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Nome Artístico
Murilo Antunes
Nome verdadeiro
Fernando de Oliveira
Data de nascimento
25/6/1950
Local de nascimento
Pedra Azul, MG
Dados biográficos

Compositor. Letrista. Publicitário. Produtor, roteirista e ator de cinema.

Nascido em Pedra Azul, foi criado em Montes Claros (MG).

Morou em Três Pontas e depois, aos 15 anos, transferiu-se para Belo Horizonte.

No ano de 1971, aos 21 anos, publicou o primeiro poema no “Suplemento Literário” do jornal Estado de Minas Gerais.

Em 1978 lançou o primeiro livro de poemas intitulado “O Gavião e a Serpente”, com prefácio de Fernando Brant, do qual destacamos o seguinte trecho:

 

“Sempre me encantei com a sonoridade dos versos de Murilo Antunes, mestre no colocar música em tudo que faz. É este poeta da vida brasileira que nos chega agora em livro, seu primeiro, trazendo na bagagem uma fértil experiência como letrista”.

 

Como ator de cinema, atuou no ano de 1982 no curta-metragem “Solidão” (Fazenda Filmes), dirigido por Aluízio Salles Jr, além de outro curta-metragem, dirigido por Luiz Alberto Sartori.

No  ano de 1988 lançou o livro “Musamúsica”, em parceria com o artista-plástico Paulo Giordano (Edições Giodano, com apenas 100 cópias). Dois anos depois, em 2010, participou das coletâneas poéticas “Sabíamos” e “Éramos felizes”.

No ano de 2012 publicou textos na coletânea “Amor na zona”, organizada por Geraldo Maurício. Neste mesmo ano de 2012 o documentário “Murilo Antunes: Como se a Vida Fosse Música” (Noir Filmes), dirigido por Fernando Batista e com direção musical de Flávio Henrique foi apresentado programação da “Segunda Mostra de Cinema Espanhol e Latinoamericano”, com depoimentos de vários amigos e parceiros como Flávio Venturini, Tavinho Moura, Ronaldo Bastos e Nélson Ângelo, entre outros.

Ao lado dos letristas mineiros Fernando Brant, Chico Amaral e Márcio Borges, participou do livro de entrevistas “Palavras Musicais – letras das canções da mpb”, do jornalista e escritor Paulo Vilara.

No ano de 2017 a Academia Mineira de Letras apresentou o projeto “Palavras Cantadas – Oficina de Letras”, no qual ministrou palestra ao lado do também letrista Márcio Borges e do pianista Telo Borges.

 

Preferencialmente letrista, declarou em entrevista à jornalista Guga Barros – Programa Imagem da Palavra/Rede Minas, que lhe perguntou: Que diferença existe pra você entre poesia e letra de música?

 

Murilo Antunes:

 

“É mais ou menos como se você trocasse os chipes, pra fazer um e pra fazer o outro – “O poema é um ato solitário”.

Dados artísticos

Em Belo Horizonte conheceu Toninho Horta, Tavinho Moura, Beto Guedes, Lô Borges, Vermelho, Márcio Borges, além de Flávio e Claudio Venturini, que viriam a fazer parte do Clube da Esquina. O grupo costumava reunir-se para tocar e ouvir música na pensão da mãe dos irmãos Venturini. Realizou diversas viagens pelo interior de Minas Gerais, ao lado do também compositor Tavinho Moura, recolhendo temas folclóricos que tiveram grande influência em suas composições.

Em 1972, teve registrado, pela primeira vez, seu trabalho de compositor, com a gravação de suas músicas “Super-Herói” e “Viva Zapátria”, ambas em parceria com Sirlan, seu primeiro parceiro musical. O compacto simples foi lançado pela gravadora Som Livre. A composição “Viva Zapátria” foi apresentada com grande sucesso no “VII Festival Internacional da Canção”, ainda nesse ano de 1972.

Em 1975, no LP “gota DÁgua”, Simone incluiu “O trem tá feio”, parceria com Tavinho Moura. Dois anos depois, em 1977, Beto Guedes, no LP “A página do relâmpago elétrico”, gravou “Nascente” (c/ Flávio Venturini). No ano seguinte, em 1978, no disco “Amor de índio”, Beto Guedes interpretou “Findo amor” (c/ Tavinho Moura).

No ano de 2002, ao lado de Chico Buarque, Abel Silva, Antônio Cícero, Paulinho Lima, Ana Terra, Alcione, Leila Coelho Frota, Adélia Prado, Afonso Romano de SantAnna, Ritchie, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Gabriel, O Pensador, José Carlos Capinam e Elisa Lucinda, entre outros, em um total de 149 pessoas, participou da caixa com quatro CDs em homenagem ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. O trabalho, intitulado “Reunião – O Brasil dizendo Drummond”, foi lançado pelo selo Luz da Cidade. Neste mesmo ano, em 2012, foi lançado um DVD em homenagem aos seus 60 anos, no qual participaram diversos parceiros e convidados, entre eles Mônica Salmaso (voz)e Tavinho Moura (violão) regravando “O trem tá feio”; João Bosco interpretando “Besa-me”, e ainda Flávio Venturini (piano e voz), Paula Santoro (voz) e Celso Moreira (violão), na regravação de “Nascente”, além da gravação de “Findo amor” por Susana Travassos.

No ano de 2015 o pianista e arranjador João Bittencourt regravou “Nascente” para o CD coletivo “Mar azul”, tributo produzido por Fernando Neumayer e Luís Martino, com músicas dos mineiros do Clube da Esquina.

