0.000
©
Nome Artístico
Mumuzinho
Nome verdadeiro
Márcio da Costa Batista
Data de nascimento
14/12/1983
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Ator. Cantor.

Criado em Magalhães Bastos, Zona oeste do Rio de Janeiro, recebeu o apelido de “Mumuzinho” por causa do sambista e humorista Mussum, com quem seu irmão mais velho, o “Mumu”, era parecido.
Seu pai, o motorista Lenildo Amaro, era cantor gospel.
Formou-se em artes cênicas pelo Grupo Teatral Nós do Morro.

Dados artísticos

Atuou em diversos filmes nacionais, dentre os quais “Xuxa Pop Star” (2000), “Cidade de Deus” (2002), “Cidade doa Homens” (2007) e “Tropa de Elite” (2007).

A partir de 2007 fez diversos shows de abertura das apresentações de artistas como Belo e Exaltasamba.

Em 2008 foi chamado por Dudu Nobre para ser um dos vocalistas de apoio da sua banda.

Frequentava pagodes na casa de Alcione, Regina Casé e do empresário José Maurício Machline.

Em 2011 lançou pela internet o CD “Transpirando amor”, que contou com a faixa “Curto-circuito”. A convite de Zeca Pagodinho, participou da gravação do DVD “Quintal do Pagodinho”, no qual interpretou a música “A voz do meu samba”, parceria sua com André Renato.

Foi contratado pela Rede Globo de televisão como integrante do programa “Esquenta” da apresentadora Regina Casé.

Em 2012 começou a gravar a minissérie “Preamar” do canal HBO. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Dom de Sonhar”, produzido por Bruno Cardoso, Sérgio Jr. e Lelê, integrantes do grupo Sorriso Maroto. O disco inclui algumas das músicas lançadas no CD “Transpirando amor”, como “Curto-circuito” (Claudemir e Felipe Silva), “Te amo” (Carlos Caetano e Adriano Ribeiro), “Mande um sinal” (André Renato e Felipe Silva), “Se eu tivesse o poder” (André Renato e Leandro Fabi) e “Calma” (Felipe Silva e Claudemir); regravações como a de “Minha Rainha” (Rita Ribeiro e Lourenço Cavalcante Neto), e a inédita “Dom de sonhar” (Péricles).

Sua gravação da música “Curto circuito” (Felipe Silva e Claudemir), entrou para a trilha sonora da novela “Sangue Bom” (2013), da Rede Globo.

Em 2013 lançou, pelo selo Universal Music, o CD/ DVD “Mumuzinho Ao Vivo”, registro de show apresentado na casa A Seringueira, em São Paulo, com participação especial de Arlindo Cruz, Péricles e Alexandre Pires. O disco, produzido por Bruno Cardoso e Lelê, contou com músicas inéditas como “Combinado” (André Renato e Mumuzinho), “Choque de ordem” (André Renato e Charlles André), “Já faz tempo” (Felipe Silva), entre outras. Participou do show “Um barzinho, um violão – Anos 80”, realizado no Salão Segóvia do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, com vários artistas interpretando temas de novelas dos anos de 1980, para a gravação de CD e DVD homônimos, no qual gravou as músicas “Judia de mim” (Wilson Moreira e Zeca Pagodinho) e “Enredo do meu samba” (Jorge Aragão e Dona Ivone Lara).

Participou do “Sambabook Zeca Pagodinho”, lançado nos formatos CD duplo, DVD e blu-ray pelo selo Zeca PagoDiscos/ Universal Music, em 2014. Na ocasião, interpretou “Falsa alegria” (Alcino, Monarco e Zeca Pagodinho).

Em 2015 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Fala meu nome aí”, produzido por Bruno Cardoso e Lelê, com participação de Zeca Pagodinho em “Fala meu nome aí” (André Renato, Gilson Bernini e Mumuzinho) e da atriz Carolina Dieckmann em “Desejo de amar” (Gabú e Marinheiro).

Em 2017 estreou como comediante no papel de Mussa, antigo Mussum, na nova versão do programa “Os Trapalhões”, idealizada pela Rede Globo em parceria com o canal Viva.

Em 2018 foi o campeão do quadro “Show dos Famosos”, do programa “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, em que homenageou Dona Ivone Lara. Nesse mesmo ano gravou o DVD “A voz do meu samba” na Ilha do Itanhangá, no Rio de Janeiro, com a participação de Alcione, Dildinho, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Nego do Borel, e do grupo Vou no Sereno.

Em 2020 lançou, pelo selo Universal Music, o EP “Mantra”, com seis faixas inéditas, sendo essas “32 de fevereiro” (Elizeu Henrique, Cleitinho Persona e Lucas Morato), “Deus não erra” (Elizeu Henrique, Cleitinho Persona e Rodrigo Oliveira), “Guerra de almofada” (Príncipe, Brunno Gabryel e Rodrigo Oliveira), “Mantra” (André Renato), “Me convenceu” (André Renato e Marquinho Índio) e “Oh nosso amor aí” (Claudemir, Mario Cleide, Rafael Delgado, Silvio Neto e Rosana Silva). Nesse mesmo ano lançou o EP “Live do Mumu – Vol. 1”, gravado ao vivo em apresentação realizada durante o período de quarentena – devido à pandemia do vírus Covid-19 – em seu canal de vídeos na internet.

Em 2021 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Playlist”, com sete faixas inéditas, dentre as quais “Um cara apaixonado” (André Lemos e Elizeu Henrique) que gravou em dueto com o cantor Bruno Cardoso.

Em 2022 lançou o registro audiovisual “Resenha do Mumu”, produzido por Bruno Cardoso e Lelê. O show, captado no Rio de Janeiro, contou com as participações especiais de Dilsinho, Ferrugem, Luísa Sonza, Molejo, Renato da Rocinha e Tiee.

Em 2024 lançou o álbum “Resenha de Verão”, gravado ao vivo na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com onze faixas, dentre as quais a inédita “Por enquanto”.

Discografias
2024 Universal Music CD Resenha de Verão (Ao Vivo)
2022 Universal Music DVD Resenha do Mumu (Ao Vivo)
2021 Universal Music CD Playlist
2020 Universal Music CD Live do Mumu - Vol. 1
2020 Universal Music CD Mantra
2015 Universal Music CD Fala meu nome aí
2013 Universal Music CD Mumuzinho Ao Vivo
2013 Universal Music DVD Mumuzinho Ao Vivo
2013 Som Livre CD Sangue Bom Nacional Vol. 1 (vários)
2013 ZecaPagodisco/ Universal Music CD Um barzinho, um violão – Anos 80 (participação)
2013 ZecaPagodisco/ Universal Music DVD Um barzinho, um violão – Anos 80 (participação)
2012 Universal Music CD Dom de Sonhar
Obras
A voz do meu samba c/ André Renato
Combinado c/ André Renato
Configurações de amor c/ Claudemir Diney
Fala meu nome aí c/ André Renato e Gilson Bernini
Shows
2018 Ilha do Itanhangá, Rio de Janeiro Mumuzinho – gravação do DVD “A voz do meu samba”
2013 A Seringueira, São Paulo Mumuzinho – gravação do DVD “Mumuzinho Ao Vivo”