3.002
Nome Artístico
Mihay
Nome verdadeiro
Mihay Freire de Vetyemy
Data de nascimento
10/10/1978
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Diretor de clipe, fotógrafo, editor de vídeo e roteirista.

Neto do pintor, compositor e violinista húngaro Mihay, de quem herdou o nome, e sobrinho de Pedro Mourão, integrante do grupo paulistano Rumo.

Trabalhou como roteirista e diretor de clipes musicais, entre os quais o de Chico César, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Rômulo Fróes, entre outros. 

Como editor de vídeo trabalhou no clipe de João Bosco, dirigido por Jorge Bispo, além de ter dirigido clipes de Santtana e de Serena Assumpção, com participação de Mãeana.

Dados artísticos

No ano de 2008 lançou o CD “Respiramundo”, dividindo a produção com Ronaldo Lima e Fabrício Signorelli, no qual interpretou as faixas autorais “Caiu Na Rede É Peixe”; “Lágrima”; “Mar Sem Cor”; “Top Less Naquele Parque”; “Guerra No Morro”; “Ventos do Sul”, com participação especial de Marcos Suzano; “Matéria”; “Japonês Cearense”; “Mulher Maravilha”, “Desculpe o Incômodo” e “Fifi”, as três últimas em parcerias com Rômulo Ferreira. No disco contou com as participações dos músicos Fabrício Signorelli, Alex Wey, Felipe Geunon, Daniel Tot, Marcos Suzano, José Maria, Jhonson de Almeida e Gesiel Nascimento. O show de lançamento ocorreu na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. Também fez temporada de show do disco no Teatro Ipanema com participação especial do Marcos Suzano.

Nos anos de 2013 e 2014 participou das turnês do CD “80 Anos de João Donato”, de João Donato, pela Rússia, Portugal, Suíça e França. Participou como cantor de dois discos do pianista.

No ano de 2016 lançou o disco “Gravador e amor”, produzido pelo músico Gabriel Muzak, também acompanhado por Robertinho Silva, Marcelo Callado, Kassin, Sandro Lustosa, Pedro Selector, Robson Riva, Francisco Sarttori, Ricardo Pontes, Jhonson de Almeida e José Arimatéia. No CD foram incluídas as composições “Amor Love Amor”; “Papapapa”; “Tontos”; “Seu Direito”; “Vice Versa”; “Pequena Gota”; “Chiclete no Sapato” e ainda faixas com participações especiais de Luisa Maita em “Nem Tudo”; João Donato e Tulipa Ruiz em “Noite Clara” (c/ João Donato); Romulo Froes em “Desafinador do Mundo” e a dupla Mariana Aydar e Kassin em “Memoria de Elefante”. Neste mesmo ano de 2016 fez show de lançamento do CD no Rio de Janeiro, no Teatro Oi Futuro Ipanema, dentro da programação do “Festival A.Nota”, no qual contou com as participações especiais de ariana Aydar e Posada. Logo depois fez show de lançamento em São Paulo, no Espaço Casa de Francisca, com participação de Chico César e Luisa Maita. No ano seguinte, em 2017, produziu e atuou como cantor no evento “Baby Te Amo – Tributo a Luiz Melodia”, na Sala Municipal Baden Powell, no Rio de Janeiro, com arranjos e direção musical do violonista Renato Piau e as participações especiais de João Donato, Simone Mazzer, Sílvia Machete, Duda Balck, Chico Chico, Ana Bispo, Mahal Reis, Flávia Bittencourt, Doralyce, Laura Lavieri, João Matuano, Katia Jorgensen, Itamara Koorax, Posada, Tais Feijão, Tyaro Maia, Vandro Augusto, Raquel Coutinho, Mari Blue e Maíra Freitas, acompanhados por uma banda integrada por Renato Piau (violão), Mário Wanser (violão), Ferr (piano), Gabriel Barreto (percussão), Marcos Sá (DJ) e Paulo Sabino (poesias).

Em 2018 lançou o C D intitulado “Amor em tempos nublados”, pela gravadora YB Music com as músicas “Outras Terras (c/ Felipe Mendes), “Baleia”, “Roteiro Vivo”, “Desencontrados”, “Poesia Fria” (c/ Lua Leça), “Cachorro Magro”, “Você Não Foi No Meu Show” (c/ Isabela Moraes), “Desbotados” e “O Fogo A Foto O Photoshop”, faixa na qual contou com as participações especiais de Renato Piau, João Donato e Chico César. No disco, produzido por Lucas Vasconcellos, contou com arranjos de Robson Riva e Lucas Vasconcellos, e ainda com os músicos Lucas Vasconcellos, Robson Riva, Renato Piau e João Donato. Fez show de lançamento no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, com as participações de Duda Brack, Aline Lessa e Lucas Vasconcellos.

Dividiu shows com Anelis Assumpção, Karina Buhr, Lucas Santtana, Duda Black, Posada, LaBaq e Raquel Coutinho.

Apresentou-se em shows na Holanda e em festivais nacionais e internacionais, tais como “Brazil Sensacional” (Paris); “El Planet” (em Braga) e “Jam Session”, em Montreux.

Discografias
2018 YB Music CD Amor em tempos nublados
2016 Independente CD Gravador e amor
2008 Independente CD Respiramundo
Obras
Amor Love Amor
Baleia
Cachorro Magro
Caiu Na Rede É Peixe
Chiclete no Sapato
Desafinador do Mundo
Desbotados
Desculpe o Incômodo (c/ Rômulo Ferreira)
Desencontrados
Fifi (c/ Rômulo Ferreira)
Guerra No Morro
Japonês Cearense
Lágrima
Mar Sem Cor
Matéria
Memoria de Elefante
Mulher Maravilha (c/ Rômulo Ferreira)
Nem Tudo
Noite Clara
O Fogo A Foto O Photoshop
Outras Terras (c/ Felipe Mendes)
Papapapa
Pequena Gota
Poesia Fria (c/ Lua Leça)
Roteiro Vivo
Seu Direito
Tontos
Top Less Naquele Parque
Ventos do Sul
Vice Versa
Você Não Foi No Meu Show (c/ Isabela Moraes)