No ano de 2017 o grupo 14 Bis e Flávio Venturini receberam como convidados Rodrigo Borges, Adriano Kamy, Família Tiso, Grupo Morena, Compasso Lunnar, Martins Fernandes, Mauro Marques & Izadora, Vívian Peloso & Oswaldo Duarte para o show-homenagem a sua obra intitulado “Nascente Muysical – Homenagem a Murilo Antunes”, no Espaço de Eventos Barão da Gamboa, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Tem mais de 250 músicas gravadas por diversos parceiros e por vários intérpretes, tais como Seu Jorge, Leila Pinheiro, Simone, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Alcione, Legião Urbana, Djavan, MPB4, Nana Caymmi, Pena Branca & Xavantinho, Jane Duboc, O Terço, Fagner, Emílio Santiago, 14 Bis, Ed Motta, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Tavinho Moura, Cláudio Nucci, Nivaldo Ornelas, Sérgio Santos, Nélson Ângelo, Djavan, João Bosco, Mônica Salmaso, Flávio Henrique e Guilherme Rondon e e por outros intérpretes na China, Suécia, Inglaterra e Estados Unidos.

Entre suas composições mais conhecidas estão “Nascente” (sucesso nas interpretações de Beto Guedes e Milton Nascimento e mais de 30 regravações) e “Besa-me” (gravada por Leila Pinheiro e Alcione), ambas com Flávio Venturini, além de “O trem tá feio”, por Simome.

Entre seus diversos parceiros também constam Paulinho Pedra Azul, Toninho Horta, Flávio Henrique, Pablo Castro, Guilherme Rodon, Kiko Continentino e Tom Carlos.

No ano de 2019 lançou o livro “Breve balada para viola e sangue” (Caravana Grupo Editorial), em show com Bárbara Barcells (voz), Beto Lopes (violão) e Vítor santana (sopros) no Bentesaltas Musical Bar, no bairro de Nova Suissa, em Belo Horizonte. No espetáculo declamou seus textos poéticos e interpretou algumas de suas composições, tai como “Nascente”, em parceria com Flávio Venturini.

Discografias
2017 Independente/Dist. Tratore CD Caipirerê - Paulo Henrique
2012 Independente DVD Murilo Antunes: como se a vida fosse música

(vários)

2012 Independente DVD Murilo Antunes: como se a vida fosse música - (vários)
2002 Selo Luz da Cidade CD Reunião - O Brasil dizendo Drummond (Participação)
Obras
A porca torce o rabo no forrobodó (c/ Cláudio Nucci)
Abracadabra paixão (c/ Flávio Venturini)
Alice (c/ Flávio Venturini)
Alma de balada (c/ Flávio Venturini)
Alma de gato (c/ Tavinho Moura)
Além Paraíso (c/ Flávio Venturini)
Andarilho de luz (c/ Flávio Venturini e Márcio Borges)
As criaturas da noite (c/ Flávio Venturini)
As lavadeiras (c/ Tavinho Moura e Nivaldo Ornellas)
Baião levado (c/ Cláudio Nucci)
Belo Horizonte (c/ Flávio Venturini)
Besa-me (c/ Flávio Venturini)
Boi é gente (c/ Tavinho Moura)
Cabala (c/ J. Geraldo e Flávio Venturini)
Chama no coração (c/ Flávio Venturini)
Cidade veloz (c/ Flávio Venturini)
Ciranda (c/ Flávio Venturini)
Contato imediato (c/ Flávio Venturini)
Era menino (c/ Beto Guedes e Tavinho Moura)
Fim de jogo (c/ Flávio Venturini)
Findo amor (c/ Tavinho Moura)
Fotografia de um amor (c/ Flávio Venturini)
Fotografia de um amor (c/ Flávio Venturini)
Ilha do Mel (c/ Flávio Venturini)
Isabel (c/ Beto Guedes)
Leia meu olhar (c/ Flávio Venturini)
Mera invenção (c/ Flávio Venturini)
Nascente (c/ Flávio Venturini)
Nenhum mistério (c/ Lô Borges e Ronaldo Bastos)
O medo não cria (c/ Flávio Venturini)
O trem tá feio (c/ Tavinho Moura)
Outra estrada (c/ Flávio Venturini e Márcio Borges)
P.S. apareça (c/ Flávio Venturini)
Passeio pelo interior (c/ Flávio Venturini e Vermelho)
Pela claridade da nossa casa (c/ Beto Guedes e Márcio Borges)
Pequenas maravilhas (c/ Flávio Venturini)
Plebeu me sinto rei (c/ Flávio Venturini)
Pra te namorar (c/ Flávio Venturini)
Preciosa (c/ Flávio Venturini)
Quadros modernos (c/ Toninho Horta e Flávio Henriques)
Refugiados (c/ Lô Borges)
Retiro da Pedra (c/ Flávio Venturini)
Retratos (c/ Flávio Venturini)
Rosário de Mariá (c/ Tavinho Moura)
Saudade eu canto assim (c/ Tavinho Moura)
Solidão (c/ Flávio Venturini)
Sonho de valsa (c/ Flávio Venturini)
Sonhos e pedras (c/ Flávio Venturini)
Super-Herói (c/ Shirlan)
Só pra você (c/ Flávio Venturini)
Tarde demais (c/ Flávio Venturini)
Tesouro da juventude (c/ Tavinho Moura)
Vida nova (c/ Lô Borges)
Viva Zapátria (c/ Shirlan)
Viver, viver (c/ Lô Borges e Márcio Borges)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

BORGES, Márcio. Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina. São Paulo: Geração Editoral, 1996.