0.000
Nome Artístico
Misael da Hora
Nome verdadeiro
Misael Alexandre Alcântara da Hora
Data de nascimento
19/1/1968
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Pianista. Arranjador e produtor musical.

Filho do tocador de realejo (gaita), músico e produtor Rildo Hora e da artista plástica Lusinete Alcântara da Hora. Sua irmã, Patrícia, é violinista e cantora. Seu irmão caçula, Ziraldo, é empresário em Marketing.

Entre 1979 e 1992, estudou piano com Laís Figueiró, Phillis P. Wang, Sônia Maria Vieira e Luiz Eça. Foi aluno de Nelson Faria, Antonio Guerreiro, Fernando Costa, Aleida Schweltzer e Rodrigo Cicceli, entre 1990 e 1992.

Com Felipe Abreu estudou técnica vocal, em 1999 e 2000.

Dados artísticos

Em 1987, seu pai o apresentou ao grande público no LP “O tocador de realejo”. No ano seguinte, acompanhou Martinho da Vila.

No ano de 1989, participou do disco de Chiquinho do Acordeon.

No ano de 1990, fez duo com Rildo Hora na faixa “O inefável”, no disco “Era”, de Sérgio Rojas. Neste mesmo ano, trabalhou com Sivuca em diversos shows. No ano seguinte, participou como pianista e arranjador do LP “Ecos e reflexos”, disco produzido pela Companhia Vale do Rio Doce. Ainda em 1991, participou como arranjador e pianista do disco “Tocando Brasil”, também produzido para a Eco-92, desta vez pela Companhia Atlantic.

Em 1992, fez arranjos e atuou como pianista em todas as faixas do disco “Espraiado”, de Rildo Hora, lançado pela gravadora Visom. Neste CD, apareceu pela primeira vez como compositor, na faixa “Baião de flor”. A composição foi indicada para o “Prêmio Sharp” daquele ano, na categoria “Musica Instrumental”. O disco foi lançado nos Estados Unidos pela gravadora Milestone e, dois anos mais tarde, apareceu na lista dos 10 melhores discos de jazz latino daquele ano, sendo citado como pianista-revelação.

Entre 1993 e 1995, radicado na Espanha, fez a direção musical do show “Brasil te quiero”, de Vanja Orico.

Formou o grupo Misael da Hora Works, com Xavier Figuerola, Acelino de Paula, Salvador Nlebla e Cogumelo Brasil. Com este grupo, fez mais de 100 apresentações em festivais de jazz, teatros e casas de espetáculos da Espanha. Por essa época, participou do projeto “Un viaje através de la música de Brasil”, criado e apresentado por Lauro Moreira, Cônsul-Geral do Brasil na Espanha. Neste mesmo ano de 1995, gravou com Alberto Plá no CD “Supone Fonollosa”, na faixa “Mi esqueleto”. No ano seguinte, participou do disco de Juan Manuel Serrat e atuou em várias faixas do disco “Novas sementes”, de Solange Pereira e Danilo Pinheiro, lançado pelo selo Regent Music, em Barcelona. Ainda em 1996, ao lado de Rildo Hora, participou em duas faixas do disco “Agô Pixinguinha”, produzido por Hermínio Bello de Carvalho para a gravadora Som Livre.

No ano de 1998, de volta ao Brasil, fez arranjo para a música “Rosa e cravo”, de Sérgio Botto e Guilherme Godoy, no disco “O samba sabe o que quer”, de Guilherme Godoy. Participou do show “Voz e piano”, de Danilo Caymmi em turnê por todo o Brasil. No ano posterior, trabalhou com João Nogueira e em shows com Danilo Caymmi. Pianista, atuou em discos de vários artistas, entre eles, Maria Creuza, Fundo de Quintal, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e no último disco de Jovelina Pérola Negra. Outros artistas com os quais participou de gravações como pianista ou tecladista foram: Almir Guineto, Dudu Nobre, Dona Ivone Lara, atuando também como pianista nos discos da série “Casa de samba” volume 3 e 4, produzidos por Rildo Hora.

No ano 2000, participou do CD de Adriano Giffoni. Fez arranjos em parceria com Roberto Menescal para o disco “Desde que o samba é samba”, de Simone Guimarães. Atuou em quatro faixas do disco de Toninho Gerais e passou a fazer arranjos e a acompanhar ao piano a cantora Joanna, em shows e gravações. Neste mesmo ano, acompanhou Lucho Gatica em show no Garden Hall, com a participação de Roberto Menescal.

Em 2001, sua música “Cenários” foi incluída no CD “Virada pra lua”, de Simone Guimarães.

Discografias
1996 Som Livre CD Agô Pixinguinha

(participação)

1996 Regent Music, Barcelona CD Novas sementes

(participação)

1995 CD Supone Fonollosa

(participação)

1992 Visom CD Espraiado

(participação)

1991 Companhia Atlantic LP Tocando Brasil

(participação)

Obras
Baião de flor
Cenários
Shows
Duo com Rildo Hora. Sala Funarte Sidney Miller, RJ,
Duo com Rildo Hora. Teatro Guaíra. Paraná,
Recital com Rildo Hora, Altamiro Carrilho e Regional. Teatro Municipal de Manaus, AM.
Recital com Rildo Hora. Teatro do Ibam, RJ,
Show com Rildo Hora e Raphael Rabello. Projeto Brahma Extra. Teatro Municipal do Rio de Janeiro, RJ,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.