0.000
Nome Artístico
Nadinho da Ilha
Nome verdadeiro
Aguinaldo Caldeira
Data de nascimento
11/6/1934
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
4/8/2009
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Percussionista. Ator.

Criado no morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Residiu por vários anos em Itaguaí, cidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sobrinho de Nilo Chagas, ex-integrante do Trio de Ouro, ao lado de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira.

Ao 12 anos de idade passou a acompanhar, como percussionista, Geraldo Pereira na Rádio Clube do Brasil. Por essa época foi apadrinhado artisticamente por Geraldo Pereira.

Integrou a Ala de Compositores da Escola de Samba Unidos da Tijuca. Atuou com o puxador das agremiações Unidos do Cabuçu e Unidos de São Carlos.

Como ator participou do programa televisivo “Tem criança no samba”, de Augusto Cesar Vannucci, com Chico Anísio e Agildo Ribeiro. 

Trabalhou também como soldador elétrico e serralheiro na White Martins.

Faleceu, aos 75 anos, em decorrência de complicações de diabetes e de um câncer na região abdominal, quando estava internado no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul carioca. Foi sepultado no Cemitério do Catumbi, no Centro do Rio.

Dados artísticos

Ainda jovem integrou, como segundo cantor, o grupo de Heitor dos Prazeres.

Participou de vários programas de televisão, entre eles o “Programa do Chacrinha”.

No ano de 1973 venceu com a composição “Baineiro” o “Festival de Juiz de Fora”.

Em 1974, com produção de Aloisio de Oliveira e ao lado Elza Soares, Miltinho, Pery Ribeiro, entre outros, participou do disco de Billy Blanco em homenagem a São Paulo.

Como ator participou em 1976 da peça “Deus lhe pague”, de Joracy Camargo (com direção de Procópio Ferreira) e trilha composta por Edu Lobo e Vinicius de Moraes, na qual interpretou “Eu agradeço” (junto a Marco Nanini e Neusa Borges), “Tá difícil” (com Neusa Borges e Sidney Marques) e ainda “Um novo dia”, em disco lançado pela gravadora EMI neste mesmo ano.

Em 1977, com produção de João de Aquino, lançou o LP “Cabeça feita”, disco no qual contou com a participação especial de Wilson Moreira, Délcio Carvalho e Walter Rosa na faixa “Só chora quem ama”, de autoria de Wilson Moreira e Nei Lopes. No LP também interpretou “Yaô” (Pixinguinha e João da Baiana) com participação especial de Tia Hilda.

No ano de 1978 atuou na peça “Ópera do malandro”, de Chico Buarque, participando também do disco homônimo com a trilha sonora da peça lançado no ano posterior.

Em 1998, ao lado de Rildo Hora, Afonso Machado, Délcio Carvalho, Walter Alfaiate, Tania Machado, entre outros, participou do disco “O samba sabe o que quer”, de Sérgio Botto e Guilherme Godoy, no qual interpretou em dupla com Nélson Sargento a faixa “O trem da história”. Neste mesmo ano, ao lado de Noca da Portela, Wilson Moreira, Nelson Sargento, Dorina, Monarco, Casquinha, Guilherme de Brito, Baianinho, Argemiro da Portela e Darcy Maravilha, participou do disco “Casa da Mãe Joana”, no qual interpretou em dueto com Darcy Maravilha “A cobra” (Aimoré Costa), ” Cobra caiana” (João de Aquino e Hermínio Belo de Carvalho), “Pavio curto” (Darcy Maravilha e Maurílio Faria) e com Zé Kéti a faixa “Clementina de Jesus”, de autoria de Zé Kéti. No ano seguinte, em 1999, com produção de Henrique Cazes, gravou o CD “O Samba bem humorado de Nadinho da Ilha” (RGE), que contou com arranjos de Paulão 7 Cordas e Henrique Cazes, disco no qual interpretou composições de Geraldo Pereira, Ismael Silva, e ainda “Volante de contenção”, composta por Aldir Blanc para o LP. Neste mesmo ano interpretou, em dueto com Maria Carolina, a parte cantada do livro-CD “Mestre Pixinguinha para crianças”, organizado por Carlos Alberto Rabaça e produzido por Henrique Cazes.

Em 2003 a EMI relançou o disco “Cabeça feita” pela série “Odeon Cem anos”.

No ano de 2005 apresentou o show  “Nadinho da Ilha interpreta Geraldo Pereira”, no Rio Scenarium.

Gravou mais de dez compactos simples e vários LPs e CD coletivos, além de participar como corista de diversos discos de artistas como Monarco, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, entre outros.

Durante a carreira lançou 39 discos, entre lps, compactos e CDs.

Na TV participou de humorísticos como “A festa é nossa”. Integrou o programa humorístico “Cabaré do Barata”, com Agildo Ribeiro, na Rede Manchete. Participou do “Loucuras Cariocas”, de Carlos Imperial, como ator e cantor.

Discografias
1999 RGE CD O samba bem humorado de Nadinho da Ilha
1998 (vários) CD Casa da Mãe Joana
1998 Independente CD O samba sabe o que quer

(participação)

1977 EMI/Odeon LP Cabeça feita
1976 EMI/Odeon LP Deus lhe pague

(vários)

Shows
Nadinho da Ilha Interpreta Geraldo Pereira. Rio Scenarium, RJ.
Show o samba sabe o que quer. Guilherme Godoy e Sérgio Botto convidam Nélson Sargento e Nadinho da Ilha. Museu do Telefone, RJ,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.