0.000
Nome Artístico
Namay Mendes
Nome verdadeiro
Adriana Mendes da Silva
Data de nascimento
27/11/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora.

Nasceu no bairro do Rio Comprido, sendo criada no bairro da Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Ainda jovem participou de concursos literário nas escolas em que estudou.

Como atleta fez parte de equipes de handebol do Fluminense, das universidades Suam e Castelo Branco.

Estudou canto na Escola Nacional de Música.

Dados artísticos

Influenciada por sua mãe, cantora amadora, começou a cantar no final da década de 1990, apresentando-se em bares do bairro da Pavuna.

Em 2007 iniciou dupla com o músico, cantor e compositor Marko Andrade, fazendo participação especial no show  “Show AldeiaAfroTupi”, de Marko Andrade, no SESC de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro. A dupla montou o show “Recitando samba”, com o qual fez diversas apresentações no circuito de bares do Rio de Janeiro, entre os quais “Cantinho da Fofoca”; “Ratos Diversos”, e ainda em rodas de samba cariocas, tais como Roda de Samba do Buraco do Galo (Oswaldo Cruz), Roda de samba na quadra da Vila Isabel e Roda de Samba  da UNE (União Nacional dos Estudantes), na Praia do  Flamengo, entre outras. Ainda em 2007 participou do evento “IV Semana Cultural em Santa – Espetáculo Tem Poesia no Samba” (c/ Marko Andrade, Big Otaviano, Lúcio Celso Pinheiro, Jênesis Genúncio, Euclides Amaral, Dalberto Gomes e Arthur Gomes), no Parques das Ruinas, em Santa Tereza, centro do Rio de Janeiro. Com o violonista Marko Andrade apresentou o show “Recitando Samba”, contando com as participações especiais dos poetas Flávio Nascimento, Euclides Amaral e Lúcio Celso Pinheiro, no Bar do Frank – Arte & Sabor, no subúrbio de Olaria. RJ. Com Marko Andrade fez apresentação no “Dia Nacional do Samba”, na Pedra do Sal, centro histórico do Rio de Janeiro. Ainda em 2007 levou o espetáculo “Recitando Samba” para o palco do evento “Kanzuá da Cultura”. Em dupla com Marko Andrade apresentou o “Recitando Samba”, com participação especial do poeta Flávio Nascimento, na Casa do Tá Na Rua, na Lapa, centro do Rio de Janeiro. Levou o espetáculo “Recitando Samba” (com Marko Andrade – violão e voz) para o “Projeto Terças Nobres”, do Bar Goumert, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

No ano de 2008 em dupla com o violonista, cantor e compositor Marko Andrade, apresentou-se em vários projetos musicais e líteros-musicais, entre eles “Projeto República do Samba” (Museu da República, RJ), projeto “Poetas Sem Fronteiras” e projeto “Poesia no Poste”, do grupo Os Goliardos. Neste mesmo ano, com Marko Andrade, apresentou o espetáculo “Recitando Samba” em vários palcos do Estado do Rio de Janeiro, entre os quais a “V Semana de Arte de Santa Tereza”, no Bar da Fatinha, com Namay Mendes (voz), Marko Andrade (voz e violão) e Euclides Amaral (poesias); Lona Cultural Renato Russo (Marko Andrade e Namay Mendes); Bar Memória do Rio (Lapa) com Namay Mendes, Marko Andrade e Euclides Amaral; Centro Cultural Sivuca (na cidade de Lumiar), com Marko Andrade e Namay Mendes. Neste mesmo ano ao lado de Eliane Faria, Manu Santos, Rose Maia e Di Mostacato, foi uma das convidadas do cantor e compositor Reizilan, no espetáculo “Centenário de Cartola”, apresentado na Sala Baden Powell, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ainda em 2008, com Dudu Lessa (percussão) e Marko Andrade (voz e violão) apresentou-se com o espetáculo intinerante “Recitando Samba” no “Festival de Inverno de Teresópolis”, no palco do Teatro do SESC e na Casa do Tá Na Rua, na Lapa (com Marko Andrade e Euclides Amaral), além do palco do Museu João & Maria (centro do Rio de Janeiro), em espetáculo de samba & poesia, com a participação do poeta Lúcio Celso Pinheiro e de Marko Andrade (violão).

