0.000
©
Nome Artístico
Naldo Benny
Nome verdadeiro
Ronaldo Jorge da Silva
Data de nascimento
19/4/1981
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Criado em Bonsucesso, bairro da Zona norte do Rio de Janeiro, começou a cantar em uma igreja ao lado de sua casa, ainda criança.
Aos 15 anos de idade formou ao dupla de MCs Naldo e Lula, ao lado de seu irmão Jorge Luiz, com o qual cantou por quase 10 anos. Nessa época fez aulas de canto e de vários instrumentos musicais.
Em 2008 seu irmão Lula foi encontrado carbonizado em uma favela do Rio de Janeiro, depois de um mês desaparecido.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística em meados da década de 2005 ao lado de seu irmão, o MC Lula, com a dupla Naldo e Lula. A primeira gravação da dupla foi uma produção do DJ Marlboro da música “Tá surdo?”, uma das faixas que compõem a seleção de funks escolhida pelo DJ Marlboro para o CD/DVD “DJ Marlboro apresenta: Funkteen”, lançado em 2006 pela Deckdisc, com grandes sucessos do funk carioca.

Em 2009 voltou a gravar ao lado do DJ Marlboro e do DJ e produtor Batutinha, da equipe de som Furacão 2000. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Deckdisc, seu primeiro CD solo “Na veia”, que contou com 12 composições de sua autoria sozinho e com parceiros, dentre as quais “Na veia”, “Como mágica” (c/ Lula) e “Seu Jorge” (c/ Alexandre Pires e Lula).

Em 2011 lançou o CD/ DVD “Na Veia Tour”, registro Ao vivo do show realizado no Citibank Hall no Rio de Janeiro, que contou com o repertório de antigos sucessos como “Chantilly”, “Me chama que eu vou”, “Meu corpo quer você”, e ainda com quatro inéditas “Eu venci”, “Eu quero você”, “Outra vez” e “Minha Cinderela”. Nesse show recebeu como convidados os artistas Xande de Pilares, Preta Gil e Buchecha.

Em 2012 se apresentou no palco principal da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, na terça-feira de carnaval. Nesse mesmo ano a gravação de “Meu corpo quer você”, com a participação de Preta Gil, que fez para o DVD “Na Veia Tour”, foi incluída na trilha sonora da novela “Salve Jorge”, da Rede Globo. Ainda em 2012 gravou em Miami (Estados Unidos) o clipe da música “Se joga”, que contou com a participação do rapper norte-americano Fat Joe. A música “Meu corpo quer você”, de sua autoria, foi interpretada por Preta Gil  em uma participação especial que fez no show de Gilberto Gil, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em 2013 apresentou no palco do Citibank Hall, no Rio de Janeiro, o show de encerramento da turnê “Na Veia”, transmitido ao vivo pelo canal Multishow, no qual foi homenageado com o “DVD de Ouro”, por ter atingido a faixa de 25 mil cópias vendidas. Ainda ao começo de 2013 era considerado pela imprensa (sobretudo o jornal O Globo) como a sensação musical daquele verão. A música “Exagerado”, de sua autoria com Flavio Venutes e Gustavo Lins, entrou para a trilha sonora da novela “Sangue Bom”, da Rede Globo.

Teve composições interpretadas por vários artistas, dentre os quais Belo, Perla e Claudinho e Buchecha.

Em 2014 lançou, pelo selo Deckdisc, o CD/ DVD “Multishow Ao Vivo Naldo Benny”, registro do show realizado em São Paulo, que contou com a participação de Ivete Sangalo em “Sol da minha minha vida” (Naldo Benny e Sandro Riva) e Zezé di Camargo e Luciano em “Pior é te perder” (Álvaro Socci e Claudio Matta) e “O porre nosso de cada dia” (Hilma Ranauro, Álvaro Socci, Claudio Matta e Naldo Benny). Foi o primeiro disco lançado depois da mudança de seu nome artístico para Naldo Benny. Lançou sua autobiografia “Cada vez eu quero mais”, pela Editora Planeta. Ainda em 2014 lançou o “EP verão”, que abre com o remix de “Faz sentir”, de sua autoria com Daniel de Almeida e Marcos Nascimento, gravada com adesão de K. Rose. O EP também incluiu a inédita e autoral “Te pego de jeito”.

Segundo uma pesquisa realizada pelo ECAD, a música “Amor de chocolate” ficou em segundo lugar do ranking das músicas mais tocadas nas festas em 2013 e em sétimo, das mais tocadas nas rádios do país.

Participou da coletânea “Pancadão das marchinhas” (Som Livre, 2014), produzida pelo DJ Dennis, para a qual gravou “Me dá um dinheiro aí” (Homero Ferreira, Ivan Ferreira e Glauco Ferreira) e “O teu cabelo não nega” (Lamartine Babo e Irmãos Valença).

Ao lado do rapper americano Flo Rida fez um novo registro da música “Maluquinha”, de sua autoria, lançada no DVD “Multishow ao vivo Naldo Benny”.

Em 2021 lançou nas plataformas digitais o registro audiovisual “Nu floww – Acústico”, gravado no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Discografias
2021 Independente DVD Nu floww – Acústico
2015 Naldo Music/ Radar Records CD #Sarniô
2015 Naldo Music/ Radar Records CD Sarniô
2014 EP EP verão
2014 Deckdisc CD Multishow Ao Vivo Naldo Benny
2014 Deckdisc DVD Multishow Ao Vivo Naldo Benny
2014 Som Livre CD Pancadão das marchinhas

(vários artistas)

2014 Som Livre CD Pancadão das marchinhas (vários)
2013 Som LIvre CD Sangue Bom Nacional Vol. 1 (vários)
2011 Deckdisc CD Na Veia Tour
2011 Deckdisc DVD Na Veia Tour
2009 Deckdisc CD Na Veia
Obras
5 minutos
A festa é nossa c/ Lula
A vida é mesmo assim c/ Rafa Brito
Amor de chocolate
Baile
Benny e Brown c/ Mano Brown
Casa
Chantilly c/ Batutinha DJ
Como mágica c/ Lula
Decifrar
Deixa eu te pegar
Depois do amor c/ Lula
Envenenada c/ Ellen Cardozo
Eu tô voltando c/ Sandro Riva
Exagerado
Faz sentir c/ Daniel de Almeida e Marcos Nascimento
Latinha
Linda demais c/ Lula
Luz
Maluquinha
Me chama que eu vou c/ Lula
Meu bem
Meu corpo quer você
Minha Victória
Minha cinderela
Na boa
Na veia
Nada
Neguinha c/ Sandro Riva
Nu grau c/ MC PJ
O porre nosso de cada dia c/ Hilma Ranauro, Álvaro Socci, Claudio Matta
Outra vez
Primeiro amor
Quer mexer
Quero te provar c/ MC Koringa, Mr Catra e Dennis DJ
Quero você
Rebola c/ Lula
Rolou
Sarniô
Sem fim
Sem sutiã
Seu Jorge c/ J. C. Silva
Seu jeito
Sol da minha vida c/ Sandro Riva
Te pego de jeito
Tudo que eu quero
Tão especial c/ Sandro Riva
Tô apaixonado
Vem cuidar de mim
Você cola em mim c/ Lula, JC Sampa e Vox
Vá embora c/ Batutinha DJ
Shows
2012 Fundição Progresso, Rio de Janeiro Naldo
2011 Citibank Hall, Rio de Janeiro Na Veia Tour
Bibliografia Crítica

SILVA, Ronaldo Jorge da. Cada vez eu quero mais. São Paulo: Editora Planeta,2014