0.000
Nome Artístico
Nêgo
Nome verdadeiro
Edson Feliciano Marcondes
Data de nascimento
15/8/1959
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Puxador de samba.

Nasceu em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Irmão do cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor, passou a integrar, juntamente com irmão, a Ala de Compositores da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.

No ano de 2013 foi citado em verbete no livro “Frutos da Terra: Sambas e Compositores Iguaçuanos”, organizado por Otair Fernandes e Edna Inácio da Silva e Silva, publicado pelo Núcleo LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas), da UFFRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

Dados artísticos

Em parceria com o irmão, Neguinho da Beija-Flor, foi mo coautor de diversos sambas-enredos com os quais o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis desfilou, destacando-se “A grande constelação das estrelas negras”, em 1983.

A partir do ano de 1986 passou a ser o intérprete oficial da Escola de Samba Unidos da Tijuca, onde permaneceu até o ano de 1992, quando se transferiu para o Bloco Carnavalesco Arranco de Engenho de Dentro.

Entre os anos de 1993 e 1999 atuou como intérprete do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Grande Rio. Posteriormente, nos anos de 2001 e 2002, foi puxador de samba da Escola Acadêmicos do Salgueiro. No ano seguinte, em 2003, retornou à Escola de Samba Unidos da Tijuca.

No ano de 2004 transferiu-se como intérprete oficial do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Império de Serrano.

Em 2006 foi o convidado especial para interpretar o samba-enredo da Escola de Samba |Ilha da Marduque, da cidade de Uruguaiana. No ano posterior, em 2007, afastou-se da Escola Império Serrano, para no ano seguinte, em 2008, ingressar como intérprete oficial do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Viradouro, substituindo Dominguinhos do Estácio.

No ano de 2009 foi convidado pela Escola de Samba Império Serrano a defender o samba-enredo daquele ano. No ano seguinte, em 2010, atuou como puxador de samba da Escola de Samba União da Ilha da Magia, da cidade de Florianópolis. Neste mesmo ano também foi o intérprete oficial das escolas Unidos de Três Corações, da cidade de Além-Paraíba e da Mocidade, dividindo a interpretação do samba com David do Pandeiro.

Em 2011 cantou ao lado do puxador Rixxah e ainda do cantor Nego Lindo na Escola de Samba Inocentes de Maricá. No ano posterior, em 2012, puxou o samba da Escola de Samba Vila Maria.

Considerado um dos maiores ganhadores do prêmio “Estandarte de Ouro”, concedido pelo jornal O Globo, tendo vencido cinco vezes na categoria “Melhor Intérprete de Samba-Enredo”.

Obras
A grande constelação das estrelas negras c/ Neguinho da Beija-Flor
Bibliografia Crítica

FERNANDES, Otair e SILVA, Inácio da Silva (Organizadores). Frutos da Terra: Sambas e Compositores Iguaçuanos. Rio de Janeiro: Núcleo LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas – UFRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), 2013.