No ano de 2009 interpretou no CD “Que beleza!”, de Flavio Nascimento, a faixa “Filha de Iansã”, com melodia de Marko Andrade sobre versos de Flavio Nascimento com adaptação de versos do poeta baiano Ruy Dias. Neste mesmo ano, com o percussionista Dudu Lessa e o violonista Marko Andrade, além do poeta Euclides Amaral, apresentou o espetáculo “Recitando Samba” no palco do teatro do Sesc de Nova Iguaçu e ainda no Sesc de São João de Meriti, desta vez acompanhada por Marko Andrade (violão), Carlão (pandeiro e percussão), Marcelo Balacobaco (congas e percussão), Macedo Griot de Moraes (poesias) e Euclides Amaral (poesias).

Em 2012, com Marko Andrade e Euclides Amaral, apresentou o espetáculo “Conversa com Samba & Choro” no evento “2ª Mostra da Galeria de Arte e Cultura da Prefeitura Municipal de Valença”. Na ocasião, foram lançados o livro “Alguns Aspectos da MPB”, de Euclides Amaral e o CD “AldeiaAfroTupy”, de Marko Andrade. O espetáculo também foi apresentado no Bar Bat Papo, no centro da cidade de Valença. Neste mesmo ano, ao lado de Elza Maria, Edir Silva, Marko Andrade, Pecê Ribeiro, Sidney Mattos, Heloísa Helena, Renato Piau, Victor Biglione, Reppolho, Rubens Cardoso, Big Otaviano, Reizilan, Lúcio Sherman, Carlos Dafé, Anna Pessoa, Martha Loureiro e Cláudio Latini, participou do CD “Quintal Brasil – Poemas, letras & Convidados”, do poeta e letrista Euclides Amaral, no qual regravou “Lua comparsa”, de Marko Andrade, Rubens Cardoso e Euclides Amaral. Ainda em 2012, ao lado de Jorge Dangó e Cláudio da Cuíca, participou como convidada especial do show “Aldeia Grande”, de Marko Andrade, incluído no evento “Primavera dos Museus”, do Museu da República, no Rio de Janeiro. Na ocasião interpretou a composição “Feito semente”, de Marko Andade, Cacaso e Euclides Amaral.

Discografias
2009 Que beleza (participação) Independente - CD
2012 Quintal Brasil - Poemas, Letras & Convidados (Participação) Selo Ipê Mundi Records/Noruega CD
Shows
2007: Projeto IV Semana Cultural em Santa - Espetáculo Tem Poesia no Samba. (c/ Marko Andrade, Big Otaviano, Lúcio Celso Pinheiro, Jênesis Genúncio, Euclides Amaral, Dalberto Gomes e Arthur Gomes). Parques das Ruinas, RJ.
2007: Projeto Terças Nobres (c/ Marko Andrade). Bar Goumert, Nova Iguaçu, RJ.
2007: Show AldeiaAfroTupi, de Marko Andrade (participação especial: Marko Andrade). SESC de Campos de Goytacazes, RJ.
2007: Show Recitando Samba - Marko Andrade e Namay Mendes. Kanzuá da Cultura, RJ.
2007: Show Recitando Samba - Namay Mendes & Marko Andrade. (Part. Arthur Gomes). Casa do Tá Na Rua, RJ.
2007: Show Recitando Samba - Namay Mendes & Marko Andrade. (Part. Euclides Amaral). Bar Memórias do Rio, RJ.
2007: Show Recitando Samba - Namay Mendes & Marko Andrade. (Part. Flávio Nascimento). Casa do Tá Na Rua, RJ.
2007: Show Recitando Samba - Namay Mendes & Marko Andrade. (Part. Flávio Nascimento, Euclides Amaral e Lúcio Celso Pinheiro). Bar do Frank - Arte & Sabor, RJ.
2008: Projeto V Semana Cultural em Santa - Espetáculo Recitando Samba - Marko Andrade e Namay Mendes (part. Euclides Amaral). Bar da Fatinha, RJ.
2008: Show Recitando Samba - Marko Andrade e Namay Mendes. Lona Cultural Renato Russo, RJ.
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: 2ª ed. Esteio Editora, 2011.

AMARAL, Euclides. Poesia Resumida – Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: Edição Casa 10 Comunicação, 2013. 2ª ed. EAS Editora, 2014.

REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: 2ª ed. GJS Editora, 2013.