
Cantor. Compositor.
Assim como o famoso irmão Sílvio Caldas, nasceu e foi criado no bairro carioca de São Cristóvão.
Em 1931, resolveu mostrar sua primeira composição, o samba “Alô, melancia”, ao então diretor artístico da Odeon, Eduardo Souto. Depois de cantá-lo várias vezes, para seu próprio espanto, foi convidado a gravá-lo em selo Parlophon, juntamente com um samba de Ary Barroso, “Desilusão”. Em 1932, gravou para o carnaval em dupla com Carmen Miranda uma marchinha de sua autoria e Idelfonso Norat, “Isola, isola”. No mesmo ano, ainda gravou “Sobe no bonde”, marcha de Arlindo Marques Júnior, “A turma lá de casa”, de Canuto e, em dupla com o irmão Sílvio, o samba “Pobre e esfarrapada”, de Ary Barroso. Em 1933, foi gravado o samba “Desacato”, sucesso naquele ano, parceria com Wilson Batista e Paulo Vieira, com o trio formado por ele, Francisco Alves e Castro Barbosa. No mesmo ano, gravou de sua autoria o samba “Por bem você me leva” e o samba “Vaidade”, de Nássara e Cristóvão de Alencar. Em 1934, gravou “Mossoró, minha nega”, samba de Ary Barroso e “Vou-me embora”, samba de sua autoria.
Teve gravado no mesmo ano por Patrício Teixeira o samba “Fiz um requerimento”, parceria com Valfrido Silva. No ano seguinte, gravou de sua autoria a marcha “Ela me abandonou” e o samba “Ai amor”. Em 1937 gravou na Columbia de sua autoria o samba “Tolice”, o samba canção “Orgulhosa” e de sua parceria com Moisés Friedman, o samba rumba “Zumba”.
Em 1938, passou a gravar músicas humorísticas em parceria com sua esposa Lolita França. Nessa época, viajou pelo Uruguai e pela Argentina. No mesmo ano, compôs com Wilson Batista o samba “Saudade” e o gravou na Columbia. Em 1939, gravou com Lolita França novas composições suas: O samba dilogado “Lourinha audaciosa” e o choro dialogado “Seu gaurda prenda esse homem”. Em 1940, Sílvio Caldas gravou seu samba “Desprezo” e Lolita França, de sua parceria com Wilson Batista, a marcha “Casinha pequenina”. No mesmo ano, gravou de sua autoria e Marino Pinto a marcha “Papai me dá” e com Lolita França o samba “Mulher exigente”, de sua autoria e a marcha “O papai e a filhinha”, parceria com Miguel Lima.
Em 1942, compôs “Telecoteco”, grande sucesso na voz de Isaurinha Garcia. No mesmo ano, gravou a marcha “Na casa do sapateiro”, de Roberto Martins, Rogério Nascimento e Azen Zalfa em lado B do disco que trazia na outra face a cantora Lolita França interpretando sua marcha “Passarinho piu piu”.
Em 1945, gravou na Continental o samba “Ai, meu São Jorge!”, de Henrique de Almeida e Estanislau Silva e a batucada “Vamos navegar”, de Estanislau Silva e Arnô Canegal. Em 1946, lançou a marchinha “Marmiteiro”, de Valdomiro Lobo grande êxito no carnaval daquele ano.
Em 1952, após seis anos sem gravar registrou na Sinter, de sua autoria, o maxixe “Passa manteiga” e de Marino Pinto e Evaldo Rui a marcha “”Tá” seco”. No ano seguinte, gravou na Copacabana com sua segunda mulher, Linda Marival, a marcha “São Paulo x Corinthians”, de sua autoria e Francisco Malfitano e o samba “Que tal?”, de Hervé Cordovil. Em 1955, gravou em dupla com Linda Marival a marcha “Vasco e Flamengo”, de sua parceria com Francisco Malfitano e o samba “Alô meu bem”, parceria com Nicolau Durso. Teve ainda, o samba “Reco-reco”, com Arlindo Marques Jr e Roberto Roberti gravado por Linda Batista na RCA Victor. No ano seguinte, gravou de sua parceria com Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti os sambas “Que papelão” e “Já sei tudo”. Gravou individualmente, ainda no mesmo ano, de sua parceria com Wilson Batista, o samba “Desacato”.
Ao longo de sua carreira, gravou cerca de 37 discos em 78 rpm.
(c/Lolita França)
(c/Lolita França)
(c/Francisco Alves e Castro Barbosa)
(c/Ildefonso Norat)
(c/Sílvio Caldas)
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
AZEVEDO, M. A. (Nirez) A História Cantada em 78 Rotações, Fortaleza, Edições UFC, 2012.
CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.
SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume1. São Paulo: Editora: 34, 1999.
VASCONCELOS, Ari. Panorama da música popular brasileira – volume 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.