0.000
Nome Artístico
Mônica Leme
Nome verdadeiro
Mônica Neves Leme
Data de nascimento
29/11/1958
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Pesquisadora da música popular brasileira (musicóloga e historiadora), jornalista, educadora musical, bandolinista, cavaquinista, violonista e compositora.
Formou-se em Música pela UNIRIO, onde obteve seu título de Mestre em 2002. Foi aluna de Maria Haro, Luis Otávio Braga (violão) e de Pedro Amorim (bandolim).
Professora de Educação Musical do Colégio Pedro II (IFE-RJ), onde coordena o Portal de Educação Musical.
Doutora em História Social (Universidade Federal Fluminense – UFF), com tese sobre a história da impressão musical no Rio de Janeiro “E saíram à luz as novas coleções de polcas, modinhas, lundus, etc: música popular e impressão musical no Rio de Janeiro (1820-1920)”.
Mestre em Musicologia (UNIRIO), com dissertação sobre a indústria fonográfica nos anos 90, publicada pela Annablume (2003) com o título “Que Tchan é esse?”.
Coautora do livro “Vida divertida – histórias do lazer no século XIX” (Editora Apicuri, 2010).
Publicou textos em diversas revistas acadêmicas.
É verbetista-colaboradora dos seguintes dicionários: “Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral de Ricardo Cravo Albin” (Editora Paracatu, 2006); “Dicionário do Brasil Joanino” (Objetiva, 2009) e “EPMW” (Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World).

Dados artísticos

Integrou a Orquestra de Violões da UNIRIO (1996-2000), dirigida por Maria Haro.
Iniciou-se na música de forma auto-didática, aos 12 anos. Aos 15 anos formou o grupo Olhos D´água, ao lado de Carlos Malta, Rosa Barroso, Duba e Christianne Rothier.
Participou de diversos festivais estudantis nos anos 1970/80, entre eles duas edições do “Festival de Música do Colégio de Aplicação”, da UFRJ. Trabalhou como repórter-fotográfica durante 10 anos no Rio de Janeiro, antes de optar pela carreira musical definitivamente.
Possui trabalho relevante na área de edição de partituras, tendo realizado diversos song-books e digitalizado coleções como o “Viola Instrumental Brasileira” (Artviva), “Lagoa, espelho do Rio”, do compositor Edmundo Souto e o projeto “Nazareth” , coordenado por Rosana Lanzelotte.
Cavaquinista do grupo/bloco Mulheres de Chico.