Ator. Cantor.
Criado em Magalhães Bastos, Zona oeste do Rio de Janeiro, recebeu o apelido de “Mumuzinho” por causa do sambista e humorista Mussum, com quem seu irmão mais velho, o “Mumu”, era parecido.
Seu pai, o motorista Lenildo Amaro, era cantor gospel.
Formou-se em artes cênicas pelo Grupo Teatral Nós do Morro.
Atuou em diversos filmes nacionais, dentre os quais “Xuxa Pop Star” (2000), “Cidade de Deus” (2002), “Cidade doa Homens” (2007) e “Tropa de Elite” (2007).
A partir de 2007 fez diversos shows de abertura das apresentações de artistas como Belo e Exaltasamba.
Em 2008 foi chamado por Dudu Nobre para ser um dos vocalistas de apoio da sua banda.
Frequentava pagodes na casa de Alcione, Regina Casé e do empresário José Maurício Machline.
Em 2011 lançou pela internet o CD “Transpirando amor”, que contou com a faixa “Curto-circuito”. A convite de Zeca Pagodinho, participou da gravação do DVD “Quintal do Pagodinho”, no qual interpretou a música “A voz do meu samba”, parceria sua com André Renato.
Foi contratado pela Rede Globo de televisão como integrante do programa “Esquenta” da apresentadora Regina Casé.
Em 2012 começou a gravar a minissérie “Preamar” do canal HBO. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Dom de Sonhar”, produzido por Bruno Cardoso, Sérgio Jr. e Lelê, integrantes do grupo Sorriso Maroto. O disco inclui algumas das músicas lançadas no CD “Transpirando amor”, como “Curto-circuito” (Claudemir e Felipe Silva), “Te amo” (Carlos Caetano e Adriano Ribeiro), “Mande um sinal” (André Renato e Felipe Silva), “Se eu tivesse o poder” (André Renato e Leandro Fabi) e “Calma” (Felipe Silva e Claudemir); regravações como a de “Minha Rainha” (Rita Ribeiro e Lourenço Cavalcante Neto), e a inédita “Dom de sonhar” (Péricles).
Sua gravação da música “Curto circuito” (Felipe Silva e Claudemir), entrou para a trilha sonora da novela “Sangue Bom” (2013), da Rede Globo.
Em 2013 lançou, pelo selo Universal Music, o CD/ DVD “Mumuzinho Ao Vivo”, registro de show apresentado na casa A Seringueira, em São Paulo, com participação especial de Arlindo Cruz, Péricles e Alexandre Pires. O disco, produzido por Bruno Cardoso e Lelê, contou com músicas inéditas como “Combinado” (André Renato e Mumuzinho), “Choque de ordem” (André Renato e Charlles André), “Já faz tempo” (Felipe Silva), entre outras. Participou do show “Um barzinho, um violão – Anos 80”, realizado no Salão Segóvia do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, com vários artistas interpretando temas de novelas dos anos de 1980, para a gravação de CD e DVD homônimos, no qual gravou as músicas “Judia de mim” (Wilson Moreira e Zeca Pagodinho) e “Enredo do meu samba” (Jorge Aragão e Dona Ivone Lara).
Participou do “Sambabook Zeca Pagodinho”, lançado nos formatos CD duplo, DVD e blu-ray pelo selo Zeca PagoDiscos/ Universal Music, em 2014. Na ocasião, interpretou “Falsa alegria” (Alcino, Monarco e Zeca Pagodinho).
Em 2015 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Fala meu nome aí”, produzido por Bruno Cardoso e Lelê, com participação de Zeca Pagodinho em “Fala meu nome aí” (André Renato, Gilson Bernini e Mumuzinho) e da atriz Carolina Dieckmann em “Desejo de amar” (Gabú e Marinheiro).
Em 2017 estreou como comediante no papel de Mussa, antigo Mussum, na nova versão do programa “Os Trapalhões”, idealizada pela Rede Globo em parceria com o canal Viva.
Em 2018 foi o campeão do quadro “Show dos Famosos”, do programa “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, em que homenageou Dona Ivone Lara. Nesse mesmo ano gravou o DVD “A voz do meu samba” na Ilha do Itanhangá, no Rio de Janeiro, com a participação de Alcione, Dildinho, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Nego do Borel, e do grupo Vou no Sereno.
Em 2020 lançou, pelo selo Universal Music, o EP “Mantra”, com seis faixas inéditas, sendo essas “32 de fevereiro” (Elizeu Henrique, Cleitinho Persona e Lucas Morato), “Deus não erra” (Elizeu Henrique, Cleitinho Persona e Rodrigo Oliveira), “Guerra de almofada” (Príncipe, Brunno Gabryel e Rodrigo Oliveira), “Mantra” (André Renato), “Me convenceu” (André Renato e Marquinho Índio) e “Oh nosso amor aí” (Claudemir, Mario Cleide, Rafael Delgado, Silvio Neto e Rosana Silva). Nesse mesmo ano lançou o EP “Live do Mumu – Vol. 1”, gravado ao vivo em apresentação realizada durante o período de quarentena – devido à pandemia do vírus Covid-19 – em seu canal de vídeos na internet.
Em 2021 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Playlist”, com sete faixas inéditas, dentre as quais “Um cara apaixonado” (André Lemos e Elizeu Henrique) que gravou em dueto com o cantor Bruno Cardoso.
Em 2022 lançou o registro audiovisual “Resenha do Mumu”, produzido por Bruno Cardoso e Lelê. O show, captado no Rio de Janeiro, contou com as participações especiais de Dilsinho, Ferrugem, Luísa Sonza, Molejo, Renato da Rocinha e Tiee.
Em 2024 lançou o álbum “Resenha de Verão”, gravado ao vivo na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com onze faixas, dentre as quais a inédita “Por enquanto”.