0.000
Nome Artístico
Nelsinho Pereira
Nome verdadeiro
Nelson Pereira Filho
Data de nascimento
6/2/1950
Local de nascimento
Niteroi, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Filho do compositor Nelson Pereira.

Estudou no Liceu Nilo Peçanha, onde se formou no ano de 1967.

Em 1976 formou-se na Faculdade Moraes Júnior.

 

Dados artísticos

Em 1999 produziu e apresentou, no Teatro Rival, o espetáculo “Nelsons” em homenagem a Nelson Gonçalves, Nelson Pereira (pai), Nelson Sargento e Nelson Cavaquinho. No ano posterior, em 2000, foi finalista no concurso para escolha do samba de enredo do G.R.E.S.U. Porto da Pedra, com a composição “Crescer e viver, agora é Lei”, em parceria com Rodrigo Cezar e Clayton Junior.

Em 2001compôs com Jorge Remédio e Helvécio Sabiá samba-enredo para Escola de Samba G.R.E.S.U. Porto da Pedra. No ano posterior, em 2002, com Maurico Lins e Álvaro Maciel, voltou a participar da escola de samba da mesma escola.

Em 2003, em parceria com Maurício Lins, Jerônimo e Pope, participou do concurso para escolha do samba de enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira.

No ano de 2006, em parceria com Aninha Portal e Regina Mazza, participou do concurso para escolha do samba de enredo na Escola de Samba Porto da Pedra. Neste mesmo ano de 2006 fez a abertura do show de Darci da Mangueira no palco da AFRIB.

Apresentou em várias rodas de samba na cidade do Rio de Janeiro, tais como pelos Grupos Samba Carioca, Samba Quem Pode, Alma de Sambista no Clube do Samba, no Restaurante Severina, na AFIRB e na Cachaçaria Mangue Seco. No ano seguinte, em 2007, montou o show “O Samba em Verde e Rosa – Exaltação à Mangueira e seus Poetas”, apresentado na casa de espetáculos Sacrilégio, na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro.

Em 2008 apresentou-se na Casa do Caranguejo, no bairro de Charitas, em Niterói, com os shows “Nó na Madeira uma Releitura de João Nogueira”, “Cartolando – Cartola 100 anos”, “O Samba em Verde e Rosa, Exaltação à Mangueira e seus Poetas” e “Samba, Eternamente Samba”. No ano seguinte, em 2009, lançou o disco “Uma História”, com 15 composições de Nelson Pereira, uma homenagem aos 80 anos do seu pai.

No ano de 2012 lançou o CD “Deixa eu me apresentar”, com diversas composições autorais, tais como “Fala pro samba” (c/ Márcio Leal), “Inspiração no mar”, “Mundo feito criança” (c/ Clayton Júnior e Rodrigo Jansen), “Nova esperança”, “Quando estive na UTI”, “Razão de ser”, “Ser avô” e “Samba diferente”, em parceria com seu pai, Nelson Pereira, além da faixa-título “Deixa eu me apresentar”, parceria com a cantora e compositora paraense Aninha Portal. No disco também interpretou sambas de outros compositores, entre os quais “Mestre sala do amor” (Roberto Serrão, Henrique Damião e Alexandre Pereira); “Outra dimensão” (Edson Donatílio e Henrqiue Damião); “Samba indignado” (Jorge Curuca); “O homem que sabia javanês” (Isaís Macedo e Luiz Tavares) e “Sonho de menino”, de Roberto Serrão. No CD, com produção musical e arranjos do multiinstrumentista José Roberto Leão (violão de 6 e 7 cordas, cavaquinho e banjo), contou com as participações de Álvaro Motta (contrabaixo), Joe Luiz (percussão), Breno Moraes (flauta e sax soprano) e ainda um coro formado por Henrique Damião, Sandra Damião, José Roberto Leão e Helô Mouzer. O disco foi lançado em shows de vários espaços do Rio de Janeiro, destacando-se a casa de shows Papagoiaba Gragoatá, em Niterói, e Cariocando, no bairro do Catete, no Rio de Janeiro.

Em 2013 participou de diversos encontros e shows pelo “Movimento Cultural da Casa Lima Barreto”, no Centro Cultural Memórias do Rio, na Lapa.

No ano de 2015 foi um dos convidados do cantor Milton Júnior no projeto “Encontro de Compositores”, no Sublime Relicário, na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, ao lado do percussionista e cantor Darcy Maravilha, participou do evento “Projeto samba, ontem, hoje e sempre – ,Uma viagem ao mundo no tempo do samba”, na casa noturna Chopp Time, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ainda em 2015 participou do projeto “Samba de Raiz”, no Centro Cultura Cartola.

Discografias
2012 Independente CD Deixa eu me apresentar
2009 Independente CD Uma História - Nelson Pereira 80 anos
Obras
Crescer e viver, agora é Lei (c/ Rodrigo Cezar e Clayton Junior)
Deixa eu me apresentar (c/ Aninha Portal)
Fala pro samba (c/ Márcio Leal)
Inspiração no mar
Mundo feito criança (c/ Clayton Júnior e Rodrigo Jansen)
Nova esperança
Quando estive na UTI
Razão de ser
Samba diferente (c/ Nelson Pereira)
Ser avô