0.000
Nome Artístico
Murilo Caldas
Nome verdadeiro
Murilo Narciso Caldas
Data de nascimento
27/6/1905
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
4/3/1999
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Assim como o famoso irmão Sílvio Caldas, nasceu e foi criado no bairro carioca de São Cristóvão.

Dados artísticos

Em 1931, resolveu mostrar sua primeira composição, o samba “Alô, melancia”, ao então diretor artístico da Odeon, Eduardo Souto. Depois de cantá-lo várias vezes, para seu próprio espanto, foi convidado a gravá-lo em selo Parlophon, juntamente com um samba de Ary Barroso, “Desilusão”. Em 1932, gravou para o carnaval em dupla com Carmen Miranda uma marchinha de sua autoria e Idelfonso Norat, “Isola, isola”. No mesmo ano, ainda gravou “Sobe no bonde”, marcha de Arlindo Marques Júnior, “A turma lá de casa”, de Canuto e, em dupla com o irmão Sílvio, o samba “Pobre e esfarrapada”, de Ary Barroso. Em 1933, foi gravado o samba “Desacato”, sucesso naquele ano, parceria com Wilson Batista e Paulo Vieira, com o trio formado por ele, Francisco Alves e Castro Barbosa. No mesmo ano, gravou de sua autoria o samba “Por bem você me leva” e o samba “Vaidade”, de Nássara e Cristóvão de Alencar. Em 1934, gravou “Mossoró, minha nega”, samba de Ary Barroso e “Vou-me embora”, samba de sua autoria.

Teve gravado no mesmo ano por Patrício Teixeira o samba “Fiz um requerimento”, parceria com Valfrido Silva. No ano seguinte, gravou de sua autoria a marcha “Ela me abandonou” e o samba “Ai amor”. Em 1937 gravou na Columbia de sua autoria o samba “Tolice”, o samba canção “Orgulhosa” e de sua parceria com Moisés Friedman, o samba rumba “Zumba”.

Em 1938, passou a gravar músicas humorísticas em parceria com sua esposa Lolita França. Nessa época, viajou pelo Uruguai e pela Argentina. No mesmo ano, compôs com Wilson Batista o samba “Saudade” e o gravou na Columbia. Em 1939, gravou com Lolita França novas composições suas: O samba dilogado “Lourinha audaciosa” e o choro dialogado “Seu gaurda prenda esse homem”. Em 1940, Sílvio Caldas gravou seu samba “Desprezo” e Lolita França, de sua parceria com Wilson Batista, a marcha “Casinha pequenina”. No mesmo ano, gravou de sua autoria e Marino Pinto a marcha “Papai me dá” e com Lolita França o samba “Mulher exigente”, de sua autoria e a marcha “O papai e a filhinha”, parceria com Miguel Lima.

Em 1942, compôs “Telecoteco”, grande sucesso na voz de Isaurinha Garcia. No mesmo ano, gravou a marcha “Na casa do sapateiro”, de Roberto Martins, Rogério Nascimento e Azen Zalfa em lado B do disco que trazia na outra face a cantora Lolita França interpretando sua marcha “Passarinho piu piu”.

Em 1945, gravou na Continental o samba “Ai, meu São Jorge!”, de Henrique de Almeida e Estanislau Silva e a batucada “Vamos navegar”, de Estanislau Silva e Arnô Canegal. Em 1946, lançou a marchinha “Marmiteiro”, de Valdomiro Lobo grande êxito no carnaval daquele ano.

Em 1952, após seis anos sem gravar registrou na Sinter, de sua autoria, o maxixe “Passa manteiga” e de Marino Pinto e Evaldo Rui a marcha “”Tá” seco”. No ano seguinte, gravou na Copacabana com sua segunda mulher, Linda Marival, a marcha “São Paulo x Corinthians”, de sua autoria e Francisco Malfitano e o samba “Que tal?”, de Hervé Cordovil. Em 1955, gravou em dupla com Linda Marival a marcha “Vasco e Flamengo”, de sua parceria com Francisco Malfitano e o samba “Alô meu bem”, parceria com Nicolau Durso. Teve ainda, o samba “Reco-reco”, com Arlindo Marques Jr e Roberto Roberti gravado por Linda Batista na RCA Victor. No ano seguinte, gravou de sua parceria com Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti os sambas “Que papelão” e “Já sei tudo”. Gravou individualmente, ainda no mesmo ano, de sua parceria com Wilson Batista, o samba “Desacato”.

Ao longo de sua carreira, gravou cerca de 37 discos em 78 rpm.

