Cantor. Compositor. Multi-instrumentista (violão, guitarra e banjo).
O avô tocava trompete e o tio, banjo.
O pai foi diretor de bateria de escola de samba de Brasília e tocava acordeom.
Nasceu no bairro de São Cristóvão, subúrbio do Rio de Janeiro.
Em 1981, ingressou na Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, onde estudou violão e harmonia.
No início da década de 1990, transferiu-se para Brasília, onde estudou harmonia e improvisação na Escola de Música.
Radicou-se na Argentina por três anos, transferindo-se para a cidade de Lumiar, retornando ao Rio de Janeiro após o ano de 2010.
No início da década de 1990, transferiu-se para Brasília, onde estudou harmonia e improvisação na Escola de Música.
Radicou-se na Argentina por três anos, transferindo-se para a cidade de Lumiar, retornando ao Rio de Janeiro após o ano de 2010.
Iniciou a sua carreira artística em Brasília trabalhando em casas noturnas e participando de grupos como Liga Tripa, que reunia músicos, poetas e artistas em geral.
Em 1995, foi voltou para o Rio de Janeiro.
Trabalhou na noite carioca acompanhando cantoras e participando de eventos em vários teatros. Por essa época, fez aberturas de shows de artistas consagrados como Sandra de Sá, Moraes Moreira, Kleiton e Kledir e João Bosco.
No ano de 1999, participou do disco “Conexão carioca”, produzido por Euclides Amaral e Paulo Renato. Nesse disco, com apresentação do crítico Ricardo Cravo Albin, interpretou, ao lado de Luiza Dionízio, uma composição de sua autoria, “Da cor do meu batom”, em parceria com Marilú e Luizão da Paz. No ano seguinte, interpretou juntamente com Luiza Dionízio “Rosa morena” (c/ Euclides Amaral), na coletânea “Conexão carioca 2”. O CD foi produzido por Euclides Amaral e contou com apresentação de Ricardo Cravo Albin. Neste mesmo ano, o selo Guitarra Brasileira relançou o disco “Conexão Carioca 1”.
No ano de 2012 Heloisa Helena (voz), Renato Piau (voz e violão base), Victor Biglione (guitarra solo) e Reppolho (percussão e regência) interpretaram de sua autoria “Lua do meu ser” (c/ Euclides Amaral), com arranjo de Perinho Santana, no CD “Quintal Brasil – Poemas, letras & Convidados”, do poeta e letrista Euclides Amaral.
No ano de 2017, ao lado da cantora e compositora Maria Tereza, fez parte do espetáculo “Música & Poesia autorais: Euclides Amaral, Maria Tereza e Mílton Sívans”, de lançamento dos livros “Alguns Aspectos da MPB” e “Poesia Resumida – Antologia Poética”, de Euclides Amaral, no Parque Encantado Gastronômico & Artístico, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Em 2021 “Lua do meu ser”, em parceria com o poeta Euclides Amaral e interpretada pela dupla Renato Piau e Helô Helena, com participações especiais de Victor Biglione (violão solo) e Reppolho (Percussão) foi incluída na coletânea digital “Feminino Tom, Voil. 2”, lançada pelo Selo Guitarra Brasileira.
Participação
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009. 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014. 4ª ed. EAS Editora, 2020.
AMARAL, Euclides. Poesia Resumida – Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: Edição Casa 10 Comunicação, 2013.
REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2ª ed., 2013.