (Pixinguinha) e acabou conquistando a admiração de músicos como Henrique Cazes, Eduardo Neves e Carlos Malta, entre outros, e radicando-se no Brasil.

Atuou com Beth Carvalho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela, João Bosco, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda e Daniela Spielmann.

Em 2004, lançou o CD “Na Lapa”, no qual o violino, o instrumento principal, acompanha o violão sete cordas (Nando Duarte e Luis Felipe de Lima) e a percussão (Beto Cazes e João Hermeto). Constam do repertório do disco obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Dominguinhos, Gilberto Gil, Luis Gonzaga, João Bosco e Fafá Lemos, além de suas canções em homenagem ao artista: “Forró do Ça Va” (Chico Chagas) e “Krassik de Ramos” (Eduardo Neves. O disco contou com a participação especial de Beth Carvalho, Carlos Malta, Hamilton de Holanda, Daniela Spielmann e Yamandú Costa. Fez show de lançamento do CD na casa Rio Scenarium (RJ). Nesse mesmo ano, participou do Festival de Inverno de Petrópolis.

Em 2006, lançou o CD “Caçuá”, contendo suas composições “Meu maxixe” e “Petite Maman”, além de “Deixa a menina” (Chico Buarque), “Juízo final” (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares), “Murmurando” (Fon-fon e Mário Rossi), “Sanfona sentida/Cabeceira Mon Amour” (Dominguinhos e Anastácia/Sivuca), “Um choro em Cochabamba” (Eduardo Neves), “Na casa do Zezé” (Chico Chagas), “O casamento da raposa” (Nando Azurem), “Karanfil/Santa Morena” (Dominio Público/Jacob do Bandolim), “Último desejo” (Noel Rosa), “Bem temperado/Arrumadinho/Flor da Ingazeira” (Luiz Paixão/Luiz Paixão e Nelson da Rabeca) e a faixa-título (João Lyra e Maurício Carrilho). A seu lado, Nando Duarte (violão de sete cordas), João Hermeto (percussão) e Fábio Luna (bateria). O disco, produzido por Luís Filipe de Lima, contou ainda com a participação dos músicos solistas Carlos Malta, Chico Chagas, Eduardo Neves e João Lyra.

Em 2009, lançou o CD “Odilê, Odilá”, interpretando obras de João Bosco, com arranjos do pianista e acordeonista Marcelo Caldi e produção de Luís Felipe de Lima. O CD foi incluído na relação “Os Melhores Discos de 2009” do jornal “O Globo”, publicada ao final do ano, assinada pelos críticos Antonio Carlos Miguel, Bernardo Araújo, João Pimentel, Leonardo Lichote e Tom Leão.

Em 2016 lançou, em duo com o acordeonista sergipano Mestrinho, o CD “Mestrinho / Nicolas Krassik”, que incluiu 11 faixas, dentre as quais as autorais “Em minha alma” e “Um sorriso de esperança”, de Mestrinho; “Cordestinos” e “Serelepe”, de Nicolas.

Em 2017 lançou a coletânea “Antologia – 15 anos de Brasil”, um apanhado dos discos que lançou desde 2001, ano em que radicou-se no país.

Discografias
2017 Rob Digital CD Antologia – 15 anos de Brasil
2016 Biscoito Fino CD Mestrinho / Nicolas Krassik=
2014 Independente CD Nordeste de Paris (c/ Cordestinos)
2013 =Warner Music CD Casuarina – 10 Anos de Lapa (participação) – Casuarina
2013 Warner Music DVD Casuarina – 10 Anos de Lapa (participação) – Casuarina
2010 CD Odilê, Odilá (Nicolas Krassik)
2006 Rob Digital CD Caçuá
2004 Rob Digital CD Na Lapa
Obras
Cordestinos
Meu maxixe
Petite Maman
Serelepe
Shows
2014 Circo Voador, Rio de Janeiro Nicolas Krassik e Cordestinos
Na Lapa. Show de Lançamento do disco. Rio Scenarium, Rio de Janeiro.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.