Discografias
1995 Revivendo CD Carnaval vol. 14
1994 Revivendo CD Carnaval vol. 12
1990 Revivendo CD Carnaval vol 1
1956 Odeon 78 Que papelão/Já sei tudo
1955 Odeon 78 Alô meu bem (c/Linda Marival)/Desacato
1955 Odeon 78 Vasco e Flamengo (c/Linda Marival)/Papai...boa vida
1953 Copacabana 78 São Paulo x Corinthians/Que tal?
1952 Sinter 78 "Tá"seco/Passa manteiga
1946 Continental 78 Marmiteiro
1945 Continental 78 Ai, Meu São Jorge!/Vamos navegar
1945 Continental 78 Seja bem vinda/Rosa amarela
1942 Columbia 78 Na casa do sapateiro
1940 Victor 78 Mulher exigente

(c/Lolita França)

1940 Victor 78 Papai me dá/Um verdadeiro amor
1940 Columbia 78 Torcidas renitentes/O papai e a filhinha
1939 Victor 78 Eu não sou Deus/Nega

(c/Lolita França)

1939 Victor 78 O coração me diz/Refletindo bem
1939 Victor 78 Onde moras tu? (Marieta)/O canto da sereia
1939 Victor 78 Querida Maria/Linha cruzada
1939 Victor 78 Seu guarda prenda esse homem/Lourinha audaciosa
1938 Columbia 78 Agora é tarde/Saudade
1937 Columbia 78 Fique com as crianças/Orgulhosa
1937 Columbia 78 Zumba/Tolice
1935 Odeon 78 Ela me abandonou/Ai amor
1935 Columbia 78 Isto aqui não é.../Se você morrer
1934 Columbia 78 Abusas do direito de ser boa
1934 Odeon 78 Mossoró, minha nega/Eu vou-me embora
1934 Columbia 78 Sei de tudo, estou calado
1933 Odeon 78 Desacato

(c/Francisco Alves e Castro Barbosa)

1933 Columbia 78 Morena, tua cor desacata/Como é linda a lua
1933 Columbia 78 Nascimento segura o homem/Vaidade
1933 Columbia 78 Tua pinta é falsa
1933 Columbia 78 Un, deux, trois.../Por bem você me leva
1932 Victor 78 Isola, isola/Doquinha
1932 Parlophon 78 Já fui rei/Deixo saudades

(c/Ildefonso Norat)

1932 Victor 78 Pobre e esfarrapada

(c/Sílvio Caldas)

1932 Columbia 78 Sobe no bonde/A turma lá de casa
1932 Victor 78 Tá com raiva...fala/Traidora
1932 Victor 78 Vou dá um jeito/Adeus morena
1931 Parlophon 78 Alô melancia/Desilusão
1931 Parlophon 78 Guiomar/Deixei
Obras
Abusas do direito de ser boa (c/ Valfrido Silva)
Agora é tarde
Ai amor
Alô meu bem (c/ Nicola Durso)
Alô, melancia
Casinha pequenina (c/ Wilson Batista)
Como é linda a lua (c/ Mário travassos de Araújo)
Desacato (c/ Wilson Batista)
Desilusão
Despreso
Ela me abandonou
Eu quero essa mulher
Eu vou-me embora
Família
Fique com as crianças (c/ M. Passos)
Fiz um requerimento (c/ Valfrido Silva)
Isola, isola (c/ Ildefondo Murat)
Já sei tudo (c/ Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti)
Linha cruzada
Lourinha audaciosa
Morena, tua cor desacata (c/ Cristóvão de Alencar)
Mulher exigente
Nascimento segura o homem (c/ Cristóvão de Alencar)
O papai e a filhinha (c/ Miguel Lima)
O que é da chave? (c/ Luís Bittencourt)
Olha lá o balão
Orgulhosa
Papai me dá (c/ Marino Pinto)
Passa manteiga
Passarinho piu piu
Por bem você me leva
Que papelão (c/ Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti)
Querida Maria (c/ Luís Bittencourt)
Rosa amarela (c/ Gil Fontes)
Saudade (c/ Wilson Batista)
Seja bem vinda (c/ Gil Fontes)
Seu guarda, prenda esse homem
São Paulo x Corinthians (c/ Francisco Malfitano)
Telecoteco (c/ Marino Pinto)
Tolice
Torcidas renitentes
Tá com raiva... fala (c/ Ildefonso Norat)
Un, deux, trois...
Vasco e Flamengo (c/ Francisco Malfitano)
Você me provocou (c/ Valfrido Silva)
Zumba (c/ Moisés Friedman)
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

AZEVEDO, M. A. (Nirez) A História Cantada em 78 Rotações, Fortaleza, Edições UFC, 2012.

CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume1. São Paulo: Editora: 34, 1999.

VASCONCELOS, Ari. Panorama da música popular brasileira – volume 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.