
Cantora. Compositora.
Nasceu na Favela do Parque Esperança, favela-bairro do Rio de Janeiro. Irmã do rapper MV Bill (Alex Pereira Barbosa) e uma das fundadoras e tesoureira da CUFA (Central Única de Favelas), formada por moradores de 107 favelas cariocas, além de artistas, produtores e pessoas ligadas à Associações de Moradores.
De 1999 a 2000, apresentou o programa “Hip Hop Brasil”, na Rádio Imprensa FM.
Fundou o selo Dum Dum Records pelo qual lançou o primeiro disco solo.
Em 2001 foi a vencedora do “Prêmio Huntus” (um dos mais importantes prêmios de rap da América Latina), com a música “Prostituta”, na categoria “Melhor Demo de Rap”. Neste mesmo ano, ao lado de Tejo (Grupo Instituto), Flu (ex-Defalla), Bonsucesso Samba Clube, Superágua, Sons of the Beat, Júpiter Apple, Baikebab, Zégonz, Stereo Maracanã, Gus e Sr. Nuts, entre outros, participou da coletânea “Muquifo Records apresenta COMP_01/02 – Orgânico/sintético”, disco no qual interpretou a faixa “Prostituta”, de sua autoria.
Em 2002 com o irmão MV Bill, participou da trilha sonora do filme “Cidade de Deus”. Participou do CD “Declaração de guerra”, de MV Bill, no qual interpretou junto com MV Bill e a rapper K-Mila a faixa “Só se for D”. Ainda em 2002 lançou o CD “Na humildade”, no qual interpretou “Filme de terror”, “Depressão”, “Prostituta”, “Caminhada 1”, “Nené”, “Inconstante”, “Brilho perfeito” e “Caminhada 2”, todas as composições de sua autoria. No disco também incluiu “Fiel bailarino” e “Original”, duas parcerias com MV Bill e ainda a faixa “Larga o bicho”, em parceria com Ieda Hills, além da faixa “A verdade que liberta”, de autoria de MV Bill, que participou em quatro faixas do disco. No show de lançamento do disco recebeu como convidados Fernanda Abreu, Sandra de Sá, MV Bill e a rapper K Mila.
(partiicpação)
(vários)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.