3.502
Nome Artístico
Nani Dias
Nome verdadeiro
Ernani Moreira Dias
Data de nascimento
18/8/1962
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Instrumentista. Guitarrista. Arranjador.

Nasceu em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Sua avó foi pianista e uma das tias foi assistente de Villa-Lobos.

Estudou violão com Nicanor Teixeira durante um ano.

Estudou engenharia e economia, não chegando a se formar por seguir a carreira de guitarrista.

Dados artísticos

No começo da década de 1980, como guitarrista, integrou ao lado de Beto, Kadu Menezes (bateria), Bruno Araújo (baixo), Ricardo Palmeira (guitarra) e Yuri (teclados), a banda de rock Front, a qual gravou a faixa “Dó dói”, para o LP “Os Intocáveis”, segunda coletânea da gravadora Som Livre com vários grupos em início de carreira, entre os quais Capital Inicial. Com esta banda apresentou-se em programas de TV e bailes e com uma segunda formação que incluiria Rodrigo Santos (baixo e vocal – ex-Barão Vermelho) gravou um compacto simples com as faixas “Dengosa” e “Olhos de gata”. O disco foi produzido por Leo Jaime, que convidou a banda para acompanhá-lo na turnê do disco “Rock Estrela”. Por esta época, entre 1985 e 1988, passou a trabalhar como guitarrista de shows e estúdio na banda de Leo Jaime, atuando também no “Alternativa Nativa”, show de Leo Jaime no Maracanãzinho.

Atuou na banda Os Presidentes, de Lobão, por três anos, gravando discos (“Sob o Sol do Parador”, de 1989 e o “Ao Vivo no Hollywood Rock” ) e em shows (Canecão e no “Rock In Rio” de 1991).

Logo depois, como guitarrista, fez parte da banda Telefone Gol, integrada por Dé Palmeira (baixo), Kadu Menezes (bateria) e Sergio Serra (guitarra), mas que não deixou registro fonográfico.

No ano de 1994 passou a fazer parte da banda Os Britos, com a qual se apresentou no Circo Voador para lançamento do filme “BackBeat””, que em português saiu como “Os Cinco Rapazes de Liverpool”. 

No ano de 2002 gravou os violões no”Kid Abelha – Acústico MTV”, lançado em CD e DVD. Por esta época, a convite de George Israel (do Kid Abelha) produtor do disco tributo aos Mutantes “Triângulo Sem Bermudas” gravou guitarras na faixa da Daúde com Toni Garrido “Desculpe Baby” e a na faixa “El Justiceiro”, de Ney Matogrosso. Do CD participaram Barão Vermelho e Planet Hemp, entre outros.

Em 2005, como componentes da banda Os Britos, viajou para Londres e Liverpool, levados por Pedro Paulo Carneiro e com o apoio do Visit Britain. Na Inglaterra a banda gravou o DVD/CD “Os Britos Cantam Beatles”. No ano seguinte, em 2006, a banda retornou a Inglaterra para novos shows e em 2007, o grupo recebeu um prêmio do príncipe Andrew, da Inglaterra, pela divulgação do Reino Unido através da música. Posteriormente, em 2008, a convite do produtor Marcelo Fróes, a banda lançou pelo selo Discobertas o CD “Oblá Di Obla Dá” sobre os Beatles.

No ano de 2009, fazendo parte da banda carioca de rock Front lançou o CD “The Ballad Of John and Yoko”.

Como membro da banda da cantora Daúde fez turnê (14 shows) pela Europa, incluindo o “30º Festival de Montreux” e passagens pelos palcos de Berlin e Amsterdam. No retorno ao Brasil voltou a tocar com Leo Jaime.

Como guitarrista atuou em estúdios e shows com Leo Jaime, Lobão, Daúde, Ney Matogrosso, Tony Garrido, Cazuza e Kid Abelha, entre outros do cenário pop-rock nacional.

Discografias
S/D Compacto simples Front
S/D Gravadora Som Livre LP Os Intocáveis (com a Banda Front - vários)
2009 CD The Ballad Of John and Yoko (c/ a banda Front)
2008 Selo Discobertas CD Oblá Di Obla Dá (c/ Os Britos)
2005 CD Os Britos Cantam Beatles (c/ Os Britos)
2005 DVD Os Britos Cantam Beatles (c/ Os Britos)